terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Andy Park e Simu Liu falam sobre o detalhe "ocidental" no uniforme de Shang-Chi nos cinemas

 Ao longo do processo de pré-produção, rola muita coisa que sequer nós que vemos o filme podemos imaginar. Boa parte do trabalho está nas mãos dos designers de visuais da equipe da Marvel Studios, que teve um baita trabalho em dar a Shang Chi uma nova roupagem pros cinemas. O artista Andy Park foi no final o responsável por determinar como o herói seria representado nos cinemas e vem colocando em seu instagram algumas imagens de concept arts não aceitos e que ficaram de fora. Paralelo a isso, ele revelou em recente entrevista dada ao Inverse o porque de Shang-Chi é o único herói do UCM até agora a usar tênis jordans como parte de seu uniforme. 


Simu Liu estava longe de estar confiante sobre a escolha de dar a Shang-Chi um par de tênis como parte de seu uniforme de super-herói, mas gostou da ideia depois de ter uma noção do que o figurinista e o estúdio estavam planejando com isso. O ator revelou durante uma entrevista recente que a ideia, segundo o artista Andy Park, era dar ao personagem um elemento de seu visual que fosse "exclusivamente seu". Isso pode parecer mais necessário com Shang-Chi do que com outros personagens da Marvel, já que o visual da armadura de seu traje vem de sua mãe, e os Dez Anéis estão ligados a seu pai.

Andy Park disse que o personagem, que passou de um visual usando um kimono de karatê a um macacão inspirado em Bruce Lee e vários outros looks ao longo das décadas nos quadrinhos, foi reconstruído do zero para o filme. Não houve ordem obrigatória da Marvel para manter esses elementos, então a ideia era dar ao personagem um olhar que respeitasse suas raízes em quadrinhos, mas não devesse a elas.



"Lutei contra isso no início", admitiu Simu Liu em uma conversa com Inverse. “Eu me lembro de fazer a prova do traje e ficar tipo, 'Ele é o primeiro super-herói a usar tênis de corrida? Ele deveria estar usando, tipo, botas de batalha ou algo assim.' Eu não vi da maneira que eles viram. "

Mais tarde, porém, ele mudou de ideia - embora aparentemente não até o filme estar em produção. Talvez fosse estar perto de outros super-personagens e ver a apresentação diferente. “Quando começamos a produção, eu pensei, 'Oh, é realmente muito legal'”, explicou Liu. "Isso o torna identificável." Especialmente, aparentemente, para o público ocidental.

"Eu queria dar a ele um pedaço que fosse exclusivamente dele", acrescentou Park no mesmo artigo. "Foi por isso que adicionei os tênis, para ter algo do ocidente que é dele. Essa é a história dele. Você vê no traje dele." 



Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis chegou ao Disney+.  No filme, Simu Liu estrela como Shang-Chi, o herói que deve enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando ele é atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis. Dirigido por Destin Daniel Cretton e escrito por Daniel Callaham, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis traz no elenco também os nomes de Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Jiang Nan, Meng'er Zhang. Ronny Cheng, Fala Chen e Jiang Len.

Coveiro

comments powered by Disqus