terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Criador de Shang Chi revela o que considera mais importante preservar no personagem que vai aos cinemas este ano

 Junto com Steve Englenhart, o roteirista e desenhista Jim Starlin foi responsável por levar o personagem Shang Chi aos quadrinhos. Com descarada influência e inspiração no ator Bruce Lee, o criador revelou no podcast do site Comicbook.com o que ele achava mais necessário preservar das suas histórias em quadrinhos para levar ao herói nos cinemas. Confira só o trecho da entrevista:


ComicBook.com: Tenho que saber sua opinião sobre isso. Então, Simu Liu disse que Shang-Chi pode encarar, praticamente, o resto do universo cinematográfico da Marvel ou o universo dos quadrinhos da Marvel. Quem você acha que vence essas lutas? Você acha que Shang-Chi pode ser capaz de enfrentar o Hulk?

Jim Starlin: Esta é uma resposta condicional. Esse é o Shang-Chi que Steve Englehart e eu criamos. E pelo que entendi, e só aprendi sobre isso recentemente, ele tem poderes adicionais agora, que podem se duplicar. Se esta duplicação é interminável, bem, ele pode enfrentar qualquer um. Por conta própria, ele teria que ter muita sorte para enfrentar o Hulk. Ele poderia ficar fora de seu alcance. Ele tem pontos de pressão e terminações nervosas. Shang-Chi pode precisar de uma pedra para atingir um desses pontos de pressão o suficiente para obter qualquer efeito. Mas ele é basicamente uma criatura, um humano básico, simplesmente grande, verde e todo poderoso. Então Shang-Chi teria uma chance. Se ele for capaz de se separar em cópias infinitas de si mesmo, bem, parece que ele poderia dominar o mundo.

Eu acho que vai depender do que as pessoas do filme decidirem fazer sobre ele. Eles têm muitas opções com Shang-Chi. E é assim que eu  pronuncio, 'Shang'. Que eles tinham muitas possibilidades com ele que eu acho realmente interessantes com a saída do Capitão América, personagem de Chris Evans. O universo Marvel não tem um centro moral. Ele estava sempre agindo como essa parte. Shang-Chi, por outro lado, até ele é um assassino só para começar. Um caráter moral, pelo menos até onde Englehart e eu cuidamos, funcionou com ele. E eu acho que a maioria dos escritores depois disso. Portanto, ele pode ser de alguma forma o substituto do Capitão América no universo Marvel.


ComicBook.com: Eu quero dizer que pode ser aquela bússola moral que acaba de entrar e implacavelmente quer lutar pelo bem. E eu acho que o UCM vai precisar disso. Então esse é um ponto interessante. Como alguém que você conhece e conviveu com o personagem, que ajudou a criar o personagem, para ter certeza de que esses são os elementos essenciais de Shang-Chi que devem estar no filme para que o personagem seja feito corretamente?

Starlin: Tem que ter basicamente a transição de assassino a herói, tem que ter uma vontade abominável e uma espécie de disciplina religiosa. Eu acho que esses são os três elementos que tornam Shang-Chi distinto de que qualquer outro personagem. Você sabe que ele está basicamente focado no momento e no que precisa ser feito. E esse foco permite que ele continue sem ser interrompido. Torna muito difícil, pelo menos, impedi-lo.



ComicBook.com: Nos quadrinhos, Shang-Chi teve a armadura de design de Tony Stark para ele. E ele teve tantas interações. Ele trabalhou com a Viúva Negra, ele trabalhou com o Demolidor, caçou o Justiceiro, coisas assim. Quem são alguns personagens que você acha que são os melhores para interações com esse personagem?

Starlin: Em uma versão com a qual Englehart e eu trabalhamos, eu teria pensado que a Viúva Negra e o Capitão América e outros personagens mais pé no chão seriam mais um ajuste natural para você sabe, colaborar com ele. Mas ele tem uma roupa feita pelo Homem de Ferro agora? ok.


ComicBook.com: Já faz um tempo!

Starlin: Parece que está indo longe demais do personagem, mas você sabe, já faz anos que eu não trabalho, então é uma brinquedo de todo mundo atualmente. Mas acho que o teria mantido sob um ponto de vista mais centrado. E eu ficaria curioso para ver aonde eles o levariam no Universo Cinematográfico Marvel.


ComicBook.com: Falando nisso, você fez uma participação especial no Ultimato. Existe alguma chance de vê-lo em Shang-Chi?

Starlin: Não, não com o COVID. O COVID e os incêndios na Austrália e eles não puderam voltar para a Austrália. Acho que nunca foi considerado. Eu adoraria fazer uma participação especial, mas você não vai me ver em Shang-Chi, infelizmente.


ComicBook.com: Isso é uma pena, mas faz sentido. Você conheceu alguém envolvido com o filme? Simu Liu ou o diretor Destin Daniel Crettin?

Starlin: Não, estávamos, eu deveria me encontrar com o diretor em San Diego antes disso, mas nunca nos conectamos. Deu confusão na programação. Então não, então eu estou tão no escuro, assim como todo mundo, neste filme. Não tenho ideia do que vai acontecer.


O filme é dirigido por Destin Daniel Cretton e roteirizado por Dave Callaham. No elenco, já podemos listar os nomes de Simu Liu como Shang Chi, Awkwafina como Katy, Michelle Yeoh como Jiang Nan, Fala Chen Jiang Li, Ronny Chieng como Jon Jon, Meng'er Zhang como Xialing, Florian Munteanu como Punho de Lâmina e Tony Chiu-Wai Leung como Wenwu/Mandarin.


Coveiro

comments powered by Disqus