quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Grandes Histórias Marvel no Brasil: Escolhendo os '11 titulares' dos quadrinhos!

De quatro em quatro anos é sempre a mesma coisa: todo o país se conecta para assistir aos jogos da seleção na Copa do Mundo. Em uma espécie de confraria, o Brasil, um dos países mais tradicionais do futebol, tem sua torcida como uma das mais apaixonadas do planeta. Antes de cada convocação para a disputa da Copa, muitos torcedores escolhem os seus preferidos. Sempre tem “aquele” que quase ninguém levaria e aquele que é unânime na lista. Cada convocação sempre tem suas polêmicas. Sempre foi assim e sempre será. Por isso, listas são coisas pessoais, não uma verdade absoluta. Toda lista é carregada de particularidades e gostos distintos. E aproveitando a convocação para a Copa 2022 no Qatar, resolvi convocar os meus 11 titulares. Não, não são os 11 jogadores que colocaria em campo, e sim, meus 11 quadrinhos da Marvel de todos os tempos!

A clássica frase: “Qual quadrinho você levaria para uma ilha deserta? ” Sempre é perguntada para os colecionadores. É difícil selecionar os preferidos no meio de tanta coisa boa. Mas como um verdadeiro, “técnico”, não posso fraquejar, e decidi selecionar os meus 11 titulares da Marvel de todos os tempos.

No Gol, o camisa 1: “Marvels”.

Todo time começa por um grande goleiro. Para iniciar essa escalação começo com a série “Marvels” de Kurt Busiek e Alex Ross. A História narrada pelo fotógrafo Phil Sheldon, testemunha ocular da criação do primeiro Tocha Humana até a morte de Gwen Stacy é o atestado de amor de Kurt Busiek ao Universo Marvel. 

Na lateral direita 2: “Projeto Marvels”

O período Timely da Marvel foi o embrião da editora. De 1939 até 1950, a primeira fase engloba a Era de Ouro dos quadrinhos. A série "Projeto Marvels" publicada em 2010 pela Panini é a publicação que melhor compõe esse período. Escrito por Ed Brubaker e ilustrado por Steve Epting, Projeto Marvels é um baita quadrinho que passou meio despercebido por aqui. Ed Brubaker narra uma grande história, conectando os principais personagens da era Timely. Uma das grandes sacadas são os pontos de vista de como o Anjo surgiu, os bastidores da criação do primeiro Tocha Humana, como Steve Rogers veio a se tornar o Capitão América e a conexão entre todos eles. A utilização do Defensor Mascarado, personagem que no Universo Marvel atuou bem antes da Segunda Guerra Mundial no período do Faroeste americano é de uma sacada que poucos irão pegar. Projeto Marvels é uma grande história contada com maestria por Brubaker e Epting.

Primeiro zagueiro 3: “A Saga Cósmica de Warlock”.

Quando Stan Lee e Jack Kirby criaram o personagem “ELE”, em uma história aleatória no Thor, ninguém imaginaria que esse personagem teria uma fase maravilhosa. Ninguém, com exceção de Jim Starlin, grande artista desta fase. Starlin, já havia feito bonito nas histórias do Capitão Marvel, criando Thanos e expandindo as histórias cósmicas da Marvel. Depois, Starlin transformou ELE em Adam Warlock, produzindo uma das principais histórias do personagem culminando na fantástica “Saga de Thanos”. Um épico da Marvel.


Quarto zagueiro 4 “A Morte do Guardião”.

A Tropa Alfa foi criada por John Byrne nas histórias dos X-Men. Jim Shooter, editor-chefe da Marvel entre os anos 1970 e 1980, pediu para que Byrne criasse histórias para o grupo. De todas as mortes da Marvel, a do Guardião, líder da Tropa Alfa, publicada em Grandes Heróis Marvel n°15 em 1987 pela Abril foi uma das mais impactantes. A contagem regressiva, até o momento da explosão, é um dos grandes momentos da Marvel. John Byrne é gênio.

Primeiro volante 5 “Thor de Walter Simonson”.

