terça-feira, 1 de fevereiro de 2022

O que aconteceu no final de INFERNO de Jonanthan Hickman?

No final do ano passado, a "Era Hickman" nos X-Men chegou ao fim... ou quase isso. Há uma despedida do autor que revolucionou a franquia mutante os colocando em outra projeção no cenário político mundial, mas as consequências de seu trabalho na 'Era Krakoana' ficarão ainda nos novos roteiristas que assumem a partir de aqui. Não se sabe ainda a influência que Hickman terá daqui pra frente, mas seu final em "Inferno" certamente surpreendeu com algumas revelações e deixou algumas consequências e pontas intrigantes.  Como já falamos aqui da primeira e segunda edição e todas as mudanças feitas no Conselho Silencioso, nosso foco nessa matéria é apenas na edição 3 e 4 da minissérie.


A história começa em algum momento no passado, quando Charles Xavier revela a Cifra seus planos para o futuro e o convence ajudar a criar um link com a ilha mutante Krakoa e usá-la para criar seu sonho de uma grande nação. Cifra então é deixado todo esse tempo até o começo que vimos em "Dinastia X" naquele pedaço de terra vivo com a ajuda de Warlock se unindo a Krakoa. Cifra e Warlock não parecem confiar muito no Professor X hoje em dia, mas entendem os planos. E assim a coisa desevolveu. Foi possível criar as primeiras ressureições, habitats específicos para moradas e a flor que abre portais. Em contrapartida, a Ilha passaria a se alimentar um pouco de cada mutante sem prejuízo da saúde de todos eles. As coisas de fato estavam dando certo em perfeita simbiose.

Passados alguns meses, vemos a abertura e anúncio de Krakoa para o mundo. E nos deparamos com a imagem de Cifra, Krakoa e Warlock espionando a reunião de Xavier, Magneto e Moira MacTargget em que eles discutem sobre o perigo da ressureição da Sina e a ideia de impedir ao máximo a ressureição dela. Cifra percebe que estava de fato certo quanto ao seus temores e desconfianças iniciais.


No presente, Mística e Sina se encontram com Emma Frost no Palácio Branco. Durante o encontro, Emma revela que Moira está viva e trabalhando com Xavier e Magneto. Mística não acredita nela e Emma então revela mais, que Moira é mutante e tem um poder especial. Para convencer a vilã, a Rainha Branca decide usar sua telepatia para mostrar a Mística e Sina as várias vidas de Moira MacTaggert que ela conseguiu descobrir ao escanear as mentes de Xavier, Moira e Magneto durante seu encontro com eles em Inferno #2.

A visão das vidas de Moira deixa até mesmo a Sina atordoada, que passa a entender os temores de MacTargget uma vez que em outra vida elas foram responsáveis por matá-la de forma cruel. Emma acredita que Moira é um perigo pois em seu plano a longo prazo, ela poderia apenas se matar e voltar em outra vida refazendo seu jogo com ainda menos falhas. Apesar de ter se negado a aliar e virar uma cumplice, Emma diz que não está escolhendo lados na próxima luta, mas nivelando as coisas até mesmo para Mística e Sina em seu conflito com Xavier, Moira e Magneto. Sina prenuncia que a Rainha Branca ainda tem um presente para elas e isso fará toda diferença no jogo.

No dia seguinte, Moira se teletransporta para seu esconderijo em Paris. Enquanto caminhava pelas ruas, MacTargett é capturada por agentes da Orquídea e levada para uma das bases locais dele.

Na Casa de M, Magneto parece lamentar a Xavier o peso que eles carregam de saber sobre as várias linhas do tempo. Erik ressalta que de novo tudo sempre se resume a ser um conflito “nós ou eles” e que parece não ter fim, mas então admite que Xavier o convenceu de que ele está certo sobre o que eles estão fazendo. Charles mostra confiança no que estão fazendo, diz que eles vencerão e ainda estão no controle. 

