quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Atores explica o chamado de guerra de Talocan em Pantera Negra: Wakanda para Sempre

 


Pantera Negra: Wakanda para Sempre está chegando aos cinemas e com isso estamos vendo cada vez mais informações sobre Namor e com ele, a nação de Talocan. Como vimos, o filme traz uma nova abordagem ao personagem e seu povo, enraizando-os na cultura mesoamericana, abrindo assim um mundo totalmente novo para os espectadores. E apenas uma parte disso é um grito de guerra que vimos em vídeos de preview do filme, um chamado do povo talocano para “Erga-se” junto com um gesto de mão. Agora, as estrelas Alex Livinalli e Mabel Cadena estão revelando a origem da frase "¡Líik'ik Talokan!", revelando que não era algo que estava originalmente na história, mas foi criado pelo elenco do filme.

"Isso não fazia parte do roteiro original", disse Livinalli ao CinemaBlend. "Foi uma coisa de consenso que estávamos tipo, você sabe, Pantera Negra, eles têm 'Wakanda Forever' e é tão poderoso, significa muito. nós precisamos de alguma coisa. Então, depois de uma conversa com o instrutor de idiomas, nós criamos 'Erga-se, Talocan", que é Líik'ik Talokan, que é como 'sim, estamos aqui. Este é o nosso mantra, por assim dizer.'"

O mantra Líik'ik Talokan é acompanhado por um gesto de mão que se parece um pouco com a abertura de mandíbulas, embora Tenoch Huerta, que interpreta Namor no filme, explica em um stories no Instagram compartilhado por Tania Orduña, da Despierta America, na verdade esteja mais conectado ao Sol – e como alguns fãs no Twitter notaram, é uma reminiscência de um gesto semelhante que aparece em vários códices dentro da cultura e história mesoamericana.


“Culturalmente, estamos separados de [nossas] raízes indígenas”, disse Huerta ao The Verge. "Abraçar essas raízes e honrar essas duas fontes - as principais fontes na América Latina, que [são] de raízes africanas e indígenas - é muito importante. Espero que isso ajude as pessoas a aceitarem quem são. Quem somos nós."

"Eles nos ensinaram a ter vergonha de quem somos, mas é hora de cortar [essa vergonha] e dizer: 'Sim, isso é quem eu sou; nunca tive nada de errado comigo', continuou Huerta. "O erro estava nos olhos que estavam olhando para nós - que estavam nos julgando. Na maioria das vezes, éramos nós mesmos. É hora de trocar os óculos e agora reconciliar quem somos com nossos ancestrais - com nossos velhos avós - e abraçá-los."

Pantera Negra: Wakanda para Sempre será de novo dirigido por Ryan Coogler, que é co-escrito por Joe Robert Cole. O filme contará com vários atores e atrizes que retornam a franquia como Danai Gurira voltando como Okoye, Letitia Wright como Shuri, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong'o como Nakia, Winston Duke como M'Baku, Martin Freeman como Everett Ross, Danny Sapani como M'Kathu e Dominique Thorne irá estrear no filme como Riri Williams. Depois da SDCC, tivemos a confirmação de Tenoch Huerta vivendo o vilão principal dessa história como uma versão adaptada de Namor. Também está confirmado Michaela Coel como a Dora Milaje Aneka, Mabel Cadena como Namora e o Alex Livanalli como Attuma. Pantera Negra: Wakanda para Sempre chega aos cinemas em 11 de novembro de 2022.

Coveiro


comments powered by Disqus