Para mim, a melhor fase do personagem. Walt Simonson além de recriar as estruturas de Thor e de todo o panteão de Asgard, apresenta um novo personagem empunhando o Mjolnir. Simonson acaba abusando positivamente de toda a mitologia de Stan Lee e Jack Kirby em uma fase longeva e épica. 

 


Lateral esquerdo 6 “Surfista Prateado de Stan Lee e John Buscema”

De tudo que Stan Lee fez nos quadrinhos, o seu Surfista Prateado com os belos e incríveis desenhos de John Buscema é até hoje o quadrinho mais cult e filosófico da Marvel. Uma aula sobre assuntos que ainda discutimos como: racismo, imigração e empatia.

 


Segundo volante 7 “Capitão América de Roger Stern e John Byrne”

Essa curta, porém, marcante fase de Stern e Byrne com o Capitão América é até hoje a fase mais próxima do personagem com seu lado mais humano. Muitos detalhes de sua vida pessoal, entrelaçada com momentos de seu passado, apresenta um Capitão América imponente, mostrando porque ele é o maior personagem da Marvel e líder dos Vingadores.


Meia armador 8 “A Morte de Gwen Stacy”

Impossível não se emocionar com a Noite em que Gwen Stacy Morreu”, a história mais impactante da Marvel que redefiniu a história dos quadrinhos mundiais. 



Centroavante 9 “A Trilogia de Galactus”.

Considerados por muitos como um dos pontos altos da parceria Stan Lee e Jack Kirby, a Trilogia de Galactus, ou a Chegada de Galactus é uma daquelas histórias fundamentais para compreender a primeira década da Marvel Comics. Aproveitando as numerações da revista que estava chegando na edição nº 50, os criadores do Universo Marvel fizeram a história de um Deus superpoderoso invadindo a terra. Galactus, o Devorador de Mundos era até aqui a maior ameaça que a Marvel havia apresentado em suas revistas e o maior desafio do Quarteto Fantástico. Galactus é um ser que se alimenta da energia dos planetas, e a Terra era o seu próximo alvo. E para localizar planetas, Galactus conta com a ajuda de seu arauto, o Surfista Prateado



Primeiro Atacante 10 “Demolidor de Frank Miller”.

Nunca, um personagem se adaptou tanto com um artista como Demolidor se adaptou com Frank Miller. O exemplo de casamento perfeito entre personagem e artista. Toda sua passagem pelo Homem sem Medo é maravilhosa. “O Rei deve Morrer”, “A Morte de Elektra”, “Garra”, “Roleta-Russa”, “A Queda de Murdock”...um clássico. 



Segundo atacante “A Saga da Fênix Negra”.

X-Men de Chris Claremont e John Byrne é algo fora da curva. É algo parecido a Pelé, Romário, Ronaldo…. Essa fase é o que me fez gostar de quadrinhos e a evolução das histórias dos mutantes, chegava ao clímax com Jean Grey enlouquecida com a força Fênix. 



Como um bom time, precisamos ter o nosso banco de suplentes. Além dos titulares, os reservas então sempre prontos a entrarem em campo. Os outros que compõem esse time são: 

12, Nick Fury de Jim Steranko, 13, Quarteto Fantástico de John Byrne, 14, X-Men, Dias de um Futuro Esquecido, 15, Vingadores de Roy Thomas e John Buscema, 16, Conan de Roy Thomas e Barry Windsor-Smith, 17, A Última Caçada de Kraven, 18, Os Supremos, 19, Demolidor de Ann Nocenti e John Romita Jr, 20, A Saga de Korvac, 21, O Demônio da Garrafa, 22, Thor, A Deusa do Trovão, 23, Illuminati- Rumo a Guerra Civil, 24, Novos X-Men, 25, Homem-Aranha- o Capítulo Final, 26, Elektra Assassina e 27, X-Men: Deus ama, Homem mata!

Com esse time, impossível não ser campeão!


Alexandre Morgado

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil, livro que narra a história da Marvel em nosso país, relançado em 2021. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

comments powered by Disqus