domingo, 18 de dezembro de 2022

Homem de Ferro de 2008 será 'eternizado' pela Biblioteca do Congresso dos EUA

 A cada ano, a Biblioteca do Congresso dos EUA seleciona 25 filmes com pelo menos 10 anos de idade e considerados "culturalmente, historicamente ou esteticamente significativos" para preservação. Desde que o programa começou em 1988, muitos filmes como O Mágico de Oz a vários filmes da franquia Star Wars e Superman de 1978 foram adicionados à coleção. Essa semana, o National Film Registry lançou suas seleções de 2022, e incluiu a adição histórica de Homem de Ferro de 2008 .


O Homem de Ferro marca o primeiro filme do UCM a ser adicionado à coleção, embora não seja o primeiro filme de super-herói - o filme de Robert Downey Jr. junta-se a dois outros filmes de quadrinhos, Superman de 1978 e O Cavaleiro das Trevas de 2008, na lista elogiada do Registro. Outros filmes adicionados em 2022 incluem A Pequena Sereia, Hairspray e When Harry Met Sally.

De acordo com a Variety, Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, está nas alturas com o anúncio e disse "'Homem de Ferro' foi o primeiro filme da Marvel Studios produzido de forma independente. Foi o primeiro filme em que tivemos todo o controle criativo e supervisão e foi realmente decisivo para o estúdio."

Feige observou seu orgulho de que o Homem de Ferro continua a ser "significativo" e que "resistiu ao teste do tempo:"

“Todos os nossos filmes favoritos são aqueles que assistimos repetidamente e com os quais crescemos. A noção de que aqui estamos, quase 15 anos após o lançamento de ‘Homem de Ferro’, e de tê-lo incluído no Film Registry, nos diz que ele resistiu ao teste do tempo e que ainda é significativo para o público em todo o mundo.”

O valor dos filmes de quadrinhos como cinema é um tópico muito debatido, com figuras tanto da indústria de quadrinhos quanto do cinema pesando. Em uma época que se descute a exaustão dos super-heróis, muitos ainda levantam a questão sobre o mérito de considerar tais filmes como cinema ou arte.

A inclusão do Homem de Ferro no Registro Nacional de Filmes da Biblioteca do Congresso é um grande passo para a aceitação dos filmes de quadrinhos como cinema. O filme de 2008 é oficialmente considerado entre as categorias de Os Dez Mandamentos, O Poderoso Chefão e A Princesa Prometida como digno de preservação.

Coveiro

comments powered by Disqus