quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

Nova edição do livro "Trajetória da Marvel no Brasil" ganha campanha no Catarse

Entrou no Catarse a nova edição do livro “Marvel Comics – A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil” escrita pelo leitor e colecionador Alexandre Morgado. A primeira versão, publicada em 2017 volta pelo Catarse em uma nova edição revisada e ampliada para comemorar os 80 anos da Marvel no Brasil.

A Marvel Comics que desde a sua inauguração em 1939 quando era chamada de Timely Comics, passando a se chamar Atlas nos anos 50, ainda estava se encontrando com suas publicações no começo dos anos 60. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, alguns dos seus personagens foram engavetados, como foram os casos de Miss América, Ciclone e Destroyer. Outros como Namor, Tocha Humana e Capitão América, ganharam uma sobre vida, mas logo também foram deixados de lado. Um dos motivos foi à ascensão da televisão. Mas o ponto negativo foi com as polêmicas criadas pelo psicólogo Fredric Wertham, em suas duras campanhas contra os quadrinhos, acarretando assim uma queda vertiginosa nas vendas das revistas, fazendo com que os personagens da editora ficassem esquecidos.

Martin Goodman, o dono da Timely, desanimado com a sua editora, acabou deixando que o seu funcionário mais antigo, Stan Lee, tomasse conta de tudo no final dos anos 50. Nesse período, Jack Kirby retornaria à editora, depois de ter deixando a Timely após o lançamento do Capitão América em 1941. Outro que se juntava era o desenhista Steve Ditko, que atendendo um pedido de Stan Lee, chegava ao escritório da editora que viria a ser tornar a Marvel Comics. Finalmente em novembro de 1961, chegava às bancas a primeira edição da mais nova revista, Fantastic Four nº 01, inaugurando assim a era Marvel, nome que se consolidaria em todos os cantos do planeta.Muito tempo antes da Ebal trazer para o Brasil, os mais novos personagens em 1967 em conjunto com os postos Shell, os heróis da Marvel, já despontavam no Brasil desde 1940, quando o empresário Roberto Marinho publicou pela primeira vez pelo jornal O Globo, na revista “Gibi” as primeiras histórias do Namor, o Príncipe Submarino.


Desde a sua estreia pelo jornal O Globo, a Marvel, que se chamava Timely, acabou passando por 47 editoras no Brasil, fazendo de sua história uma das maiores epopeias no Brasil. E é nessa verdadeira saga editorial, que o livro “Marvel Comics: A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil” chega ao mercado nacional, contando os 80 anos da Marvel em nosso país. Desde o jornal o Globo, passando pelo Diário da Noite, La Selva, Novo Mundo, Ebal, Bloch, RGE e pelas diversas editoras chamadas “nanicas” até a Editora Abril, e finalmente terminado na Panini e Salvat.

Com diversas curiosidades e histórias dos bastidores, envolvendo os personagens e as revistas publicadas por cada editora. O livro, conta com depoimentos de peso dos editores que trabalharam com as revistas no Brasil. Entre eles Ota Assunção (Ebal), Edno Rodrigues, irmão do editor Edmundo Rodrigues (Bloch), Mário Amiden, Felipe Ferreira (RGE) Hélcio de Carvalho, Jotapê Martins, Sérgio Figueiredo, Marco Moretti, Marcelo Alencar, (Abril), Leandro Luigi Del Manto (Abril, Globo, Pandora) Roberto Guedes (Opera Gráfica Panini), Daniel Lopes, Alexandre Callari, Fernando Lopes (Mythos) Levi Trindade (Panini), Manoel de Souza ( ex-editor da revista Mundo dos Super-Heróis), Vitor Donofrio (Novo Século), Marco Lupoi (Panini Itália), Carol Pimentel (ex-editora da Mythos/Panini), Leonardo Camargo (Mythos/ Panini) a turma da Confraria do Gibi do Rio de Janeiro e diversos outros profissionais e entusiastas que deram seus depoimentos. Entre eles a letrista Lilian Mitsunaga, Renato Frigo do grupo Colecionadores de HQs do Facebook, Sergio Campos do site Marvel 616 e o jornalista Thales de Meneses da Folha de São Paulo, entre outros.  O livro “Marvel Comics – A Trajetória da Casa das Ideias no Brasil” narra o tumultuado mercado brasileiro, mostrando como funcionavam as publicações de quadrinhos, desde os anos 1940 até os dias de hoje. Esse livro é uma homenagem a todas as editoras brasileiras, da menos conhecida até as maiores do ramo, passando pelos principais momentos de cada editora, destrinchando, em detalhes, todas as fases da Marvel Comics no Brasil. Alexandre Morgado, além de colecionador e escritor, também participa deste blog como colunista na coluna “Grandes Histórias da Marvel no Brasil”, com curiosidades sobre a Marvel em diversas épocas no Brasil.  Alexandre comenta sobre a ideia do seu livro...

