quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Caixa mágica do Doutor Estranho teria função diferente em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

 O supervisor de efeitos visuais da Framestore, Adrien Saint Girons, que trabalhou com a equipe de efeitos visuais em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, conversou com Befores & Afters sobre o design da caixa mágica do Sanctum Sanctorum do Doutor Estranho que vimos no filme, chamada de Machina de Kadavus. Saint Girons explicou como ela e a sua equipe projetaram a caixa, que na verdade levou "muito tempo" para ser concluída para garantir que parecesse certa para o filme. Isso levou a "muitas mudanças" ao longo do processo, e ainda teve "toda uma história de fundo" que acabou sendo "simplificada" durante a produção:

"Nós projetamos isso. Essa foi, muito bizarramente, uma das coisas em que passamos muito tempo. Você não imaginaria, mas foi um processo muito demorado. Levou muitas iterações para surgir com exatamente a aparência certa e o mecanismo certo para a caixa. Houve muitas mudanças que ocorreram. Costumava ser um tipo de quebra-cabeça muito mais mecânico - não sei se você já viu esses vídeos de Chris Ramsey on-line onde ele está resolvendo grandes quebra-cabeças. Havia toda uma história de fundo que foi simplificada no final."

Trabalhar a caixa do set físico até a pós-produção foi outro desafio, pois começou como "um cubo verde" antes que os detalhes do visual e da mecânica evoluíssem ao longo da pós-produção. A ideia central centrou-se em Strange trabalhando entre enviar os vilões de volta aos seus universos e conter o feitiço que deu errado:

 "Uma coisa que foi muito boa com este filme desde o início é que estávamos envolvidos no processo criativo. A caixa começou como um cubo verde e a ideia por trás da caixa evoluiu. A forma como a caixa funcionava mudou ao longo do tempo. A ideia geral sempre foi que era algo que Strange está resolvendo e mandar os caras de volta para seus mundos. Mas neste caso, no final, era para conter o feitiço que deu errado. Foi um pouco de um papel híbrido e transformado nesse sentido."



O processo de planejamento começou com a certeza de que a caixa parecia "antiga" e "complexa", além de ser "um mecanismo interessante". A equipe queria ter certeza de que parecia um dispositivo que precisava de um mago verdadeiramente poderoso e forte para trabalhar:  “O resumo inicial era que deveria parecer antigo, complexo e um mecanismo interessante. Nós tínhamos esses mecanismos de dobradiça, e então o visual era algo em que tínhamos que descobrir a quantidade certa de metal versus madeira versus pedra para dar a sensação de um artefato antigo."

"A quantidade de arte envolvida, em primeiro lugar, no design, mas depois na criação e modelagem da coisa, é meio louco. O mesmo objeto na realidade teria sido incrível de ver, mas estou muito feliz com a forma como saiu, fundamentalmente. Mesmo que seja uma coisa de fundo em todo o filme, está presente em toda a experiência. E o que foi legal é que nós o projetamos, passamos para os outros fornecedores e eles mantiveram isso indo ao longo do filme após a sequência de perseguição em que trabalhamos."

O artista de efeitos visuais confirmou que esta caixa era o item MacGuffin do filme, compartilhando o quão "massivamente importante" era para o enredo. Ela também descreveu o quão divertido foi o processo de desenvolvimento, o que aumentou sua autenticidade na edição final:  "Exatamente, é essa peça extremamente importante do filme. Gostei muito desse processo de design, por mais tedioso que seja, considerando o tempo que levou. Muito pensamento e energia foram investidos nisso, e acho que isso só contribui para torná-lo algo que sinta-se autêntico."






Enquanto a maior parte da ação de sucesso de Sem Volta para Casa se concentrou nos retornos de cinco vilões e os Homens-Aranha de Tobey Maguire e Andrew Garfield, alguns dos principais jogadores de apoio também tiveram seu tempo para brilhar. Um desses jogadores foi a caixa mágica Machina de Kadavus, que acabou sendo um acessório emocionante para desenvolver à medida que os efeitos especiais se juntavam.

A parte mais interessante disso é a história de fundo não revelada que foi originalmente planejada para a caixa mágica, que nunca chegou à tela dos cinemas durante as cenas em que o mecanismo foi apresentado. Enquanto outros artefatos do Sanctum, como o Olho de Agamotto e o Manto da Levitação, viram seu quinhão de história em profundidade e tempo de tela, esta nova caixa ainda permanece um mistério sem a história de fundo.

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Jorge Lendeborg Jr. (Jason Ionello), Arian Moyad (Agente Cleary), dentre outros.

Coveiro

comments powered by Disqus