quarta-feira, 9 de novembro de 2022

O mundo se despede do grande artista Carlos Pacheco



Após alguns desencontros de informações que circularam pela internet nesta quarta-feira, dia 9 de Novembro, foi confirmada a morte do icônico artista de quadrinhos, Carlos Pacheco. A confirmação oficial acaba de sair pelas redes sociais da Panini Comics e outros sites espanhóis mais especializados estão reafirmando o corrido. Pacheco se vai depois de um duro diagnóstico de ELA, que atingiu seus fãs em cheio no coração meses atrás, e deixa um imenso legado no mundo dos quadrinhos da Marvel e DC.

Foi em abril que Carlos Pacheco anunciou que estava tirando uma licença dos quadrinhos após passar por uma cirurgia na coluna. Naquela época, ele twittou: "Como alguns de vocês provavelmente sabem, sofri uma paralisia da perna direita em setembro passado. Desde então, tenho visitado neurologistas tentando saber o que diabos estava acontecendo. Depois de receber o pior diagnóstico possível, eles finalmente descobri que a raiz disso é uma compressão dos nervos... [e] uma fratura pequena e difícil de ver nessa vértebra, então vou fazer uma cirurgia na coluna dorsal no próximo domingo de manhã. Os médicos dizem que eu vai precisar passar por uma reabilitação que vai durar entre 8 e 12 meses... Foi por isso que não consegui terminar meu compromisso com o Quarteto Fantástico e agora ficarei fora de serviço durante todo esse ano após a cirurgia. NÃO ME ESQUEÇA, POR FAVOR!!!! EU VOLTO!! (Espero que sim)."



O fato é que o problema não foi resolvido e na verdade a causa da paralisia se mostrou fruto de um problema maior. Pacheco fez um anúncio sobre seu fatídico diagnóstico em uma postagem de sua página no Facebook detalhando seu estado em Setembro, que foi depois deletada. O anúncio original, traduzido do espanhol dizia: "Bem, não pode ser. O diagnóstico final deixou claro: Esclerose Lateral Amiotrófica (doença de Lou Gehrig), também conhecida como ELA. É o que é e precisa ser tratado. É verdade que esta é uma reviravolta inesperada na minha vida, mas isso não me faz sentir menos afortunado por ter vivido a vida que vivi, pelas experiências que tive, as conquistas que fiz e as pessoas com quem tive a sorte de cruzar. Na verdade, foi uma vida que foi além dos meus sonhos de infância mais loucos. Obrigado a todos que estiveram aqui. Vamos continuar como sempre! "

Continuando ativo em suas redes sociais ao longo desse tempo, Carlos Pacheco divulgou a capa variante que foi um de seus últimos trabalhos:



Nascido na Espanha em Novembro de 1962 (completaria anos no dia 14), Carlos Pacheco começou sua carreira na Planeta De Agostini com heróis espanhois como Iberia Inc e Tríada Vértice.Ele teve sua primeira história em quadrinhos publicada na Marvel em 1991 como um 'Back-up' da revista Marvel Héroes #41. Era uma história em 8 páginas chamada 'American Soldier' escrita por Antonio Moreno. Rapidamente foi notado pela matriz americana da Marvel, e logo foi chamado pra um trabalho na Marvel UK em 1994 com Dan Abnett no título Dark Guard. Depois trabalhou numa minissérie do Bishop com John Ostrader. Em seguida, virou titular da revista do Flash pra DC Comics tendo Mark Waid como roteirista.

Em 1995, foi chamado de novo pela Marvel para cuidar de um título ligado a Era do Apocalipse dos X-Men e depois para uma minissérie dos Piratas Siderais feita por Warren Ellis. Isso o levou para a revista do Excalibur por um breve tempo e depois assumiu duas edições do Quarteto Fantástico de Tom DeFalco antes dos Heróis Renascem. Depois, se tornou um dos desenhistas promissores da linha dos X-Men ficando lá até 1998.

Após isso, Carlos Pacheco se juntou a Kurt Busiek para um dos seus trabalhos mais emblemáticos e que levou um ano inteiro para completar - Vingadores Eternamente. Depois, nos anos 2000, fez para uma minissérie dos Inumanos, Carlos Pacheco logo ganhou um dos seus títulos mais importantes em que escreveu (junto com Rafael Marín) e desenhou - O Quarteto Fantástico - por 20 edições.



Por volta de 2003, foi para a Wildstorm junto com Busiek, para seu trabalho autoral Arrowsmitj e por volta de 2006 acompanhou o roteirista em seus novos trabalhos para a DC Comics com o Superman. Em 2008, fez para a DC um trabalho em Trinity, que reunia os heróis Batman, Superman e Mulher-Marvilha. Voltou para a Marvel apenas em 2009, assumindo como desenhista principal da revista Ultimate Comics: Avengers. Desde então, ficou fazendo vários trabalhos em revistas como Fabulosos Inumanos, Ultimate Thor, Occupy Avengers, Poderosos Vingadores, Capitão América, Espetaculares X-Men e na minissérie famosa 'Era de Ultron'. Um de seus últimos trabalhos foi a minissérie da Vida da Capitã Marvel e muitas capas variantes de diversos títulos atuais.

Ele se vai com aquela sensação de que teria ainda muita coisa para entregar, mas certamente deixará os seus eternos fãs abastecidos com muito material lindo para ser admirado por gerações e gerações. Antes de partir, a Asociación de Autores de Cómic de España lhe concedeu uma honraria pela sua trajetória profisional impecável. Que descanse en paz, Maestro!

Coveiro

comments powered by Disqus