quinta-feira, 4 de março de 2021

Matt Shakman discute a apresentação da E.S.P.A.D.A. em Wandavision


No UCM, a E.S.P.A.D.A. (Equipe de Supervisão, Pesquisa, Avaliação e Defesa Armada) ou, no original, S.W.O.R.D. (Divisão de Observação e Resposta com Armas Sentientes) foi fundada por Maria Rambeau, amiga próxima de Carol Danvers, em 1995. O objetivo da agência na época era conduzir missões espaciais tripuladas para aprender sobre ameaças extraterrestres em potencial e preparar a Terra pra essas ocasiões. Após a morte de Rambeau em 2020, Tyler Hayward assumiu como diretor interino, e o foco da agência mudou do espaço para desenvolvimento de métodos de defesa contra ameaças lá de fora, isso inclue uso de robôtica, inteligência artificial e nanotecnologia, como deu pra perceber nos episódios da série. Foi assim com esse novo enfoque, que o Visão tornou-se de importância primordial pro grupo.


O SWORD compartilha muitas semelhanças com o SHIELD do UCM, mas as agências são diferentes em alguns aspectos importantes. Em uma entrevista exclusiva com a Screen Rant, o diretor Matt Shakman discutiu o processo de construção do visual único da agência para WandaVision. Leia a citação completa de Shakman abaixo: 

"Oh, foi uma oportunidade super empolgante de construir uma agência totalmente nova. Começamos onde começamos praticamente qualquer coisa quando projetamos; dizemos: 'O que seria no mundo real?' Então, nós olhamos para o Cabo Canaveral, nós olhamos para a história das agências espaciais, e como esses mundos eram e como estão. Em seguida, trabalhamos com nosso designer de produção, Mark Worthington, e designers de conceito e artistas de storyboard, e começamos a construir o mundo da E.S.P.A.D.A.

Mas nós realmente queríamos que parecesse realista e verídico, para contrastar com a realidade do sitcom dentro do hex. Vimos filmes que acho que fazem isso muito bem - filmes como A Chegada, por exemplo, e a base temporária que eles construíram em torno de sua anomalia extraterrestre foi um grande ponto de referência para nós. Imaginamos que a E.S.P.A.D.A. é exatamente a agência certa quando você tem uma anomalia radioativa; que estão acostumados a entrar em planetas estranhos, terrenos muito difíceis. Então, essa base montada que construímos foi baseada nas unidades de resposta química radiológica e biológica existentes. 

Certamente, a função primordial da E.S.P.A.D.A. se distanciou do seu plano original nesses cinco anos, assim como podemos entender que a S.H.I.E.L.D. se corrompeu em relação aquilo que inicialmente deveria ser quando foi fundada pela Peggy Carter. No caso da última, sabemos que foi uma infiltração desde os primórdios da SHIELD. Agora na E.S.P.A.D.A., cai a culpa para o novo diretor Hayward, que notoriamente é um cara averso a existência de heróis sem supervisão e totalmente adepto dos acordos de Sokovia. Se Hayward tem uma outra agenda por trás ou serve a um grupo maior, é algo que saberemos mais adiante no último episódio que sai amanhã.

Vocês não vem as horas passar, né?

Coveiro

comments powered by Disqus