segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Wandavision: Impacto da Pandemia e o peso de iniciar a Fase 4 da Marvel Studios

 Wandavision chegará em cinco dias no Disney+. Como seus personagens principais, é definido como um seriado bem estranho. Não será estritamente um espetáculo cheio de ação como os filmes de sucesso como “Vingadores: Ultimato” - é um híbrido de drama e comédia que presta homenagem fiel a comédias vintage como “The Dick Van Dyke Show”, “Feiticeira” e “Caras e Caretas". Antecipando já o que vem por aí, o New York Times conversou com o elenco, diretor e o presidente da Marvel Studios sobre o que eles podem já antecipar sobre a série.

Há um peso grande sobre essa série. Mais do que se esperava inicialmente, graças a pandemia. É o material da Marvel Studios que a gente assistirá depois de mais de um ano e meio sem filmes nos cinemas. O pessoal espera no entanto que ele tenha o mesmo impacto positivo que Mandaloriano fez com Star Wars. Como Olsen explicou: “É assustador pegar esses personagens de cinema e colocá-los em uma telinha. Existem muitas 'primeira vez' que são um pouco assustadores para atores. ”. Bettany concordou. “Precisamos nos sentir seguros um com o outro”, acrescentou ele, “para fazer o que estamos fazendo”.

Ambos os atores entraram na família Marvel de maneiras incomuns. Bettany foi escalada para o primeiro filme do UCM, "Homem de Ferro", para interpretar a voz do sistema de inteligência artificial de Tony Stark, J.A.R.V.I.S. e lembra como foi: “Eu aparecia para um dia de trabalho e resolvia os problemas de todos”, disse Bettany. “Eu poderia dizer:‘ Os bandidos estão chegando, senhor! ’E então eles me dariam um saco de dinheiro e eu iria para casa. Foi adorável”.

Bettany foi promovido para herói Visão em 'A Era de Ultron', que também apresentou Olsen como Wanda. Olsen lembra que naquela época “estava sendo rotulada como mulheres jovens com dificuldades emocionais em filmes pequenos. O que eles fizeram comigo foi vamos colocá-la em um filme maior e torná-la uma heroína lutadora mentalmente insalubre”. Em Capitão América: Guerra Civil, Elizabeth lembrou que “Eu perguntei a Paul se ele queria conversar comigo na próxima semana. E ele teve suas falas memorizadas para a próxima semana. Eu estava tipo, essa vai ser uma ótima relação de trabalho. ”

“Toda a história de amor entre Wanda e Vision foi basicamente uma cena em ‘A Era de Ultron’, onde ele aparece para resgatá-la, eles fazem contato visual e voam para longe”, disse Feige. “Então, um pouco mais em ‘Guerra Civil’, um pouco mais em ‘Vingadores: Guerra Infinita’, mas tudo vai mal muito rapidamente naquele filme.” Com "WandaVision", Feige disse que queria honrar a complexidade dos personagens-título e as habilidades de deformação da realidade de Wanda, mas também montar essa história com homenagens à história das sitcons. “Eu sinto que justifiquei todo o tempo que passei brincando com bonecos de ação no meu quintal”, disse ele. “Todo o tempo que passei assistindo Nick no Nite (do canal Nickelodeon) e programas de TV antigos, ainda não me justifiquei. Este seriado está me ajudando a fazer isso. ”

Jac Schaeffer, o redator principal da série, disse que o exterior cômico do programa tem a intenção de atrair o público para novas camadas de intriga. “Você entra em um episódio de sitcom com a compreensão de que isso vai fazer você se sentir bem e que tudo vai ficar bem no final”, disse Schaeffer. "O que 'WandaVision' adiciona a esta fórmula é um elemento de 'arrepio' - a ideia de quebrar aquela segurança de uma forma calculada.”

Matt Shakman, que dirigiu todos os nove episódios de "WandaVision", disse que a série conta uma história de "luto e trauma e como mantemos nossa esperança". “Wanda é provavelmente a pessoa que mais sofreu no UCM”, acrescentou. “E então o seriado é sempre baseado nisso. Mesmo que o que você veja sejam programas de televisão fielmente recriados, há muito mais coisas acontecendo do que aparenta”. Shakman disse que "dirigir WandaVision foi um trabalho gloriosamente esquizofrênico que alguns dias exigia orquestrar sequências de ação em cenários de tela verde, e alguns dias envolvia filmar nos mesmos palcos de sitcom em que ele trabalhou".

E como falamos no começo, uma das maiores preocupações hoje com a série é encabeçar o começo da Fase 4, mas também não atravessar outros lançamentos que virão nos cinemas. “Se a fase que tivemos em 2018 e 2019 tivesse sido interrompida dessa forma, na preparação para o ‘Ultimato’, teria sido uma grande dor de cabeça”, disse Kevin Feige. “Com esses projetos, funcionou bem”, ele continuou, acrescentando que as datas de estreia dos seriados foram alteradas apenas “por algumas semanas”.

A criação da “WandaVision” também foi afetada pela pandemia; seus atores deixaram um ambiente onde podiam se misturar livremente com colegas de trabalho e voltaram para um, vários meses depois, onde “você termina sua cena e é levado para essas bolhas hermeticamente fechadas”, disse Paul Bettany. Olsen completou que "Eu tive dificuldade com isso”. Nesse sentido, disseram os atores, talvez fosse apropriado que “WandaVision” chegasse ao público neste momento, quando tanto sua mensagem narrativa quanto seu processo de making-of refletem um desejo humano de seguir em frente, por mais irreconhecível que o mundo se torne.

“Todos nós estamos experimentando essa versão extrema da vida agora”, disse Olsen. Mas por um tempo, enquanto ela e seus colegas terminavam seu trabalho na série, “Nós criamos este microcosmo da humanidade onde poderíamos nos comunicar e resolver problemas juntos”, acrescentou ela. “Havia algo ótimo em vir trabalhar e experimentar isso.”

O que a Marvel tem feito consistentemente, por seus personagens, membros do elenco e público, é “criar um lar para pessoas que não necessariamente se encontrariam”, disse Bettany. No caso particular de "WandaVision", ele acrescentou: "É sobre um grupo de pessoas que se encontram - pessoas que estão realmente ficando loucas - em uma situação em que é normal ser realmente diferente."

Wandavision conta com Elizabeth Olsen como a Feiticeira Escarlate, Paul Bettany como Visão, Kat Dennings como Darcy Lewis, Randall Park como Jimmy Woo, Teyonah Parris como Monica Rambeau e Kathryn Hahn como Agnes. Na série também estarão Fred Melamed e Debra Jo Rupp, como Senhor e Senhora Hart. Também foi confirmado os nomes de Jolene Purdy, Asif Ali, Shane Berengue, dentre outros. A direção é de Matt Shakman e o roteiro é assinado por Jac Schaeffer. 

Coveiro

comments powered by Disqus