quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Stan Lee completaria 100 anos hoje e Marvel anuncia documentário especial para 2023



Stan Lee nasceu há 100 anos, e os fãs nas redes sociais estão celebrando o legado do criador de quadrinhos mais famoso da história americana. Lee, a figura mais célebre dos quadrinhos americanos, começou sua carreira nos quadrinhos na década de 1940 e é amplamente creditado por revolucionar a narrativa de super-heróis ao co-criar (em grande parte com os falecidos Jack Kirby, Steve Ditko e Don Heck) o Universo dos quadrinhos da Marvel Comics na década de 1960. Para celebrar esse feito, a Marvel divulgou uma imagem comemorativa feita por Humberto Ramos e anunciou uma série documentário para 2023 na Disney+.



Em homenagem ao aniversário de Stan Lee, a Marvel Entertainment anunciou que um documentário sobre o gigante dos quadrinhos chegará ao Disney+ no ano que vem: "100 anos sonhando. 100 anos criando. 100 anos de Stan Lee. Stan Lee, um documentário original, estará sendo transmitido em 2023 no @DisneyPlus", twittou @Marvel.

"Hoje, no que seria o 100º aniversário de Stan Lee, celebramos seu legado como co-criador de personagens lendários como Homem-Aranha, Quarteto Fantástico, Homem de Ferro, Pantera Negra, O Incrível Hulk, X-Men, Thor, Surfista Prateado, Homem-Formiga, Nick Fury, Os Vingadores e centenas mais”, compartilhou Marvel.com. "Vimos Stan nas páginas da Marvel Comics, bem como na tela com muitas aparições da Marvel Studios. Junte-se a Marvel.com durante todo o mês para comemorar o 100º aniversário de Stan Lee! Compartilhe suas próprias memórias e criações favoritas de Stan Lee no Twitter, Facebook, Instagram e muito mais com #StanLee100."



Nascido Stanley Lieber em 1922, Stan Lee ajudou na criação do Homem-Aranha, Os Vingadores, Os X-Men e centenas de outros personagens para a Marvel e outras editoras durante o curso de sua carreira. Como o rosto da editora por décadas, Lee cultivou uma imagem como o padrinho dos quadrinhos e se tornou o embaixador entre os quadrinhos e o mundo exterior. Numa época em que a maioria dos críticos não levava a sério a forma de arte, Lee foi um dos primeiros criadores de quadrinhos a falar em faculdades.



Ele ingressou na recém-formada Timely Comics em 1939 - uma parceria que moldaria o cenário da cultura pop, já que a Timely finalmente evoluiu para a Marvel Comics. Curiosamente, Lee foi oficialmente contratado para os quadrinhos por Joe Simon, que colaborou com Jack Kirby para criar o Capitão América (embora ele fosse parente do editor, então ele tinha boas chances). Lee moldaria o futuro do Capitão América junto com Kirby anos depois.

Foi Lee quem trouxe a Marvel de volta aos quadrinhos de super-heróis no início dos anos 60, comissionando o Quarteto Fantástico depois que seu então chefe Martin Goodman ouviu o chefe da DC Jack Liebowitz falar sobre seu sucesso com a Liga da Justiça da América. Isso aconteceu em uma época em que os super-heróis eram um gênero que estava à beira da extinção por quase uma década, mas com toda a indústria lutando, Lee e Goodman estavam determinados a encontrar sucessos onde pudessem.



Após o sucesso do Quarteto Fantástico, Lee desempenharia um papel na criação de dezenas de títulos e personagens que revolucionariam a Era de Prata dos quadrinhos, dando início a uma verdadeira Era da Marvel. Lee reinventou o jeito de escrever quadrinhos de super-heróis com "The Marvel Way", e o resultado foi uma série de grandes sucessos que revolucionaram a empresa. Lee também estabeleceu a ideia de um universo compartilhado - que os eventos de um quadrinho teriam impacto em outros quadrinhos porque todos os personagens coexistiam. Ele não foi o primeiro a fazer isso - houve equipes de super-heróis na Era de Ouro - mas a Marvel Comics dos anos 60 foi a primeira a realmente aproveitar as oportunidades que o universo compartilhado oferecia, e Lee foi quem estava determinado a fazer os cronogramas e a continuidade funcionarem.



O resultado disso décadas depois e perto do seu centésimo aniversário de nascimento é o sucesso que vemos hoje em transmidia e que certamente a série documental da Disney+ irá abordar. Fique de olho porque mais detalhes sobre ela traremos aqui em breve!

Coveiro

comments powered by Disqus