segunda-feira, 27 de junho de 2022

As ligações da série da Ms Marvel com Shang-Chi, Thor, Capitã Marvel, Dr Estranho e ClanDestinos!

Com a proximidade do quarto episódio de Ms Marvel, está mais que na hora de falar um pouco e especular algumas coisas que foram trazidas sobre o último episódio da série da Disney+ e que levantou bastante questões sobre a origem dos poderes da jovem Kamala Khan. Desde o episódio 2, ficou bem claro que a origem dos poderes dela viria não do bracelete que era anteriormente de sua vó, mas sim de dentro de si e o antigo artefato apenas "engatilharia" aquela energia que provinha dela. As primeiras respostas quanto a isso, ficaria para o capítulo seguinte onde muitos outros projetos do UCM acabaram sendo referenciados.

Quem assistiu o episódio "Destinada" viu claras referências aos filmes Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Capitã Marvel, Thor: O Mundo Sombrio, Doutor Estranho e até mesmo a um quadrinho pra lá de obscuro da Marvel Comics chamado 'ClanDestinos'. Para organizar melhor esses pensamentos, vamos dividir em alguns tópico

Para entender melhor cada uma dessas referências, vamos organizar tudo em tópicos para vocês:

UM FLASHBACK COM O BRACELETE:

O episódio da semana passada começa justamente no passado com a bisavó da Kamala Khan, Aisha (Mehwish Hayat), e a mãe de Kamram, Namja (Nimra Bucha), junto com outros personagens procurando um bracelete específico numa espécie de ruína no ano de 1942. Eles encontram uma única peça num braço decepado de tom de pele azul. O espectador menos experiênte pode até achar que ele tenha sido separado de um Gênio aparentado ao personagem de Will Smith em Alladin, mas o leitor experiente já pulou da cadeira apontando para ela e com a certeza de que aquilo era um membro de um Kree.

O mais curioso sobre ese bracelete é que as inscrições não parecem ser de fato da Terra como bem notou uma primeira investigação de Bruno e Kamala. E durante o Flashback os personagens que o procuraram se referiram a ele como sendo um "par" e que o outro ainda estava perdido. O bracelete (se combinado com seu par) também seria o único meio de fazer aquele grupo voltar a sua "dimensão" de origem, o que sugere que no mínimo Namja, Aisha e os demais não são terráqueos.

Toda essa história de dois braceletes e que seriam portais para outra dimensão nos sugerem um nome muito forte nos quadrinhos - Os NegaBraceletes. São relíquias krees poderossísimas que ficaram de posse do herói Mar-Vell por muito tempo em suas primeiras aventuras e são capazes de transformar energia mental em física, manipular energia e criar campos de força, dentre outras coisas. Os artefatos também eram os responsáveis por fazer Mar-vell trocar de dimensão com seu outro alterego Rick Jones sempre que acionados, sendo que um deles sempre ficaria preso em estase na Zona Negativa. Parece que com certa adaptação, esse bracelete da Kamala faz a mesma coisa.



UM DISCRETO SÍMBOLO DOS DEZ ANÉIS TAMBÉM NO FLASHBACK: 

Nessa mesma cena de flashback, é possível ver no momento em que o grupo sente as explosões na superfícies, que o piso em que eles estão em cima tem um símbolo muito SIMILAR ao dos Dez Anéis. Eles no entanto não são correspondentes exatos principalmente no alfabeto usado. Isso levanta questões sobre porque esse braço com um bracelete foi parar numa caverna com escritura tão similar. Um primeiro pensamento nos faz perguntar que se o final do filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis nos sugere que os poderes da arma de Wenwu que sabemos que veio dos espaço não tem uma origem similar kree como esses braceletes herdados da Kamala?


Outra relação que pode ter com o filme Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é o fato de eles citarem portas para outra dimensão. Vale destacar aqui que eles não citam outra realidade ou universo paralelo, mas sim dimensão, dando entender que sejam talvez uma referência a uma dimensão de bolso no mesmo estilo que Ta-lo, a cidade mística que o Mandarim que invadir, existe. Como no próprio filme do Shang-Chi sugere, há muitas outras cidades existindo assim ao nosso redor. A Terra Natal de Aisha e Namja pode ser uma delas, com díficil acesso ao portal que permite chegar até ela.


