terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Grandes Histórias Marvel do Brasil: Os Gibis que quase ninguém viu por aqui


 

Se tem uma coisa que os leitores gostam são de gibis, isso ninguém nega. Mas se forem adquiridos de graça ou como brinde, o assunto fica melhor ainda... Desde sua chegada ao Brasil, quando a Ebal trouxe o universo Marvel em 1967, alguns gibis foram distribuídos de graça em alguns pequenos momentos de sua trajetória em nosso país.  

Com os desenhos dos personagens Marvel “bombando” naquele período na TV brasileira, a Ebal em parceria com os postos de gasolina Shell, distribuíram as primeiras revistas da era Marvel. Foram três revistas: Capitão Z com Capitão América e Homem de Ferro, Super-X, com Hulk e Namor e Álbum Gigante com o Poderoso Thor, todas com a edição nº 0. Para conseguir as revistas, era preciso abastecer nos postos e acima de uma quantidade específica de litros, você ganhava as primeiras edições. Essa campanha é ainda a maior em termos de merchandising já feita no Brasil para se divulgar revistas em quadrinhos. Adolfo Aizen dono da Ebal era um visionário, muito do que existe hoje no mercado de quadrinhos se deve a ele. A parceria foi um sucesso, e ajudou com que a marca Marvel se estabelecesse por aqui. 

No ano seguinte, em outubro de 1968, a Ebal publicou uma edição especial, chamada “Super-Heróis na Semana da Criança”, uma edição especial de Super-X, em comemoração ao dia das crianças. A revista, em parceria com um supermercado do Rio de Janeiro chamado Casas Sendas, teve distribuição gratuita pelo supermercado. Outra grande jogada da Ebal, sabendo que o local tinha uma grande frequência de pessoas, especialmente famílias acompanhadas com crianças, a parceria unia o útil ao agradável...As histórias no especial da Casas Sendas eram republicações, apenas a capa era diferente. Essa edição especial se tornou uma das edições Marvel da Ebal mais raras de serem encontradas. Dificilmente é encontrada por aí por menos de R$300,00. 


                  

Depois da Ebal, a Editora Abril, após iniciar com a Marvel em 1979, se estabeleceu com os personagens de Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko em um dos períodos mais férteis no Brasil. Em uma outra parceria entre a Marvel, a Abril e a empresa de brinquedos “Gulliver”, chegava à linha Marvel “Super-Heróis: Secret Wars – Guerras Secretas”, com os brinquedos dos principais personagens da editora. A linha de brinquedos foi lançada em 1985, e na compra de um boneco, você ganhava uma edição especial como brinde, apresentando mini histórias de alguns personagens que participavam da saga. A edição é até hoje a menor revista Marvel já editada no Brasil (10 x 13,5 cm).

Depois de 22 anos com a Abril, a Marvel migrava para a Panini, e a partir de 2002 uma nova era se iniciava. A Panini hoje publica os mais variados tipos de quadrinhos. E com os filmes chegando nessa fase com a Panini, algumas edições para promover os filmes chegaram por aqui.

O primeiro filme do Hulk, dentro do universo da Marvel Studios, dirigido por Louis Letterier, com o Edward Norton no papel principal de 2008, ganhou um Box personalizado com duas edições que acompanhava o DVD do filme. A primeira, era uma reimpressão colorida da revista Incredible Hulk nº 01, publicado originalmente em 1962. Diferente da sua versão original, essa edição era em formatinho, e é um dos itens mais raros de edições promocionais editadas no Brasil. A outra que acompanhava o Box é uma edição apenas desenhada sem nenhum texto com quatro histórias com desenhos de Adam Kubert, no estilo Marvel, Tommy Ohtsuka no estilo Mangá, Salvador Larroca, no estilo Europeu e Katsuya Terada no estilo Dark & Brooding. O Box ainda acompanha uma edição de Cards com cenas em Storyboard. Sem dúvida um grande item de colecionador.



Desde 2012, a Marvel, em parceria com a empresa Visa, desenvolve histórias em quadrinhos com foco no valor e a na importância de poupar e administrar a nossa vida financeira, ensinando de uma forma divertida, princípios de finanças e gestão. No Brasil, foram lançadas duas edições nesses moldes. Primeiro, a edição Vingadores – Salvando o Dia, de 2012, e depois, Guardiões da Galáxia – O Poderoso Plano de Rocket, de 2016, ambas com apenas 16 páginas, em formato americano. Para adquirir as revistas, era preciso entrar em contato pelo site da Visa, pedindo o gibi, que era enviado gratuitamente pelos Correios. O único problema foi a divulgação desse projeto. Pouco foi falado e quase ninguém viu essa promoção. Apenas alguns colecionadores mais espertos se atentaram nessa. 



Com a chegada do primeiro filme dos Vingadores em 2012 nos cinemas, o site de compras Submarino, em conjunto com a Marvel.com, fez outra parceria com algumas revistas, que foram distribuídas como brindes em algumas salas de cinema- as revistas promocionais apresentavam a primeira história de cada personagem.  No total, foram quatro revistas, distribuídas com os personagens Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e Thor. As histórias são as primeiras de cada personagem produzidas por Stan Lee e Jack Kirby.



Outra edição publicada foi o Fac-Símile da primeira aparição do Homem de Ferro. A revista em inglês, era um brinde que acompanhava o DVD do filme Homem de Ferro 3. E por fim, uma edição em formatinho chamada “Marvel e Dell Apresentam: Ant-Man & The Wasp” chegava ao Brasil em agosto de 2018. A revista é uma parceria entre a Marvel Comics e a Dell Computadores e foi vendida exclusivamente como item do Omeletebox (clube de assinatura do site Omelete).


 

Todas essas revistas, mesmo sendo brindes, acabaram virando itens de coleção, principalmente pela baixa tiragem. Algumas dessas revistas viraram mosca branca e não são encontradas com tantas facilidades.

Alexandre Morgado


----

Alexandre Morgado é cartorário do 15° Tabelionato de São Paulo. É também autor do livro "Marvel Comics - A Trajetória da Casa das Ideias do Brasil", livro que narra a história da Marvel em nosso país, publicado em 2017 pela Editora Laços. O autor possui um acervo gigante de HQs, principalmente com material da Marvel Comics.

Obs: Algumas imagens foram adquiridas através do site Guia dos Quadrinhos!



comments powered by Disqus