quinta-feira, 4 de março de 2021

Diretor fala sobre filmagens da música da Agatha e traumas da Wanda na série

Dirigido por Matt Shakman, Wandavision não se tornou a toa a série mais popular no momento a toa. Prestes a concluir seu trajeto de nove capítulos na próxima sexta-feira, a revista Entertainment Weekly foi tratar diretamente com o diretor sobre alguns pontos importantes e de sucesso da série. Segue a entrevista com Shakman na integra: 


ENTERTAINMENT WEEKLY: Para começar, temos que falar sobre "Agatha All Along". Conte-me tudo sobre como foi gravar essa música e filmar com Kathryn Hahn.

MATT SHAKMAN: Foi um grande prazer. Planejamos todos esses momentos enquanto estávamos indo, é claro, porque você não pode voltar para o show de mágica para filmar aquele momento ou voltar para o set de Brady Bunch que tínhamos apenas por um curto período de tempo, ou o gramado da frente definido para seu momento com Herb. Tudo tinha que ser planejado ao longo do caminho - o que significava que, no meio da filmagem daquele momento estilizado do sitcom, seríamos como, "Ok, agora para 'Agatha All Along!'" É uma linguagem completamente diferente, que era mais cinematográfica , mais do ponto de vista dela. Nós nos divertimos muito com isso.

Foi uma combinação de planejamento e storyboard para descobrir isso, mas coisas maravilhosas vão acontecendo no momento. Lembro-me de ter tido a ideia, dois minutos antes, de que ela faria um piquenique no gramado enquanto controlava Pietro, e Kathryn se divertia muito comendo uvas, bebendo vinho e controlando-o. E foi incrivelmente surpreendente como as pessoas responderam à música e vê-la subir nas paradas do iTunes e ver Kathryn Hahn passar à frente de Justin Bieber e do Weeknd. [Risos]

ENTERTAINMENT WEEKLY:Quando falei com Robert Lopez e Kristen Anderson-Lopez sobre escrever a música para o seriado, eles me disseram que você e Robert foram para a faculdade juntos.

Sim! Tenho fitas da música do Bobby da época da faculdade que ele provavelmente não gostaria que eu mostrasse. Talvez eu faça e possa pagar minha aposentadoria dessa forma. [Risos] Mas nós nos conhecemos há muito tempo e trabalhamos juntos naquela época. Eu adoro ele e sua parceira de crime incrivelmente talentosa, Kristen Anderson-Lopez. Eles são uma equipe incrível, e eu fiquei muito grato por eles estarem dispostos a participar dessa experiência divertida.



ENTERTAINMENT WEEKLY: Uma das coisas que é tão impressionante sobre esse seriado é como ele joga com o tom. Você tem os momentos da comédia cômica, mas o episódio mais recente é um mergulho profundo na dor de Wanda. Como diretor, como você queria encontrar esse ponto ideal e descobrir esse tom?

Estou feliz que possamos conversar agora depois do último episódio, porque o último episódio puxa a cortina. Todo o seriado foi realmente sobre Wanda processando o luto. Esse tem sido o motor por trás de tudo, desde os primeiros episódios até agora. Como diretor, e para que Jac Schaeffer e sua equipe estavam criando como roteiristas, está tudo relacionado a lembrar que essa é a espinha dorsal da história. A história é sobre como processar a perda - e como aprendemos a seguir em frente? Esse é o fio condutor que permeia tudo. É essa história de amor, é essa exploração da perda, e isso permite que você, uma vez que esteja de castigo, jogue com toda essa comédia e todo esse estilo. No final, você está criando esses mundos que Wanda criou para escapar disso. Você quer que eles sejam perfeitos, detalhados e reais para ela. Não são paródias, não são paródias - são o mundo que ela escolheu criar para se retirar do mundo real. Esse era o nosso tipo de ideia de governo, e acho que afetou o tom.


