domingo, 8 de agosto de 2021

Cable: A volta da boa e velha versão de Nathan Summers

 A revista mensal do Jovem Cable finalmente chegou ao fim na semana passada após 12 edições. O personagem que tinha uma gama grande de fãs em sua versão mais velha, pareceu incomodar muita gente quando foi morto por sua versão adolescente para um propósito não muito claro na época. Mas como era de se esperar, Gerry Duggan e Phil Notto estão trazendo o bom e velho Nate Summers de volta, mas antes disso é preciso mais uma vez vencer seu maior arqui-inimigo, Stryfe, um clone dele mesmo.

O que vimos após os eventos de X de Espadas foi o jovem Nate e sua "irmã" Rachel se envolvendo numa investigação ligada ao sequestro de crianças mutantes por um grupo de humanos fanáticos. Na pista que os levaram a achar cinco dos dez bebês roubados, Cable acabou descobrindo Stryfe, seu clone do futuro, é quem estava por trás de tudo. Ou seja, o vilão não morreu como ele acreditava e parecia ter agora planos ainda mais tenebrosos pro futuro.

A partir daí, Cable se aliou a outros como a ex-colega de equipe Dominó, Logan, Magia e as suas namoradas Gêmeas Cuccos. Foi seguindo um caminho para descobrir as verdadeiras intensões de Stryfe que o levou do Japão onde descobriu uma fábrica de clones do vilão com vários clones de jovens cables sendo feitos até Madripoor, mas nunca conseguiu pistas concretas do paradeiro do seu "eu vilão". Sem muita experiência, foi percebendo que diferente do seu eu mais velho e com mais experiência, ele nunca seria capaz de lidar com Stryfe. E contou isso para Hope, filha adotiva do velho Cable, na intenção de conseguir ver o que ela poderia fazer. Mas Krakoa tem certas regras que precisam ser quebradas para ressuscitar a mesma pessoa em corpos de idades diferentes como Nate queria.

A edição 11 e 12 de Cable traz a conclusão final desse arco e encerramento da revista mensal. Nelas, vemos os Cinco aceitarem o plano do jovem Nate para ressuscitar o Velho Cable. Xavier apareceu depois aparentemente aceitando o plano que foi sendo montado pelos jovens sem seu concentimento inicial. E assim o Velho Nate Summers renasceu e aparentemente já ciente de qual seu objetivo ali (afinal, esse Cable viveu todas as experiências desse jovem Cable também).

O Velho Cable levou sua versão mais jovem para Graymalkin II no espaço, uma base que ele ainda não conhecia. Após se armarem, cada versão seguiu pra um lado. O jovem tomou um veículo e começou a juntar uma baita equipe que confiava - Os seus país, Dominó, Hope, Rachel, Deadpool e a gêmea Esme. Já o velho Cable negociou com Magia uma carona usando o teleporte dela para chegar num lugar similar ao Limbo chamada Terras Demoníacas, onde o tempo passa numa escala diferente. Foi lá que Stryfe sobreviveu durante esse tempo e elaborou seu plano para voltar. O Velho viu o vilão realizando um ritual após clonar as cinco crianças mutantes para formar o total de 10 bebês necessários para abrir um portal daquele lugar até nossa realidade.

O velho Cable criou um portal com uma das plantas de Krakoa pra permitir a chegada do seu 'eu' Jovem e os demais e partiu para o ataque direto contra Stryfe. Enquanto parte do grupo lutava contra os demônios que avançavam contra as crianças, as telepatas presentes atacaram a mente de Stryfe o proibindo de usar seus poderes. Juntos, o Velho e Jovem Cable então decidiram matar sem hesitar sua "versão malvada clonada".


Com o fim do líder, os demônios ali presentes recuaram do ataque. Ao voltar pro nosso tempo, os Cable resolveram algumas pendências. O velho Nate levou a Espada Luz de Galador para um planeta distante e alimentou com ela o corpo do "último galadoriano" vivo tornando uma planta e assim uma esperança pro seu povo ressurgir. Esme, a gêmea que realmente passou a gostar de Cable e que acabaram brigando nessa história, voltaram a se entender. Ela havia dito que inicialmente o fato de as gêmeas aceitarem namorar com ele todas de uma vez foi um plano original da Emma Frost que suspeitava que esse Cable pudesse ser um Stryfe disfarçado inicialmente. 

Então, o jovem Nate se despediu de todos os amigos e sua família nesse tempo. Ele reconheceu sua necessidade de ficar no futuro sempre para garantir que Stryfe ou outras ameaças de sua 'época' original não prosperassem com sua ausência. Partiu de volta para Graymalkin II onde recebeu um upgrade de seu braço e uma arma. Antes de deixar o presente, quis perguntar a cable sobre sua experiência. Se Krakoa iria prosperar ou se ele venceria Stryfe no final. O Jovem Nate se recusou a responder a isso. Falou apenas que "para ter bons resultados, precisamos lutar por eles". E era isso que o Jovem Cable faria em seu tempo ao voltar.

E pra fechar essa história, uma ponta solta é deixada por Duggan. As crianças raptadas que voltaram pra suas famílias, retornaram com "gêmeos" para os pais. Só que uma delas tinha um estranho brilho no olho esquerdo.

Coveiro

comments powered by Disqus