A DIMENSÃO NOOR

Quando finalmente entra em contato com Kamala Khan e pede ajuda a ela através do bracelete que herdou de sua bisavó, Namja diz que ela e seus outros compatriotas são originarios de uma dimensão chamada Noor, que significaria "luz". É curioso ver que essa dimensão parece ser justamenete o oposto do que seria a "Dimensão Sombria", local onde reside o Dormammu como vimos no primeiro filme do Doutor Estranho e a personagem Clea leva Stephen ao final de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura.

Apesar de muitos se confundirem aqui, o conceito dessas dimensões existentes dentro de nossa realidade não devem ser confundida com as realidades paralelas. Aqui está mais próximo do conceito de "dimensões de bolso" que seriam locais que não podem ser acessados por distâncias físicas comuns, mas apenas por meio de portais abertos de formas ainda incompreensíveis a nossa mente e que costumeiramente chamamos de "magia". Foi assim com Ta-Lo, é assim com a Dimensão Sombria, pode ser assim também com a Dimensão Noor.



Vale destacar que nos quadrinhos não há de fato uma dimensão Noor, mas há uma chamada Dimensão da Luz e que apesar de pouco explorada tem até ligações com o universo do Capitão Marvel. Apareceu numa história do Homem-Aranha do Marv Wolfman em que Peter Parker se une a mutante Cristal para lidar com um adversário chamado Mestre da Luz. Não se sabe como vai ser usada aqui, mas como é ainda um campo aberto mesmo nos quadrinhos, fica evidente pelo tipo de poderes que a Kamala porta, é algo que será bastante explorado nas séries e filmes.

Indiscutivelmente, os poderes apresentados por Kamala na série tem "luz" em sua natureza. Quando pôs o bracelete em seu braço pela primeira vez, a jovem heróina pareceu "submergir" numa área altamente iluminada com tons roxos e cheio de "silhuetas" de olhos brilantes. Depois, seus poderes se manifestaram de uma forma que ela parece "cristalizar" a luz. Ela chama o dom de "luz dura". E até seu primeiro codinome não-oficial é "Luz da Noite".



A TEORIA DAS DIMENSÕES POR ERIK SELVIG

A ligação da série com Thor: O Mundo Sombrio não vem com a piada da Kamala Khan ser asgardiana, mas sim com o fato do Bruno usar como fonte principal de suas pesquisas para entender os novos anunciados poderes do bracelete o livro do Dr. Erik Selvig, que foi visto pela última vez um pouco ruim das ideias no segundo filme do Thor. Se você olhar para as anotações de Bruno nesse terceiro episódio, relemmbram bastante o que Selvig tentava mostrar num confuso quadro negro em uma de suas últimas cenas do UCM.


Basicamente o que chama atenção rapidamente numa das anotações de Bruno não é o nome de uma edição em específica, mas sim a maneira como ocorre o acesso de uma dimensão a outra através de um portal. Nesse caso, pode ser um acesso simples de uma cachoeira em determinada situação e hora como foi com Ta-lo, mas pode ser também através de um aparato complexo divino como a ponte do arco-íris, a Bifrost, em Asgard. Neste caso, seriam o(s) bracelete(s). Contudo, há um detalhe que Bruno observa em suas pesquisas. As aberturas desses tais portais podem ser perigosos e se alguma coisa der errado pode causar um "BUM".

DJINNS E OS CLANDESTINOS

Ao se referir como habitantes da Dimensão Noor para Kamala, a personagem Namja diz que são conhecidos por vários nomes, de anjos a demônios, sendo um em particular que arrepia os pêlos da jovem Ms Marvel - Djinn. Djinns são os gênios - quase sempre malvados - do folclore antigo hindu. Desde o primeiro episódio, são referidos pela família Khan como uma espécie de "bicho-papões" para crianças. É um choque para Kamala descobrir que tem parte com um de seus maiores medos.


Namja também se refere a eles, seu grupo especificamente, como os ClanDestinos e esse nome já é mais familiar aos leitores de quadrinhos. O nome ClanDestinos refere-se especificamente a um grupo muito obscuro de personagens que encabeçou pouco menos de vinte edições desde sua estreia em 1994. Segundo os quadrinhos, o grupo começou em 1168, graças a Adam Destino, um cavaleiro inglês. Depois de ser salvo por Elalyth, uma antiga Djinn, os dois começaram uma família que perduraram por séculos.

