A sombra do passado de outro ator da Marvel volta a perturbar o Universo Cinematográfico da Marvel. Desta vez, o caso envolve o ator Tenoch Huerta, intérprete de Namor em Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, que durante esse fim de semana veio a tona acusações de assédio sexual feitas pela musicista e ativista mexicana Maria Elena Rios. Ela passou os últimos dias fazendo publicações nas redes sociais expondo o ocorrido.
Rios deixou o grupo antirracista Poder Prieto após a organização supostamente acobertar os atos de Huerta, que também participa do grupo. "Deixei muito claro na minha saída dessa sua seita que protege ao violentador e predador sexual Tenoch Huerta, que não publicariam nada de mim. Mas eles foram atrás de mim para evitar escândalos por causa do seu filme da Marvel".
"É muito difícil falar de abuso emocional e de poder de um predador sexual que é amado no mundo por interpretar um personagem de um filme, como é o caso de Tenoch Huerta. Aparentemente encantador, a grande característica de um narcisista com uma boa dose de vitimização. #JáNãoTenhoMedo. Sua fama não voltará a me intimidar," continuou.
Quando questionada sobre o motivo de não ter feito a denúncia antes, e a ativista relembrou as consequências que poderia sofrer por viver num país machista.
Por ser algo recente e que pegou muitos de surpresa, demorou para o ator Mexicano se pronunciar, o que aconteceu nesta segunda-feira:
"Uma acusação falsa e completamente infundada sobre mim se espalhou como fogo - e não posso mais deixá-la sem contestação. Cerca de um ano atrás, namorei Elena por vários meses. Foi totalmente consensual em todos os momentos, como inúmeros outros podem atestar. E ao longo disso foi um relacionamento amoroso, caloroso e de apoio mútuo. Depois que acabou, no entanto, Elena começou a deturpar nossas interações tanto em particular quanto na frente de grupos de amigos em comum."
“Como resultado, há alguns meses, contratei uma equipe jurídica para iniciar as ações cabíveis para proteger minha reputação e refutar essas acusações irresponsáveis e falsas que podem causar grandes prejuízos e danos. Embora eu não seja perfeito, sei que essas alegações são simplesmente falsas. E, embora sempre trabalhe para melhorar, preciso contestar as afirmações que são falsas e ofensivas. Sou profundamente grato à minha família e às pessoas que me apoiaram e agradeço imensamente a todos que estão dispostos a olhar para os fatos e refletir antes de chegar a uma conclusão falsa e injusta".
Tenoch Huerta é um dos principais nomes da Marvel e foi voz ativa na divulgação de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, quando promoveu a diversidade e importância de atores latinos e de cor nos filmes de grande orçamento. Segundo os rumores, sua próxima aparição no UCM seria em Vingadores: A Dinastia Kang.
Coveiro