terça-feira, 5 de janeiro de 2021

X-Men: O Mundo Mutante pós-X de Espadas

Muitas das consequências do final de X de Espadas já foram mostradas no final do crossover, na edição especial chamada "Destruction". Mas muita coisa ainda há de se desenrolar nos dias que seguem o fim do torneio. A edição #16 da mensal dos X-Men traz um pouco mais dessas mudanças que atingem em cheio a comunidade mutante de Krakoa.

Pra começar, é chegado o momento para finalmente Arakko emergir fisicamente em nosso plano. Aquela pequena ilha que se juntou a Krakoa era apenas uma "ponta" da outra metade da antiga Okkara. Agora, era preciso Krakoa afastar a pequena ilha pra que finalmente a GRANDE Arakko surgisse. E quando apareceu ela era muito maior que Krakoa. Contudo, quando tentaram se reunir em uma só, elas não conseguiram unir as raízes.


Ao que parece, as duas ilhas não mais se entendiam como antes depois do torneio. A manifestação viva de Krakoa então se ergueuu da terra e foi até o oceano que dividia as duas ilhas para falar com uma manifestação gigante e humanoide de Arakko. Contudo, não houve diálogo entre as partes. Literalmente. Cifra, que intermediou a conversa entre as duas Terras, foi depois avisar ao Conselho Silencioso que não teria mais reunificação. Segundo Doug, Krakoa e Arakko ficaram tanto tempo afastados que não se entendiam mais. Tinham morfologia tão derivadas e mudanças de ambiente tão drásticas que praticamente "não falavam mais a mesma lingua".

O Conselho Silencioso então questionou então o porquê de todo o trabalho com o Torneio de Espadas, e Cifra lembrou ao menos que houve certa união com o casamento dele e de Bei. A pedido de Xavier, Douglas insistiu em perguntar a Krakoa se havia chance de um ponto em comum entre as duas. Krakoa respondeu que o problema não era ela, mas Arakko. E não só ela, os Mutantes de Arakko. Eles eram pelo menos 20 vezes a mais em número quando comparados a população de Krakoa e talvez não quisessem se submeter a regras deste lado.

Xavier e Magneto foram então até a outra ilha em sinal diplomático levando uma das plantas-portais como presente. Assim, eles poderiam ir de um canto a outro sem atravessar o oceano. Isca os recebeu após matar um demônio de Amenth. Pelo visto, eles também poderiam cruzar para nosso lado. A mutante de Arakko então falou que assim como as ilhas, eles pretendiam firmar governos diferentes do de Krakoa. Lembrou que são governados por séculos pelo "Grande Círculo" por milhares de anos, algo que só agora os mutantes de Krakoa formaram de modo similar com seu Conselho Silencioso.

Xavier também avisou a Isca que o Mundo onde eles agora vivem são divididos com os humanos. Ela ficou surpresa, mas entende que se a raça humana ainda persiste até hoje, pode ser por que eles se mostraram merecedores de um jeito formidável. Magneto comentou que eles são apenas homens. Isca pareceu surpresa, mas disse está aberta a talvez aprender esse jeito mais "leve" de viver dos Krakonianos. Por ora, lembrou a Xavier e Magneto que os Arakkoanos são moldados por milhares de anos pela Guerra. Ainda assim, vai levar a proposta de união deles para o Grande Círculo. Nos Extras temos um pouco do que seria a formação desse "governo".

A edição termina com Xavier e Magneto tentando ao menos resolver o problema do desfalque do Conselho Silencioso. Com duas vagas sobrando, ele pede pra que Jean reconsidere voltar e que Ciclope tome o lugar que antes era de apocalipse. Só que o casal tem uma ideia diferente da dele. Scott  se comprometeu de continuar como Capitão, mas eles não serão parte do Conselho. Eles querem cuidar dos X-Men em si. O conselho está ali para governar, os X-Men devem ressurgir para representar os mutantes.

Como nada mudaria a cabeça deles, Xavier aceitou a decisão deles. Quando perguntaram quem seriam chamados para o time, Scott e Jean surpreenderam dizendo que desta vez seria feita uma eleição em Krakoa para dizer quem deveria estar no grupo. Todos ali poderiam participar lançando candidaturas, menos os membros atuais do Conselho. A eleição valeria para um ano e será anunciada no próximo Gala do Hellfire.

Parece instigante ver um time de X-men que será "eleito pelo povo". É inusitado, mas a função dos X-Men não são mais agora apenas para missões, são representantes de seus heróis também. Hickman como sempre deixando tudo muito instigante. E dessa vez está acompanhado pela bela arte de Phil Noto.

Coveiro

comments powered by Disqus