“Tudo começou de um dia para o outro”, comenta Alexandre Morgado, “Eu nunca tinha planejado um livro sobre a Marvel. O projeto nasceu assim que completei a minha coleção com tudo da Marvel publicado no Brasil. Leio desde os seis e a partir dos 12 eu comecei a colecionar. Finalmente em 2015 realizei esse sonho de ter tudo na Marvel no Brasil. Quando eu conquistei a última que faltava (O Túmulo do Conde Drácula da Saber) foi que resolvi fazer”.

“O projeto foi se encaixando como um quebra-cabeça. O Daniel Lopes do Pipoca e Nanquim trabalhava na época na Mythos, editora administrado pelo Hélcio de Carvalho que foi o responsável por iniciar a Marvel na Editora Abril. Como somos amigos, ele acabou passando o contato, assim como o do Fernando Lopes e do Levi Trindade da Panini. O Leandro Luigi Del Manto, um dos maiores editores do Brasil já era meu amigo pelo Facebook, os demais editores, foram contatados pelo Face – e acabei conversando com todos pelo Face, que acabou sendo uma tremenda ferramenta. Conversei com editores da RGE (Mario Amiden e Felipe Ferreira) Ota Assunção (da Ebal) com Sergio Figueiredo, Marco Moretti, Marcelo Alencar, Jotapê (Abril). Assim, fui conversando e montando essa história da Marvel no Brasil”, comenta.



“Os pontos altos do livro, sem dúvida são os depoimentos dos editores. Todos eles estavam lá, e sentiram na pele todos aqueles momentos em cada editora. Mas o livro por si só ficou muito interessante, pois não trata apenas sobre a Marvel em sim, mas sim sobre o mercado nacional de quadrinhos, e como as coisas eram muito amadoras nas publicações de 40, 50 anos atrás. Hoje eu vejo algumas pessoas reclamarem com a Panini e tudo mais. E comparando o período atual com o de anos atrás, hoje estamos no paraíso. Se pararmos para pensar a Marvel desde a sua chegada nos anos 1940, passou por 47 editoras no Brasil. Dessa forma já dá para imaginar como foi o caminho da Marvel no Brasil. A editora teve um longo e obscuro caminho até chegar aos dias de hoje que sejamos justos, e executado pela Panini com um grande trabalho”...

Esse livro é um livro feito de fã para fã e para quem gosta de Histórias em Quadrinhos. Esse é o primeiro livro sobre uma editora americana em nosso país e espero que atenda as expectativas dos leitores! Diferentemente em relação a edição de 2017, essa nova publicação vai ser mais robusta (com mais de 500 páginas), uma novíssima revisão e com novos textos, novos depoimentos e muitas curiosidades nessa trajetória de 80 anos de Marvel no Brasil.

Para apoiar o projeto é só acessar o link do Catarse: https://www.catarse.me/marvelnobrasil?ref=ctrse_explore_pgsearch&project_id=127767&project_user_id=165859


comments powered by Disqus