quinta-feira, 5 de março de 2020

Grandes Histórias Marvel do Brasil: A Editora Paladino/Saber




A EDITORA PUBLICOU ALGUNS DOS ITENS MAIS RAROS NO BRASIL.


A Editora Paladino era uma gráfica localizada em São Paulo, na Rua Caquito n° 138, no bairro da Penha, comandada por Savério Fittipaldi. E teve um momento de esperteza inacreditável, ao constatar que o contrato da RGE (Editora de Roberto Marinho) com os personagens que vendiam muito na época não cobria a publicação em "formato livro". E assim, logo saiu publicando Fantasma, Mandrake, Recruta Zero (desses, tiveram que mudar os nomes, pois a editora não podia usar o nome original do personagem, que era de registro da RGE). Recruta Zero, por exemplo, virou “Zé, o Soldado Raso”. E mais um monte de outros personagens. O engraçado é que o formato livro (14x20cm) era apenas lombada quadrada, com tamanho menor. O famoso jeitinho brasileiro para interpretar um contrato às vistas da lei. E é claro que eles tiveram a conivência do licenciador da época, a APLA. Logo, por razões fiscais, para ficar dentro da alíquota vigente de lucros arbitrados, decidiram que era melhor abrir outras razões sociais para publicar mais revistas em formato de livro. Assim nasceram a Paladino, a Interpolar, a Saber, a Super-Plá e mais algumas, todas da família Fittipaldi. Pela Editora Paladino, foram publicados em 1972 dois títulos Marvel que lhe couberam: Sargento Fury, em três edições, mostrando o personagem (o mesmo publicado pela Trieste) na época da 2ª Guerra Mundial, com as histórias da dupla Stan Lee e Jack Kirby, e também com desenhos do grande John Romita e Dick Ayers.





Também em três edições, tivemos “Ka-Zar”, da Marvel, remodelada por Lee e Kirby. Baseado no personagem do Pulps dos anos 1930, Ka-Zar acaba se perdendo em uma região chamada "Terra Selvagem",um lugar habitado por dinossauros e outras criaturas, onde vive várias aventuras junto com o seu mascote Zabu, seu tigre dentes de sabre. As histórias foram produzidas por Roy Thomas, Gerry Conway, Barry Windsor-Smith e Gil Kane. Na edição nº 02 acontece à primeira aparição do “Homem-Coisa” no Brasil. Um dos monstros do gênero terror mais famosos da Marvel, personagem criado por Gerry Conway, em 1971. Nos expedientes das revistas da “Editora Saber SA” constava o endereço da Rua Almirante Barroso, números 154 e 158, no Brás. A Saber teve como grande mérito ter sido a primeira a publicar as histórias de Drácula (Da Marvel) no Brasil. A publicação foi batizada como "O Túmulo do Conde Drácula", com apenas uma edição. As histórias são das edições originais "The Tomb of Dracula" números 03 e 04, produzidas por Archie Goodwin, Gene Colan e Tom Palmer. As edições em formato "Livro" da editora acabaram não tendo resultados positivos entre os leitores.               





                       
Em alguns casos, os editores pegaram apenas um quadrinho e o transformavam em página inteira, remontando como se fossem uma página só, fazendo com que os desenhos ficassem esticados, e descaracterizando os belos desenhos. A Saber SA não existe mais. Anos depois, o filho de Savério, Hélio Fittipaldi, abriria outra editora com o nome Saber. Mas, dessa vez, como Saber Ltda. A Saber está na ativa até hoje, mas não edita mais histórias em quadrinhos, trabalhando apenas com outros tipos de publicações. Mesmo as edições não tendo um trabalho gráfico bonito, elas são muito difíceis de serem encontradas e bastante disputadas entre os colecionadores. Principalmente Ka-Zar 03 e o Túmulo do Conde Drácula. Essas duas edições, em particular, são vendidas em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00 reais, cada uma. Em 1981, pela Editora Fittipaldi, foram publicadas quatro edições da revista Crazy (“a revista que ousa ser estúpida”), uma das publicações cômicas produzidas pela Marvel.


 

Túmulo do Conde Drácula, um dos itens mais raros publicados no Brasil.

Alexandre Morgado

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da casa das ideias no Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

comments powered by Disqus