ENTERTAINMENT WEEKLY: Que tipo de conversa você teve com Elizabeth Olsen sobre como navegar nisso? A série passa tanto tempo dentro de sua cabeça, e ela interpretou esse personagem por tanto tempo que deve conhecer Wanda melhor do que ninguém.

Ela é maravilhosa, e ela tem sido a maior defensora desse personagem desde o início. Quando ela conseguiu o papel, ela leu tudo que havia por aí, e ela entendeu muito bem que Wanda passou por mais perdas do que qualquer outra pessoa no universo Marvel. Ela perdeu seus pais, ela perdeu seu irmão, ela perdeu o amor de sua vida agora, e ela está no limite. De certa forma, é o mais perto que a Marvel chega de explorar de uma doença mental, realmente - tipo, como você mantém a sua realidade quando está constantemente passando por tantos traumas? Ela se adapta a isso tão lindamente, e é uma atriz incrivelmente talentosa. Ela pode fazer essas cenas incrivelmente dramáticas, mas então você também pode assistir ao episódio 1, e você pode vê-la no estilo-Lucy (Ball) e estilo-Mary Tyler Moore. Ela é tão engraçada, viva e brilhante em todos esses estilos diferentes. Ela conhece e ama Wanda mais do que ninguém, e foi uma grande oportunidade de construir e levar essa personagem para novos lugares junto com ela.



ENTERTAINMENT WEEKLY: No oitavo episódio, como você disse, você puxa a cortina e obtemos a explicação de por que seriados e por que esses seriados específicos - The Dick Van Dyke Show, A Feiticeira, Malcolm in the Middle. O que havia nesses programas em particular que os tornou adequados para a história de Wanda?

Estávamos assistindo a sitcoms de família. Existem muitos programas maravilhosos como Taxi ou The Office que poderiam ser inspirações, mas aqueles em que nos concentramos foram aqueles que eram sobre família, porque obviamente é isso que Wanda anseia. Ela perde sua família quando é jovem, ela perde seu irmão, ela perde a visão e a família que poderia ter existido. Portanto, as sitcoms familiares eram a conexão temática mais forte para isso.



ENTERTAINMENT WEEKLY: Houve alguma outra sitcom que você considerou? Você já pensou em fazer uma homenagem mais explícita a Full House, dada a conexão de Elizabeth Olsen com esse programa?

Nós fizemos. Quero dizer, obviamente não recriamos nenhum seriado. Sempre tentamos criar o WandaVision. Nos anos 50, estávamos nos inspirando em I Love Lucy e Dick Van Dyke, e sei que há alguns puristas que dirão: "Sim, bem, é final dos anos 50, início dos 60". [Risos] Mas sim, nós nos inspiramos em todos os tipos de shows diferentes, e estávamos escolhendo os seriados que achamos que eram incrivelmente oportunos e atemporais. Eles eram tão populares em seu momento e sua época quando foram lançados, mas também continuaram a ser muito bons e vivos.

Analisamos Full House, Family Ties e Growing Pains. Vimos tantas séries diferentes, e eu tenho alguns pequenos acenos lá. Há uma sequência de título de abertura para o episódio 5, onde fazemos a tomada do guindaste de Full House, onde eles estão fazendo o piquenique, ou corremos pelo parque com eles como um aceno para Lizzie crescendo atrás da câmera naquele programa.

ENTERTAINMENT WEEKLY: Você já falou antes sobre como foi divertido para você filmar o dos anos 80, especificamente porque você mesmo estrelou numa sitcom dos anos 80: Just the Ten of Us. Como foi para você mergulhar nessa década?

