quarta-feira, 7 de dezembro de 2022

Supervisora de VFX diz que cena de luta entre Mulher-Hulk e Demolidor é quase 100% CGI

 Falando com The Art of VFX, a supervisora de produção de efeitos visuais, Shannon Justison, que trabalhou em Mulher-Hulk: Defensora de Heróis, compartilhou quanto segredo a equipe usou para manter o retorno de Charlie Cox como Demolidor escondido do público. Justison revelou que a maior parte da luta entre Demolidor e Mulher-Hulk foi feita por CGI, já que a equipe nem mesmo "tinha permissão para trazer sua fantasia para o local" durante as filmagens. Houve apenas um dia para digitalizar Charlie Cox em busca de close-ups e várias acrobacias para filmar com a tecnologia mocap, usando vários processos diferentes para reunir toda a sequência do Demolidor nesta série:

"Provavelmente não é invisível para outros profissionais de efeitos visuais, mas a maior parte da luta entre Mulher-Hulk e Demolidor no episódio 8 é CG. Isso se deve em grande parte ao sigilo em torno do Demolidor - não tínhamos permissão para trazer sua fantasia para o local, então só conseguimos filmar placas limpas e as cenas de dublês na garagem. Examinamos a garagem sabendo que teríamos que reconstruí-la digitalmente. Então, havia apenas um único dia para filmar os close-ups de Charlie em azul."

Justison também revelou que a cena era composta por um amálgama de vários fragmentos de filmagem, desde mocaps de acrobacias até a performance de Tatiana Maslany:

"Fizemos uma grande filmagem de mocap de acrobacias para a ação de luta e movimentos de parkour, o que foi uma grande ajuda. A cena inteira era um verdadeiro quebra-cabeça na pós - uma mistura de placas limpas, mocap de acrobacias, performances de tela azul, aumentos de volume para as performances de Tatiana e placas de condução para o Homem-Sapo. Trabalhamos em estreita colaboração com o editor Jamie Gross e nossa equipe pós-visualização no 'The Third Floor' para reconstruir todas as partes em uma cena coerente e, em seguida, entregamos tudo para Weta para deixá-los trabalhar sua mágica ."

Apesar disso, Justison confessou que as animações mais desafiadoras nem sempre são as de ação, mas sim as que precisam captar os sentimentos dos personagens:

"O monólogo na Sala dos Sentimentos foi a tomada mais desafiadora. Além de ter mais de 2.000 quadros, é pura atuação sem nenhum lugar para se esconder. E então alguém em uma crítica do estúdio a chamou de “filmagem mais importante do show”, então, sem pressão! Mas é verdade – A Mulher-Hulk está fazendo esse discurso incrivelmente emocionante sobre tudo com o que ela lutou ao longo da temporada, então isso absolutamente tinha que acontecer. Tivemos uma performance incrível de Tatiana que foi realizada in-situ, então começamos com mocap e HMC, mas mesmo assim, a maior parte do tempo na pós foi gasta em animação, garantindo que cada minúcia da performance de Tatiana passasse. Nossa incrível equipe da Digital Domain trabalhou incansavelmente para aproveitar cada detalhe. Esta única cena levou oito meses para ser concluído.

A supervisora lembrou também de outras duas cenas marcantes de se fazer nesta série:

"Tive muita sorte de trabalhar com tantas pessoas talentosas, de nossos fornecedores incríveis, de outros departamentos e de minha própria equipe de efeitos visuais. Esses shows são maratonas e começar a trabalhar com boas pessoas é fundamental para manter sua sanidade a longo prazo. No entanto, tenho dois exemplos que se destacam; um do diretor e outro da pós. Durante a filmagem, se tivéssemos uma cena da Mulher-Hulk com muita oclusão, faríamos um 'passe fantasma' depois de terminarmos as tomadas da heróina. Já era tarde quando estávamos filmando a luta no corredor de segurança da Marvel com a 2ª unidade, e há uma parte no final em que a Mulher-Hulk está jogando os seguranças. Lembro-me de estar com Monique, a Diretora da 2ª Unidade, e perguntar se poderíamos tentar um 'passe fantasma', imaginando que a resposta seria um não. Mas Deus os abençoe, a equipe de dublês estava pronta para tentar. O resultado foram tomadas incríveis que parecem pessoas lutando contra um gigante invisível. Estávamos todos rindo e torcendo pela equipe de dublês; eles realmente deram tudo de si".

"Então, na pós, estávamos trabalhando na cena do rebolado de Megan Thee Stallion. Essas devem ser algumas das notas mais estranhas que já dei. Quando chegamos ao sims, lembro-me de pesquisar “rebolar em terno de negócios” e pensar, bem, é assim que acabo em uma lista negra da Disney. Foram necessárias muitas rodadas para acertar os sims de músculos, tecidos e cabelos - tinha que ser engraçado, mas não caricatural, o que é uma linha muito tênue para caminhar com algo que é conceitualmente absurdo. Então, finalmente, chegou o dia em que tudo se encaixou, e eu sabia que tínhamos conseguido, e exibimos para o estúdio e todos apenas tinham esses grandes sorrisos e esse olhar de “o que acabamos de fazer”, porque não havia como eles cortarem agora" finalizou ela.

A série tem roteiro de Jessica Gao e conta com 9 episódios dirigidos por Kat Coiro e Anu Valia. Tatiana Maslany faz o papel principal de Jennifer Walters/Mulher-Hulk e estará ao lado de Mark Ruffalo como Hulk, Tim Roth como Emil Blonsky/Abominável, Charlie Cox como Matt Murdock/Demolidor e Benedict Wong como Wong. O elenco também inclui Ginger Gonzaga como Nikki Ramos, Josh Segarra como Augustus Pugliese, Jameela Jamil como Titania, Jon Bass como Todd, Patty Guggenheim como Madisynn, Renée Elise Goldsberry como Mallory Book, Drew Matthews como Dennis "Buck" Bukowski, Brandon Stanley como Homem-Sapo, Nicholas Cirillo, Jason Edwards e Jon Bass como Todd Phelps.

Coveiro


comments powered by Disqus