segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Tenoch Huerta devolve a gratidão aos brasileiros em sua vinda a CCXP 2022

O ator de Pantera Negra: Wakanda para Sempre, Tenoch Huerta, que vive o Namor dos cinemas, esteve na CCXP 22, um dos maiores eventos de cultura pop do mundo neste fim de semana.  Huerta se encontrou com o público no Palco Thunder na sexta-feira e teve uma longa conversa sobre representatividade e a importância de mais personagens como o dele em Pantera Negra. O ator também concedeu uma série de entrevistas e bateu muitas fotos com os fãs.

No palco, ele revelou ter estudado jornalismo, mas se descobriu ator após sua segunda visita ao Festival de Cannes. Para ele, era importante se tornar ator “porque havia poucos atores mexicanos de pele escura e ‘se não podemos ver, não podemos sonhar’ se tornar algo”. O ator continuou falando sobre a importância de se ter personagens não-brancos em papéis de destaque. “Temos sangue africano e latino e poder sentir orgulho disso é muito bom. Fizemos US$ 700 milhões em um mês. Não sejam racistas, a melanina também vende”. 


Encantado com o Brasil, o ator subiu ao palco vestindo uma camisa da seleção brasileira com seu nome e revelou que torceu muito pelo time no jogo contra Camarões. “Eu me sinto em casa aqui. Gostaria de morar no Brasil”, brincou, se convidando para o Carnaval 2023. “É uma sensação muito bonita, porque descobrimos que, mesmo a milhares quilômetros, ainda somos iguais [latinos]. Entender o potencial cultural, social e histórico da América Latina é muito importante e eventos como a CCXP, a maior conferência do mundo, são importantes para falar isso”, continuou.

Ainda falando sobre a importância de termos atores latinos em grandes filmes hollywoodianos, Huerta citou o brasileiro Wagner Moura: “ele é fantástico”. Ele segue citando colegas da Marvel e diz que “nós, artistas latinos somos muito bons. Diego [Luna, mexicano] e Gael [Garcia Bernal] também abriram muitas portas. Podemos fazer grandes papéis”. 



Tenoch Huerta não chegou a conhecer o primeiro Pantera da Marvel, mas reconhece a potência de Chadwick Boseman para as causas raciais no cinema. “Chadwick foi fantástico. Não tive a oportunidade de conhecê-lo, mas sempre que falavam dele, eu podia ver nos olhos de todos um brilho, alegria e felicidade verdadeiros. Para mim, ele deveria ser uma grande ser humano para provocar isso em tanta gente. Seu legado como ator e ativista é maravilhoso e foi uma honra fazer parte dessa homenagem [Wakanda Forever]. Por isso, sempre que eu chegava no set pensava ‘é hora de homenagear esse gigante que foi Chadwick Boseman’”.

O ator mais uma vez defendeu seu personagem dizendo que “Namor não é um vilão, é um anti-herói que busca proteger o seu povo. O filme dá uma profundidade maior que apenas isso [ser vilão]. Mas o espectador é quem tem que responder se para ele Namor é um vilão ou não”. Ele também repetiu a história sobre mentir que sabia nadar no palco: “Ryan Coogler me perguntou se eu sabia nadar e eu respondi que nunca havia me afogado”, contou ele com gargalhadas. Ele disse que não sabia nadar, mas aprendeu a boiar e prender a respiração com um amigo. “Eu consigo prender a respiração por cinco minutos. Namora [Mabel Cadena] conseguiu ficar oito. Mergulhar é como meditar. Ficar embaixo d'água foi maravilhoso.” 



Ao gshow, Huerta repetiu sua torcida pelo Brasil e soltou que "Vai ter uma estrela a mais aqui! Essa Copa vai trazer mais uma estrela aqui. Eu apostei!". Recebido com muito amor pelo público brasileiro, o mexicano de 41 anos refletiu sobre as semelhanças e diferenças entre os países da América Latina. Além do calor das pessoas, a similaridade da ocupação urbana chamou a atenção. "Vi semelhanças em muitas coisas. Facilmente poderia viver aqui", contou. No papo, o ator brinca que não esperava a recepção tão calorosa dos fãs: "Sou famoso há 1 mês".

Perguntado sobre o processo de colonização que México e Brasil sofreram e as semelhanças e diferenças entre os dois países, o ator mexicano, que também é escritor e fala bastante sobre o assunto, respondeu que "Vivemos na mesma região geográfica, somos parecidos, mas não somos um só. Acredito que, nesse sentido de termos vindo de nações que foram colonizadas, compartilhamos as mesmas feridas, a mesma dor. E aí podemos nos conectar. Nos reconhecermos aí, trabalharmos juntos, nos ajudar como povos irmãos. Mas respeitando as diferenças, que somos povos que vivem de forma diferente."


Pantera Negra: Wakanda para Sempre será de novo dirigido por Ryan Coogler, que é co-escrito por Joe Robert Cole. O filme contará com vários atores e atrizes que retornam a franquia como Danai Gurira voltando como Okoye, Letitia Wright como Shuri, Angela Bassett como Ramonda, Lupita Nyong'o como Nakia,Florence Kasumba como Ayo, Winston Duke como M'Baku, Martin Freeman como Everett Ross, Danny Sapani como M'Kathu e Dominique Thorne irá estrear no filme como Riri Williams. Tenoch Huerta será o vilão principal dessa história como uma versão adaptada de Namor. Também está confirmado Michaela Coel como a Dora Milaje Aneka, Mabel Cadena como Namora e o Alex Livanalli como Attuma.

Coveiro


comments powered by Disqus