Os anos 80 foram mesmo a década para mim, para os Lopezes, para Jac Schaeffer. Essa foi a nossa década. Nós crescemos assistindo esses programas, e por acaso eu cresci participando deles! Então, para todos nós, foi uma espécie de lugar onde deixou de ser um exercício de nostalgia para ser o nosso DNA, de certa forma. Foi terapêutico - assim como todo esse seriado é para Wanda, para ser honesto - voltar e olhar para o meu passado, e também ser capaz de vê-lo de uma maneira diferente. Porque vou ser honesto: eu era um ator infantil e, quando crescesse e me tornasse diretor, queria que todos me levassem muito a sério como diretor. Eu trabalho tanto em dramas quanto em comédias, e você pensa, bem, eles serão capazes de levar a sério aquele ator infantil daquele seriado TGIF? Mas agora, de certa forma, esse show me permitiu possuir meu passado. Se eu não tivesse feito tudo isso quando criança, não teria sido capaz de fazer esse show. Então, de certa forma, é uma terapia para mim também.

Filmamos no Warner Bros. Ranch, que é o lugar onde filmamos Just the Ten of Us, o programa em que participei quando era criança. Growing Pains foi filmado lá, e todos os outros seriados foram filmados nesta pequena rua, que tem todas essas casinhas maravilhosas de seriados. Então, nós estávamos ali cercados por essa história da televisão o tempo todo. Minha história pessoal, mas também a história da TV em geral, e acho que parte disso informa a autenticidade.

ENTERTAINMENT WEEKLY: Eu tenho que perguntar sobre Evan Peters como o Fake Pietro. Quando ele se envolveu e como foi tê-lo no set?

Ele é o melhor. Ele é um cara tão engraçado e um ator brilhante. E ele é como todo mundo na série: precisávamos de super atores. Não me refiro a atores que interpretam super-heróis, mas atores que podem fazer qualquer coisa. Falamos sobre Lizzie, que pode representar um drama e levar você às lágrimas, e ela pode ser engraçada e voar pelo ar, e ela pode vender aqueles momentos incríveis de ação. E Evan é assim mesmo. Kathryn Hahn, Teyonah Parris, Paul Bettany, todos eles são apenas esses canivetes suíços incrivelmente talentosos: Eles têm todas as ferramentas de que você precisa.



ENTERTAINMENT WEEKLY: Já que estamos entrando no episódio final, o que você espera que as pessoas tirem do final?

Espero que eles sintam que a jornada foi satisfatória para eles. Eu sei que existem tantas teorias por aí; haverá muitas pessoas que, sem dúvida, ficarão desapontadas com uma teoria ou outra. Mas estamos sempre contando essa história sobre Wanda lidando com a dor e aprendendo a aceitar essa perda, e esperançosamente as pessoas acharão que o final é surpreendente, mas também satisfatório, e que parece inevitável porque é a mesma história que eles têm assistido o tempo todo.

ENTERTAINMENT WEEKLY: Eu imagino que seria tão gratificante para um cineasta poder mergulhar profundamente na dor e na perda, enquanto também joga na caixa de areia da Marvel cheia de loucura e de ação.

Absolutamente. O desafio como diretor foi único. Nunca mais terei um trabalho assim. Este foi o trabalho de uma vida inteira, ser capaz de recorrer a todos os conjuntos de habilidades diferentes. Mas o que mantém tudo unido é que ele tem um grande coração. É uma história de amor, é uma história de perda, e acho que ressoa ainda mais nesta louca pandemia à qual estamos todos tentando sobreviver agora. Acho que todos nós podemos entender de onde Wanda está vindo, então isso ajuda a ressoar um pouco mais.


Wandavision conta com Elizabeth Olsen como a Feiticeira Escarlate e Paul Bettany como Visão. Também teremos Kat Dennings como Darcy Lewis, Randall Park como Jimmy Woo, Teyonah Parris como Monica Rambeau, Kathryn Hahn como Aghata Harkness, Fred Melamed e Debra Jo Rupp, como Senhor e Senhora Hart, Emma Caulfield como Dottie e Evan Peters como "Tio Pietro". Também foi confirmado os nomes de Jolene Purdy, Asif Ali, Shane Berengue, dentre outros. A direção é de Matt Shakman e o roteiro é assinado por Jac Schaeffer. O último episódio sai nessa sexta no Disney+ e mal podemos esperar pra ver!


comments powered by Disqus