sábado, 13 de novembro de 2021

Makkari dos Eternos estimula maior busca sobre linguagem de sinais pela internet


O filme dos Eternos chegou aos cinemas e sua exibição tem sido um grande divisor de águas, o que deve ter sido uma surpresa para o estúdio. Se por um lado, a crítica não tem dado o devido valor para a super produção da Marvel Studios, por outro lado os expectadores estão adorando muito o filme. E muito tem se falado sobre o papel de um dos Eternos que tem conquistado e muito o coração dos fãs, que é a Makkari, interpretada pela atriz Lauren Ridloff.

O que mais tem chamado a atenção é o fato da atriz ser surda e sua atuação chama a atenção por ela utilizar linguagem de sinais para se comunicar com os seus colegas. E esse fator fez justamente muitas pessoas a pesquisarem pelos sites de buscas sobre o assunto. Esse novo fenômeno foi registrado por uma instituição de pesquisa popular americana chamada Preply. Segundo a pesquisa, houve um aumento de 250% nas pesquisas por “aprender a linguagem de sinais para iniciantes”, à medida que a empolgação em torno do filme de Chloé Zhao cresceu no ano passado.

Outro dado curioso é que também teve um aumento absurdo em pesquisa sobre a própria atriz, que nasceu surda, desde o dia 1º de Novembro de 2020. Quando o assunto é "primeiro super-herói surdo" nas pesquisas, esse número chegou a dobrar.

Sobre a Preply, ela é uma plataforma online que conecta alunos com tutores independentes via chat de vídeo, que fez análises com diversos termos de pesquisa relacionados à língua de sinais usando uma Ferramenta de Palavras-chave.


Destacando um pouco sobre a atriz, Ridloff ganhou mais notoriedade depois que ela foi escalada para um revival da Broadway chamado Children of a Lesser God (A Criança de um Deus Inferior, no literal), pelo qual ela foi indicada para vários prêmios, incluindo um Tony Award de Melhor Atriz em uma Peça. Casada com Douglas Ridloff, poeta e contador visual de histórias que desenvolve obras originais em linguagem de sinais americana (ASL). Ele se juntou a Ridloff na turnê de imprensa da Eternals. O casal tem dois filhos, de sete e nove anos.

Ao New York Times, Lauren comentou sobre a importância de seu papel no filme dos Eternos. “Isso significa que meus dois meninos, que também são surdos, vão crescer em um mundo onde há super-heróis surdos. Isso significa que eles serão capazes de sonhar um pouco mais descontroladamente."

Para quem não sabe, eu tenho uma irmã com surdez e eu sempre fico maravilhado quando ela descobre que ou eu estou jogando e aparece uma personagem usando linguagem de sinais ou quando alguma personagem de filmes ou séries usam linguagem de sinais. Ela mesma descobre que esse tipo de linguagem se difere ao redor do mundo e a estimula a aprender mais. Ela mesma já me revelou que é um tipo de coisa que a mostra que ela não está sozinha no mundo.

Então, quem acha que representatividade não importa, estou aqui para apontar e dizer que não. Representatividade importa mais do que você possa imaginar. Basta você se colocar fora do seu quadrado.

Eternos, dirigido pela diretora vencedora do Oscar Chloé Zhao, é estrelado por Gemma Chan como Sersi, Angelina Jolie como Thena, Richard Madden como Ikaris, Kumail Nanjiani como Kingo, Lia McHugh como Sprite, Lauren Ridloff como Makkari, Brian Tyree Henry como Phastos , Barry Keoghan como Druig, Don Lee como Gilgamesh, Salma Hayek como Ajak e Kit Harington como Dane Whitman.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus