quinta-feira, 8 de junho de 2023

O que fez cada um dos três diretores de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso

A animação do Homem-Aranha: Através do Aranhaverso está recebendo só elogios, com uma das maiores notas de filmes de super-heróis em vários indicadores. Tudo isso foi trabalho árduo encabeçado por três diretores - Kemp Powers, Justin K. Thompson e Joaquim Dos Santos. A Variety conversou com eles e quis saber o que cada um deles fez como diretores do aclamado filme.



Com três pessoas supervisionando a produção de “Através do Aranhaverso”, seria fácil esperar que eles dividissem as responsabilidades no filme, especialmente porque, para Thompson e Dos Santos, esta é sua estreia na direção de longas-metragens. Mas não foi algo tão direto assim:

“Acho que todos compartilhamos as responsabilidades, se você quiser chamá-los assim” disse Thompson. “'Responsabilidades' 'é uma palavra tão impressionante para usar para o que fazemos. Já Powers falou que “todo mundo tinha que fazer tudo”.

Ainda assim, cada um dos diretores veio para o filme com áreas específicas de especialização que informaram sobre o que eles dedicaram grande parte do tempo durante a produção. Thompson atuou como designer de produção de "Através do Aranhaverso", bem como de "Tá chovendo Hamburguers" da Sony Pictures Animation e sua sequência. Então, ele passou muito tempo focando na construção da abordagem visual heterodoxa do filme, permitindo que cada novo universo e/ou Homem-Aranha de um novo universo fosse apresentado a um subconjunto único de técnicas e estilos.

“Eu estava trabalhando nos efeitos na direção de arte, trabalhando com os animadores, todo esse tipo de coisa, certificando-me de que o filme estava realmente se encaixando em sua forma final”, disse Thompson. “Foi onde passei muito do meu tempo perto do final do filme.”

O histórico de Powers é roteiro - ele foi indicado ao Oscar por seu roteiro de “One Night in Miami” de 2020, adaptado de sua peça teatral com o mesmo título, e codirigiu o longa-metragem vencedor do Oscar de 2020 da Pixar “Soul” com Pete Docter. Então ele se concentrou na história do filme e em como ele foi realizado e montado.

“Eu definitivamente fiz muito do trabalho diretamente com os atores, dirigindo suas sessões de gravação de voz, muitas vezes com Phil ou Chris”, disse Powers. “Passei muito tempo editando, cortando coisas junto com Mike Andrews, nosso editor, e Phil e Chris. E, claro, não há como não trabalhar nesse roteiro".


Já Joaquim Dos Santos trabalhou em “The Legend of Korea” e “Avatar: The Last Airbender” da Nickelodeon como um artista de storyboard, uma posição relativamente única para animação que é fundamental para resolver as especificidades de como um filme contará uma história visualmente.

“Então, muito do que fiz foi descobrir qual seria a ação, quais seriam os momentos dramáticos, filmando-os o mais cedo possível por meio do processo de storyboard”, disse Dos Santos. 

Com uma narrativa tão intrincada - e em constante mudança -, Dos Santos supervisionou a montagem de montagens brutas para que a equipe de filmagem pudesse ver fisicamente como as "peças maiores e mais loucas" estavam se encaixando. Mas mesmo dentro dessas áreas de especialização, no entanto, os cineastas raramente ficavam separados por muito tempo.

 “Todos nós voltávamos juntos no final de cada dia e comparávamos notas”, disse Thompson. “Ou no meio do dia ou nas primeiras horas da manhã, o que quer que fosse. Era como uma constante expansão e contração.”

Dos Santos credita Thompson por ser a pessoa que mais frequentemente convocava o resto da equipe para focar no que precisava de mais atenção naquele momento, para ter certeza de que todos estavam na mesma página.

“Ele dizia: 'Todo mundo olha para a tela ao mesmo tempo'. Nós respondíamos: 'Sim, isso parece legal. Bom. Todo mundo volte para seus cantos agora.'”

O elenco de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso inclui as estrelas que retornam Shameik Moore (Miles Morales), Hailee Steinfeld (Gwen Stacy), Jake Johnson (Peter B. Parker), Bryan Tyree Henry (Miguel O'Hara), Brian Tyree Henry (Jeffries Davies) Luna Lauren Velez (Rio Morales) e Greta Lee (Lyla). Juntando-se à série pela primeira vez estão Issa Rae (Jessica Drew), Rachel Dratch (Diretora), Joma Taccone, Shea Whigham (George Stacy), Daniel Kaluuya (Aranha Punko), Karan Soni (Aranha Indiano),Andy Samberg (Ben Reilly), Amadla Stenberg (Spider-Byte), Jorma Taccone (Adrian Toomes) e Jason Schwartzman (Mancha).

A direção do filme foi de Kemp Powers, Justin K. Thompson e Joaquim Dos Santos, sob um roteiro de Phil Lord, Chris Miller e Dave Callaham.

Coveiro

comments powered by Disqus