segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Supervisora de VFX fala sobre construção das épicas lutas com Octopus e no final de Homem-Aranha: Sem volta para Casa

 Falando com Befores & Afters, a supervisora de efeitos visuais de produção de Homem-Aranha: Sem volta para Casa, Kelly Port, explorou como a equipe de produção do filme fez os Homens-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield parecerem tão bons quanto possível. Falando especificamente sobre colocar os dois em cenas juntos, Port compartilhou o quão importante era para as equipes garantir que cada um de seus trajes e movimentos parecessem diferentes um do outro ao lado do herói de Tom Holland. Isso foi para garantir que os fãs não misturassem o trio enquanto lutavam lado a lado na batalha final do filme:


“Bem, baseamos nossos trajes digitais no que nosso departamento de figurino fez. E acho que, na maioria das vezes, eles os basearam nos trajes originais. No entanto, pode haver um pouco de variação neles. O fato de que Tobey e Andrew vieram de uma linha do tempo um pouco posterior, eles são mais velhos, então o tempo passou e eles viveram suas vidas e provavelmente mudaram seus trajes ou os aumentaram um pouco.”

"Bem, nós fizemos isso. E, de fato, os trajes são diferentes. Na batalha final, há muitos passes e coisas assim. Editorialmente, fizemos tudo o que pudemos para garantir que fosse o mais claro possível, seja através de transferências, o que significa que você viu mais de um Aranha em um quadro entregando algo e jogando algo para outra pessoa, para que você saiba quem é quem na maioria das vezes, além de como são os diferentes trajes."

O processo de pensamento também se aplica às poses que cada herói faz durante a cena de batalha. Port compartilhou que as pontuações dos filmes de Maguire e Garfield sendo entrelaçadas durante a luta, juntamente com as "poses icônicas" de todos os três heróis no ar em frente à lua, ajudaram a tornar cada herói distinguível enquanto lutavam lado a lado:

“E, como você mencionou, estilisticamente, cada um tem seu próprio tipo de poses icônicas. Coisas de Elfman lá, e é muito, muito legal, porque cada um tem seus próprios temas" disse a supervisora. "Quando todos os três pulam no topo da cabeça da estátua, iluminados pela lua, você também consegue essas poses icônicas no ar. Nós nos esforçamos muito para conseguir seus estilos de corrida e marchas e suas poses icônicas no ar e seus estilos de balançada, coisas assim. Tínhamos alguns animadores, tanto no Imageworks quanto no DD e acho que em alguns outros lugares, onde muitos desses artistas e animadores trabalharam nos filmes anteriores, então foi divertido obter suas experiências em primeira mão também tivemos sobre isso. Tivemos animadores animando o Doutor Octopus andando que fizeram a caminhada original do Doutor Octopus. Então foi legal. A Imageworks lidou com essa sequência final na Estátua da Liberdade, com o Cinesite fazendo a luta de escudo com o Duende Verde".


Kelly Port também disse que a luta na ponte entre o Homem-Aranha e Doc Ock consistiu em "algumas centenas" de cenas de efeitos visuais e que em um ponto as sequências tinham "15 minutos de duração".

"A Digital Domain foi encarregada de fazer essa sequência, que consistia em algumas centenas de cenas de efeitos visuais. Além disso, a equipe de pré-visualização da Digital Domain fez a pré-visualização de todo o filme, o que foi muito legal, liderado por Matt McClurg. Eles fizeram um ótimo trabalho . Há tantas iterações legais dessa sequência que nunca verão a luz do dia. Era muito mais longa. Em um ponto em sua iteração mais longa, tinha 15 minutos."

"Nós filmamos em Atlanta, no Trilith Studios, que se chamava Pinewood Atlanta. Era um 'backlot' feito especificamente para nós. Tínhamos telas azuis de 12 metros em três lados daquele pad, um pouco de estrada com a saída onde a vice-reitora assistente estava saindo e onde a maior parte da ação ocorreu" disse a supervisora. "Mas além desse pequeno trecho de estrada, a Digital Domain construiu um ambiente digital inteiro, totalmente CG, que incluiria todas as outras pontes ao redor, o outro lado da ponte em que estão, toda a cidade de Brooklyn e toda a área ao redor, o rio e todas as árvores, a folhagem de outono. Parecia ótimo."

Port também falou sobre as vantagens de filmar o máximo possível da cena, o que incluiu fazer um "busto do Aranha de Ferro" completo e "pedaços de garras e tentáculos de Doc Ock" para referência durante as filmagens.

"Minha regra geral é, se houver alguma maneira possível de filmar algo de verdade, algo físico, então nós fazemos. Fizemos um busto do Aranha de Ferro do peito à cabeça e ombros, o que foi tão, tão útil para obter esses pings brilhantes para referência. Filmamos isso ao ar livre, e era tudo sobre, como isso seria lido em uma câmera Alexa se fôssemos filmar de outra forma, você simplesmente não sabe. Você apenas adivinha. E apenas tendo isso lá, ter carros físicos lá também ajudará a informar nossos carros digitais" falou Kelly.

"Ter um busto prático da Aranha de Ferro ajudará a informar nossa versão CG totalmente animada. Também tínhamos pedaços de garras e tentáculos de Doc Ock que traríamos como referência. Qualquer coisa física seria super, super útil. É a mesma coisa com as explosões. Adoro a ideia de vincular elementos físicos ao mundo digital. Isso sempre, sempre faz com que pareçam mais críveis" disse.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Jorge Lendeborg Jr. (Jason Ionello), Arian Moyad (Agente Cleary), dentre outros.

Coveiro

comments powered by Disqus