O vínculo familiar é um aspecto importante da dinâmica do grupo, com cada membro tendo seus próprios poderes únicos. Devido à sua série de curta duração, o grupo não interagiu muito com o mundo dos quadrinhos da Marvel. Por outro lado, porém, eles acabaram se cruzando com nomes como o Quarteto Fantástico, os X-Men e o próprio Doutor Estranho. Apesar de não necessariamente se classificarem como heróis ou vilões, os membros mais jovens do "Clã", Rory e Pandora, parecem ter tendências heróicas talvez por influência do mundo mais moderno da Marvel.



Não tem como comparar até aqui muito o que há nos quadrinhos do que foi apresentado na série. Até agora no show, esses seres parecem ter mais uma arma especializada do que poder sobrenatural.  Já dentre todos os outros do grupo, apenas um que é chamado de "Aadam" (vivido por Ali Alsaleh) parece emprestar o nome do membro fundador do grupo, mas não parece compartilhar quaisquer outras características com a versão em quadrinhos.

Namja, Saleem (de Dan Carter) e Fariha (Adaku Ononogbo) não tem equivalentes óbvios nos gibis. For isso, enquanto Najma rotula a família toda como Djinns, o grupo não se encaixa nessa categoria nos quadrinhos apesar de notoriamente ter parte dessa ascendências via Elalyth.


AINDA POUCOS PARALELOS COM OS QUADRINHOS

Há ainda muita coisa há se explicar sobre a real origem dos poderes da Kamala Khan e a relação com o bracelete. Mesmo sendo eles seres de outras dimensões (como assim se definem), porque será que o poder interno de cada um deles - seja Kamala no episódio 1 ou seja Aisha no flashback do episódio 3 - só se manifestam quando de posse de um artefato que tudo leva a crer que é de origem Kree? Mesmo não sendo evidente, não estariam esses habitantes da dimensão Noor ligados de alguma maneira ainda aos aliens azuis assim como os Inumanos também tem essa relação?


Nos quadrinhos, vale relembrar, os poderes de Kamala Khan eram acionados por meio das névoas terrígenas que acindentalmente se espalharam na Terra. Mas muito antes, segundo a cultura Inumana em Attilan, o processo de transformação ocorria em câmaras muito controladas onde os cristais terrígenos sofriam uma reação para se tornar gases e transformar os jovens filhos dos inumanos. De certa forma aqui, não tem como não chamar a atenção que o bracelete da Kamala tem brilhantes cristais encravados que estejam ali ajudando-a ativar seus poderes interiores. 

É tudo ainda muito tenuamente ligado e qualquer especulação a mais do que isso é muito forçado. É certo que temos muita coisa ainda a entender sobre a série, principalmente as estranhas visões que Kamala, sua avó e Namja tem tido com o misterioso incidente com o Trem. Parece que tudo está propositalmente nublado, com ora a visão do trem mostrando Namja na cena, ora mostrando Aisha. 

Mas o episódio 4 vem aí com um potencial começo para explicações mais concretas já que a jovem Khan e sua mãe devem ir em viagem para Karachi, no Paquistão. Foi lá que aconteceu o evento do trem. É la que tem suas raízes. É lá também que esperamos que ela vá encontrar outro herói muçulmano já bem estabelecido nos quadrinhos. Vamos aguardar...

A série da Ms. Marvel tem no elenco Iman Vellani como Kamala Khan/Ms Marvel, Matt Lintz como Bruno Carrelli, Saagar Shaikh como Aamir, Rish Shah como Kamran, Mohan Kapur como Yusuf Khan, Zenobia Shroff como Muneeba Khan,Laurel Marsden como Zoe Zimmer, Laith Nakli como Sheik Abdullah, Shaan Merchant como Tailor , além de Yasmeen Fletcher, Samina Ahmed, Alyy Khan e Alysia Reiner. A série é escrita e produzida por Bisha K. Ali e tem como diretores Meera Menon, Sharmeen Obaid-Chinoy, Adil El Arbi e Bilall Fallah. O primeiro episódio já está disponível no Disney+.

Coveiro

comments powered by Disqus