quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Supervisor de VFX detalha cena de batalha com as crianças em Thor: Amor e Trovão

Em uma entrevista com o site especializado Before&Afters, o supervisor de CG da Weta FX, Jo Davison, e o supervisor de composição Tim Walker falaram sobre a substituição digital de atores mirins em Thor: Amor e Trovão e quais foram algumas das cenas mais difíceis de se gravar no ato final do filme. Algumas imagens do processo foram postados pela Weta como podemos ver abaixo:


Walker admitiu que às vezes "obtinham um desempenho melhor de alguns "digi-kids" (dublês CGI dos atores infantis)" ao invés das próprias crianças em si. Mas fora das crianças na cena, o artista VFX chamou a atenção para seu trabalho integrando a iluminação entre o trabalho do palco e combinando-o com as substituições CGI.

Para fazer isso, eles usaram algo chamado movimento de correspondência, uma técnica que permite a interseção de gráficos de computador em cenas de ação ao vivo com a posição, escala, orientação e movimento corretos em relação aos objetos fotografados na cena:

“… às vezes havia crianças no fundo que obtínhamos um desempenho melhor de algumas crianças digitais. Então eles foram substituídos por 'digi-kids'. Mas o legal da sequência é que todas as crianças estavam segurando uma arma de LED. Então eles estavam balançando ao redor e isso deu essa interação de luz única a todos os personagens da cena. Especialmente aqueles para close-ups. Então havia componentes match-move para as armas."


Em referência aos olhos, ele notou como eles "não precisavam ser superdetalhados:"

"Então, os olhos, mais o tipo de abordagem tradicional de roto[-scoping]. Só por causa da distância, não tivemos que ficar superdetalhados com os próprios olhos. E então houve um pouco de movimento extra de correspondência para qualquer corpo [rastreamento] que precisávamos adicionar para os heróis, então sempre tínhamos um movimento de correspondência para adicionar esse trabalho. E isso resultou em qualquer luz interativa de que precisávamos. Poderíamos renderizar algo, mesmo que fosse apenas mais uma espécie de passe de ajuda que poderíamos usar para rastrear.

Quando perguntado qual foi a sequência mais difícil em que eles trabalharam ou qualquer momento digno de nota, Walker fez referência à cena acima, revelando como às vezes eles tinham cerca de 50 crianças no quadro, todas precisando de suas armas substituídas, entre outras coisas:

“... Há algumas cenas no início da luta em que todas as crianças estão correndo para a batalha. E usamos as armas de LED e elas precisavam ser substituídas. E para algumas tomadas, tínhamos cerca de 50 crianças no quadro ao mesmo tempo. Portanto, a logística de fazer o trabalho de correspondência e substituição foi bastante substancial. O roto e a pintura também foram bastante complicados e trabalhosos, mas… essas duas tomadas provavelmente se destacaram para mim como o desafio mais difícil.

Walker deu apoio à sua "boa equipe de [compositores]", bem como a Angelica Perez Valadez, a "compositora sênior" que trabalhou nessas tomadas:

"Tínhamos uma boa equipe de [compositores], [Angelica Perez Valadez], nossa compositora sênior que estava nessas fotos, fez com que parecesse fácil. Muito trabalho duro, mas puramente de uma perspectiva de integração, esses foram provavelmente os maiores desafios para a sequência.”



Outra cena que requeriu bastante desafio foi com as as novas cabras de Thor voando para fora de New Asgard. Ele apontou como "a ponte do arco-íris ficava se construindo e as cabras estão correndo sobre ela", algo que foi "muito desafiador ... do ponto de vista da renderização:"

“Sim… então conversamos muito sobre as tomadas do salão de batalha. Mas Weta também fez algumas fotos em Nova Asgard, onde o barco e as cabras estão saindo do cais. Então, minha tomada mais difícil, nosso momento mais difícil está realmente sentado nessa sequência. E é uma cena em que a ponte do Arco-Íris está se construindo e as cabras estão correndo sobre ela enquanto o barco decola. E essa tomada, do ponto de vista da renderização, é muito desafiadora."

Mas por que é particularmente desafiador? Bem, de acordo com Davison, eles tinham "os tijolos de vidro com uma fonte emissiva dentro com um traçado de caminho:"

"Você tem os tijolos de vidro com uma fonte emissiva dentro com um renderizador de rastreamento de caminho. Isso é o mais difícil possível, ou apenas um exemplo muito bom de um grupo de departamentos se unindo e colocando suas cabeças juntas, e resolvendo um problema realmente complicado logo no final do filme. E é engraçado, porque acho que é uma de nossas cenas em que estava em jogo logo no início do filme e uma das últimas cenas a se resolver. E Eu sinto que sempre há uma dessas.”

Thor: Amor e Trovão é dirigido por Taika Waititi e conta com a presença de Chris Hemsworth como Thor Odinson, Natalie Portman como Jane Foster, Tessa Thompson como Valquíria, Jamie Alexander como Sif, Christian Bale como Gorr, Chris Pratt como Senhor das Estrelas, Dave Baustista como Drax, Karen Gillan como Nebulosa, Pom Klementieff como Mantis. Sean Gunn como Kraglin e Rocket. Recentemente, também foram confirmadas as participações de Sam Neill, Luke Hemsworth, Matt Damon, Russell Crowe e outros no filme.

Coveiro

comments powered by Disqus