quarta-feira, 7 de junho de 2023

Diretores explicam a complexidade da animação do Aranha-Punk em "Através do Aranhaverso"

O site Discussing Films conversou com os diretores de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso Justin K. Thompson, Joaquim Dos Santos e Kemp Powers sobre a inclusão de Hobie Brown, o Aranha-Punk, de Daniel Kaluuya, na sequência. Thompson destacou a maneira como o Spider-Punk precisava servir a jornada de Miles Morales como "a antítese de todas essas figuras de autoridade no caminho de Miles:"

"O Aranha-Punk é dublado de forma incrível por Daniel Kaluuya. Desde o início, pensamos que seria muito legal para Miles conhecer alguém nesta jornada que pudesse apoiar sua ideia de 'escrever sua própria história' e quem é a antítese de toda essas figuras de autoridade à maneira de Miles. Nós olhamos para todos os quadrinhos da Marvel e descobrimos isso no Aranha-Punk com sua natureza punk rock e rejeição de normas, autoridade e ideias tradicionais."

Saindo desses temas, isso levou a equipe a enlouquecer na animação do Aranha-Punk, referindo-se a ele como "muita arte punk rock é feita", cortando e juntando diferentes peças de arte experimental:

"Então pensamos: 'Vamos deixar que o estilo de animação dele represente isso também e vamos tentar todos esses experimentos malucos.' Foi legal porque é assim que os zines e pôsteres de punk rock são, eles são como projetos de arte experimentais. A maneira como muita arte de punk rock é feita, eles são cortados à mão, colados, desenhados, colados e depois xerox também."

Thompson continuou a revelar a maneira como "ferramentas técnicas malucas" foram desenvolvidas para dar ao Aranha-Punk uma aparência incrivelmente personalizada "baseada em pôsteres clássicos do punk rock", que só se juntaram no final da produção:

“Nós apenas pensamos, 'E se isso fosse realmente a aparência do personagem?' Então, desenvolvemos todas essas ferramentas técnicas malucas. Elas começam com esse passe de animação tradicional e, em seguida, as ferramentas que desenvolvemos podem adaptar todas as diferentes partes dele a todos esses diferentes visuais personalizados que criamos com base em pôsteres clássicos do punk rock. E podemos atribuir a todas essas partes do corpo batidas emocionais muito distintas sempre que quisermos que apareçam como mudanças visuais repentinas. Acho que esse processo provavelmente levou dois ou três anos para se desenvolver, e realmente só conseguimos fechar ele bem no final.

Dos Santos relembrou a primeira animação de teste que fez para o herói, que na verdade foi feita a partir de "uma entrevista com Daniel". Powers observou que este teste ocorreu muito antes de Kaluuya ser escalado para o papel, o que levou a equipe a esperar apenas que ele realmente desempenhasse o papel no corte final da sequência:

"Sim, antes de escalarmos Daniel Kaluuya, fizemos um teste de animação para sua voz em uma entrevista. Uma das coisas interessantes sobre o Aranha-Punk é que ele está em movimento mesmo quando está parado. Seus visuais estão dinamicamente em movimento mesmo quando ele não está se movendo, é como se aqueles pôsteres de punk rock ainda estivessem trocando quando ele não está em movimento. Mas eu me lembro daquele primeiro teste de animação quando era apenas uma entrevista de Daniel Kaluuya na TV. Eu fiquei tipo, 'Bem, eu realmente espero que possamos pedir o Daniel Kaluuya para dar voz a esse personagem, porque agora estamos realmente construindo essa coisa em torno dele.'"

Dos Santos destacou a animação na jaqueta do Aranha-Punk, que foi "animada em uma taxa de quadros diferente" das outras partes de seu corpo - algo que quebrou muitas das regras normais da animação:

"Vou dizer outra coisa incrível antes de continuarmos. E é que a jaqueta do Aranha-Punk é animada em uma taxa de quadros diferente do resto do corpo. Então, quando a perspectiva muda bastante, sua jaqueta se mantém e muda rapidamente para a próxima perspectiva. Mas seu corpo e sua cabeça também estão se movendo em uma taxa de quadros diferente. Esse fato por si só está quebrando muitas regras para um filme de animação."



 O elenco de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso inclui as estrelas que retornam Shameik Moore (Miles Morales), Hailee Steinfeld (Gwen Stacy), Jake Johnson (Peter B. Parker), Bryan Tyree Henry (Miguel O'Hara), Brian Tyree Henry (Jeffries Davies) Luna Lauren Velez (Rio Morales) e Greta Lee (Lyla). Juntando-se à série pela primeira vez estão Issa Rae (Jessica Drew), Rachel Dratch (Diretora), Joma Taccone, Shea Whigham (George Stacy), Daniel Kaluuya (Aranha Punko), Karan Soni (Aranha Indiano),Andy Samberg (Ben Reilly), Amadla Stenberg (Spider-Byte), Jorma Taccone (Adrian Toomes) e Jason Schwartzman (Mancha).

A direção do filme foi de Kemp Powers, Justin K. Thompson e Joaquim Dos Santos, sob um roteiro de Phil Lord, Chris Miller e Dave Callaham.

Coveiro

comments powered by Disqus