segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Vingadores #40 já apresenta o primeiro vencedor do torneio entre heróis e vilões da Terra pela posse da Força Fênix


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

E o novo arco Enter the Phoenix tem início na edição 40 de Vingadores já começa com a ação da luta de abertura entre dois personagens Marvel, mas ambos possuindo uma parcela da Força Fênix. Sem nenhuma enrolação e explicando de forma até direta como tudo aconteceu entre uma cena de luta e outra. E o resultado dessa primeira luta traz um easter-egg interessante, além de poder trazer uma revolta para um certo amigo aqui do site. 

A história já começa com o Capitão América na Terra Selvagem aguardando a revelação do seu oponente para o primeiro confronto, um pouco impaciente. Logo depois, vemos que o seu oponente, imbuído com uma parcela da Força Fênix é ninguém menos que Victor Von Doom, o Doutor Destino. Contudo, Steve Rogers mostra que não é um oponente que é facilmente vencido com um golpe apenas, revelando que ele também tem uma porção da Força Fênix dentro dele. 



Logo em seguida, a história volta um pouco no tempo e nos mostra que a entidade Fênix retornou para a Terra e repousou sobre uma formação de terra próxima a Montanha dos Vingadores. T'Challa tenta estabelecer um contato sem muito sucesso com a entidade, perguntando do por que retornou para a Terra. A coisa se complica quando Namor aparece dizendo que ela voltou porque ele clamou pelo seu retornou. Namor, com os Defensores das Profundezas, entram em confronto com os Vingadores quando de repente, a Fênix levanta voo. A batalha para e todos percebem que algumas pessoas que estavam naquele campo de batalha sumiram quando voou. 

De volta ao luta entra Doom e Capitão América, Rogers se mostra um combatente mais experiente no corpo a corpo e em um dado momento, ele hesita em acabar com Destino. Então, Destino contra-ataca com tudo e quase derruba Rogers. E em um momento icônico, tanto dos quadrinhos quanto para quem viu nos cinemas, Capitão solta a frase "Eu posso fazer isso o dia to...". Então, antes do Rogers terminar a icônica frase, Doom o derruba acredita que era o vitorioso. Contudo, Rogers retorna, não como o Capitão América, mas como o franzino e destemido Rogers que derruba Doom. Então Victor percebe que a Força de vontade da Rogers, a vontade de ser o herói clássico dos cinemas, sempre irá renascer para procurar salvar o dia, é possivelmente o tipo de força que a Fênix procura e, assim, Doom se declara derrotado no combate. 


Assim, ambos são retirados da Terra Selvagem pelo poder da Fênix e apenas o Capitão, completamente surrado e certo de que a vitória para ele só foi possível porque Doom se viu perdido, retorna para o limbo onde se encontram os demais candidatos a lutarem entre si, para ser o novo portador do poder da Fênix. 


Jason Aaron já começa o arco já nos colocando no meio do fogo cruzado e dando poucas explicações. E bem notório que a história será o The King of Fighters (clássico jogo de luta que se enquadra melhor nesse exemplo) da Marvel e para o vencedor será ser possuído pela Força Fênix. A grande questão que ficará é quem no final ficará com esse poder e que potencial perigo poderá representar não só para a Terra, mas para toda a existência dos universos existentes. 

E na imagem acima da última página, nos dá um vislumbre de alguns competidores desse torneio (se não for todos) e notem que dentre eles está um personagem que não vimos mais desde Pecado Original, que é o Orbe. E segundo o próprio Jason Aaron perguntado em uma live para a CCXP 2020, em tom descontraído ele disse que o editor Tom Brevoort pediu para colocar o personagem lá porque ele gostava muito dele. Mas depois ele disse que as devidas explicações para o porque deles terem sido escolhidos será respondido até o fim do arco. 

Vamos aguardar pela próxima edição de Vingadores e acompanhar esse torneio para ver até onde isso vai! 

Marcus Pedro

comments powered by Disqus