segunda-feira, 1 de novembro de 2021

Chloé Zhao comenta sobre a liberdade criativa que teve como diretora de Eternos

 Ficou bastante evidente que Eternos é o filme que teve mais liberdade criativa da Marvel Studios, algo que nos bastidores se diz ser algo bastante incomum por parte do estúdio. Alguns diretores como  Lucrecia Martel que acabaram não fechando com o estúdio chegaram a colocar que a Marvel teria o costume de se intrometer na visão do diretor, principalmente quanto a cenas de ação. Durante uma entrevista recente à IndieWire, a diretora Chloé Zhao de Eternos negou ter sofrido interferência da Marvel Studios em relação ao que pretendia entregar no filme.



Embora ela tenha confiado na equipe pré-visualização para ajudar a construir os cenários antes das câmeras começarem a rodar, isso foi algo com que a vencedora do Oscar percebeu que ela estava envolvida desde o início. "Desde o primeiro dia, a Marvel disse:‘ Aqui estão as ferramentas que usamos. Precisamos da sua versão. Não queremos três filmes diferentes, queremos o seu filme ’", contou Zhao. "Eles estariam lá para me ajudar porque eu nunca usei essas ferramentas. Eu provavelmente diria que o mito não é totalmente verdadeiro e acho que não sou o único cineasta que diria isso."

"Meu Deus, por um ano e meio, três vezes por semana por algumas horas por dia, eu estava sentada na frente de uma tela grande tomando decisões para cada detalhe de como os efeitos visuais poderiam ser no mundo real" relatou a diretora

Embora tenhamos certeza de que Zhao não admitiria nenhuma diferença criativa no meio de uma turnê global com a imprensa, ela falou abertamente sobre o desejo de retornar para a sequência e até mesmo dirigir o filme Star Wars com Kevin Feige como produtor. A diretora de Viúva Negra, Cate Shorthand, foi igualmente positiva enquanto refletia sobre sua experiência, então não parece que essas afirmações sobre a Marvel querer interferir em cenas de ação e uso de efeitos especiais sejam realmente um problema. 

A experiência a trouxe de volta ao seu interesse original pela animação. “Desenhei bonecos de palito e storyboards manualmente para todas as cenas, incluindo todas as cenas de efeitos visuais”, disse ela. “Eu embarquei em cenas de ação. Tive cineastas e artistas incríveis para me ajudar a perceber essas coisas ”. No entanto, ela acrescentou, os planos geralmente mudaram assim que ela chega ao set (que foram na maioria locações reais). “Quando você chega lá alguns dias antes das filmagens, você precisa olhar para o tempo e o espaço. Você precisa se inspirar nesse local ”, disse ela. “Eu queria uma maneira lógica de mover a câmera.” 

Eternos, dirigido pela diretora vencedora do Oscar Chloé Zhao, é estrelado por Gemma Chan como Sersi, Angelina Jolie como Thena, Richard Madden como Ikaris, Kumail Nanjiani como Kingo, Lia McHugh como Sprite, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos , Barry Keoghan como Druig, Don Lee como Gilgamesh, Salma Hayek como Ajak e Kit Harington como Dane Whitman. O filme chega em no dia 4 de Novembro nos cinemas brasileiros.

Coveiro

comments powered by Disqus