A conversa dos dois "patronos" é então interrompida por uma pedido de ajuda mental da Moira. Magneto ativa então um mecanismo e rapidamente encontra Moira presa em Terra Verde, num lugar chamado Orchis Node.


Na Forja Orchis, circulando o nosso sol, a Sentinela Omega revela a Nimrod que ela vem de um futuro onde os mutantes são a espécie dominante e vencem mesmo quando os humanos restantes tentam derrotá-los com uma versão diferente das Crianças da Câmara ou uma versão mais prematura do Nimrod de sua realidade. Os mutantes de sua realidade foram capazes até mesmo de derrotar as máquinas mais avançadas chamadas "dominações" usando poderes de celestiais e a lâmina Fênix. Ela conta que ela era a última não mutante restante naquele futuro, então ela baixou sua mente em uma máquina e a enviou através de um buraco negro para viajar no tempo e carregou sua mente para o corpo atual de Karima Shapandar. Com seu conhecimento, ela foi capaz de ajudar a criar a Orquídea com o Dr. Killian Devo.

Um dos extras da edição explica melhor a complexa linha do tempo da Sentinela Omega e como sua consciência veio parar na nossa. A conversa entre Karima e Nimrod é interrompida pelo alerta da chegada de Xavier e Magneto na base da Orquídea para resgatar Moira.

Em Terra Verde, Magneto e Xavier invadem as instalações de Orchis Node. Eles ficam chocados ao encontrar a instalação cheia de cadáveres de agentes da Orquídea. Magneto consegue descobrir onde Moira está sendo mantida. Mas na verdade ao avançar no lugar, ele descobre apenas o braço arrancado dela onde deveria estar o transmissor. 

Em outro lugar, Mística diz a Moira que Xavier e Magneto não poderão salvá-la. É então mostrado que Mística cortou um dos braços de Moira. Então, em Orchis Node, Nimrod e a Sentinela Omega Sentinel se teletransportam com um exército de agentes afim de acabar de vez com Xavier e Magneto. É o fim da penúltima edição!


A edição 4 começa deste mesmo ponto com uma reviravolta. Apesar de muito maior em números, o Nimrod e a Sentinela Omega decidem matar todo o seu exército humano presente. Eles definem que os mutantes como eles são os titãs daquela luta e que deve ser um embate entre eles. Após o massacre, Karima demonstra desdem pela causa humana dizendo que "isso é o quanto eles se importam com eles". 

Então, começa o violento combate entre os dois lados, com a Sentinela Omega e Nimrod rapidamente sobrecarregando Magneto e Xavier com sua tecnologia avançada. Charles, ainda determinado a encontrar Moira MacTaggert, usa todo o seu poder e usa a telecinese para desmontar Nimrod enquanto Magneto se segura num mano a mano na luta contra Omega. Nimrod se recompõe, destrói cérebro e ameaça esmagar o crânio de Xavier se Magneto não parar seu ataque a Karima. Magneto se vira para atacar Nimrod, mas Charles o detém dizendo que se eles sairem dali mortos, perderam o conhecimento que acabaram de descobrir. Magneto aceita o acordo, mas acaba se vendo enganado. Nimrod mata Xavier e depois de muito esforço elimina Magneto, que grita clamando vingança antes de perecer.

Voltando algumas páginas em meio a essa luta, finalmente temos o paradeiro de Moira. Ela está de volta a Krakoa, com Mística a ameaçando. Moira se gaba de que não pode morrer e Raven então atira em Moira MacTaggert à queima-roupa. Quando o tiro é disparado, é revelado que a arma que foi usada é a arma especial que Forge criou no passado que não se destina a matar, mas transforma um mutante em humano. Foi esse o presente que Emma deu a Mística e Sina para "equiparar" os lados.


Mesmo derrotada e prestes a morrer (desta vez sem ressureições), Moira parece determinada e desdenha do plano das duas vilãs. Ela ironiza que Mística acha que irá "travar" essa realidade se ela matar Moira, mas MacTarggett já viu muitas vidas passadas em que foi derrotada pra acreditar nisso. Ela sempre viu os mutantes perderem, seja as Máquinas vencendo ou os humanos vencendo. Moira sequer acreditava no sucesso do plano atual que montou com Xavier e Magneto.

Moira reclama que ela estava tentando salvar a todos. Sina a provoca e força a mão de Moira e a faz admitir que ela realmente queria “curar” mutantes. Moira então revela que a cura que ela criou em uma de suas vidas passadas não era tirar o gene mutante, mas sim garantir que as crianças nunca se tornassem mutantes em primeiro lugar. Mas seu plano não seria executado nessa vida. E nem ela teria uma próxima para tentar.

Enquanto Mística se prepara para matar Moira, eis que temos a chegada providencial do Cifra para impedir o pior. Mística tenta ameaçar o jovem, mas ele está bem protegido ao lado de Warlock, sua esposa Bei Lua Sangrenta e Krakoa aparecem. Doug está ali para lembrar a Mística da regra de Krakoa de que eles não matam humanos, que é o que Moira é agora. Mas mais que isso, está ali para impedir um futuro pior para aquela realidade.

É quando Sina avisa a Mística que Cifra é um "axis desconhecido" ali para o futuro e que ela agora enxerga que há três caminhos possíveis à sua frente agora que Cifra se revelou. Num deles, Mística mata Moira e é exilada, o que leva Sina a morrer em seis meses sem conseguir alcançar seus planos no Conselho Silencioso. A segunda possibilidade é Mística e Sina tentarem matar Doug, mas isso leva Mística a ser morta e Sina a ficar no Conselho Silencioso por um tempo, mas mesmo assim com uma improvável chance de ver que a Mística seja ressuscitada. O último é aquele em que Moira poderia deixar Krakoa com um futuro desconhecido, pois Moira tem vários caminhos que podem ser percorridos dependendo de suas escolhas depois de deixar Krakoa. Nessa possibilidade, Mística e Sina entrariam no Conselho Silencioso e teriam uma chance.

Após ouvir todas as opções, Mística deixa Moira livre e reclama que Cifra deveria ficar de fora. Doug diz que ela não deve reclamar do que conseguiu. Warlock fornece então a Moira um braço substituto com sua tecnologia orgânica e Krakoa abre um portal de uso único para Moira usar. Será a última vez como humana que ela poderá passar e usar aquela tecnologia. Moira parte com Mística dizendo a ela para aproveitar sua humanidade enquanto pode.

Uma semana depois, Emma Frost ressuscita Magneto e Xavier. Emma não perdeu tempo em revelar que ela usou o período de uma semana para revelar tudo ao Conselho Silencioso sobre o que os dois "patronos" escondiam. Agora, todos do Conselho chegaram a um acordo para também assumir o segredo e as mentiras de Xavier e Magneto. Emma devolve a Xavier o capacete Cerebro enquanto o chama de "O líder dos mutantes que é o mais culpado de todos".

Mais tarde, o Conselho Silencioso agora composto por Charles Xavier Magneto, Sina, Senhor Sinistro, Exodus, Mística, Kate Pryde, Emma Frost, Sebastian Shaw, Noturno, Colossus e Tempestade, com Cifra sempre presente ali do lado, se reúnem para sua última reunião. A história termina definindo cada um deles com uma característica em particular e lembra que Krakoa foi criada para durar... apesar dos conflitos... para sempre. 



É o fim da magnífica fase de Jonanthan Hickman, que veio acompanhado de Valerio Schiti e Stefano Caselli. Como já salientei, é uma despedida em que o autor deixa muito de sua assinatura, então não dá pra saber até quando veremos suas influências por aí. A verdade é que é quase uma passagem de bastão e muito dessa história aqui veremos sendo repercutida em X Vidas/Mortes de Wolverine e nos X-Men Imortais de Kieron Gillen. Não podemos perder essa boa fase de vista.

Coveiro


comments powered by Disqus