quarta-feira, 6 de julho de 2022

Supervisor de VFX detalha as mortes do Sr. Fantástico e Raio Negro em "Multiverso da Loucura"

 Já sabemos que o ator john Kranskinski foi escolhido para ser o Reed Richards em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura por conta da preferência dos fãs. Mas a decisão sobre sua morte horrível foi algo unicamente decidido pelo próprio Kevin Feige. Em uma nova entrevista com antes e depois, o supervisor de efeitos visuais da Industrial Light & Magic, Julian Foddy, disse que a ideia foi transmitida pelo chefe da Marvel Studios.

No filme, Wanda transforma Reed Richards (John Krasinski) em todas essas formas desfiadas e fibrosas. O ponto de partida foi uma referência que nos foi passada por Janek Sirrs diretamente de Kevin Feige", disse Foddy ao site. "Era alguém passando um pedaço de massa de modelar ou massinha de modelar por um espremedor de alho. Janek também tinha alguma referência do brinquedo Play-doh 'Barber Shop', que era uma figurinha com buracos na cabeça e você girava uma maçaneta e a Play-doh saía. Esse era o tipo de visual que estávamos procurando."

Enquanto Foddy e sua equipe tentaram ser o mais realistas possível, eles tiveram que tomar certas liberdades para ainda permanecer dentro dos parâmetros estabelecidos pela Marvel Studios:

"Fazer com que pareça material orgânico e obter a quantidade certa de flexibilidade e equilíbrio nas cordas, à medida que elas saem, foi um grande desafio técnico", acrescentou o cineasta. "Houve trapaças, porque se você realmente destruísse um ser humano real dessa maneira, haveria uma enorme quantidade de carne e sangue. Claro, este é um filme da Marvel e não queremos ser muito horríveis. ."

Outra morte de arrepiar foi a do Rei dos Inumanos. Como o supervisor de efeitos visuais da ILM, Julian Foddy, lembra, uma quantidade surpreendente de cuidado foi dedicada à elaboração da horrível sequência de morte de Raio Negro.

"Para Raio Negro, começa com Wanda fechando a boca, ou melhor, 'removendo' a boca toda", disse o cineasta em um bate-papo recente com o site especializado Before&afters. "Esse foi um patch de CG que criamos usando a fotografia de textura do ator. Então, para criar a explosão sônica que salta de volta para sua cabeça, e efetivamente embaralha seu cérebro, antes de explodir a parte de trás de seu crânio, a maneira como abordamos isso era quase fazer isso de verdade."

Para referência, Foddy e sua equipe assistiram a inúmeros vídeos de "coisas sendo destruídas em câmera lenta".

“Também analisamos rostos humanos em túneis de vento e a quantidade de ondulação que causa em suas bochechas”, acrescentou. "Descobrimos que era impossível simular isso e obter resultados realistas a 24 quadros por segundo. Então, a equipe FX, em vez disso, esticou a linha do tempo em Houdini e trabalhou em algo como 120 quadros por segundo."

O cineasta então aplaudiu seus colegas da Skywalker Sound por criar o som angustiante que acompanhou a explosão cerebral:

"Acho que foi definitivamente uma tarefa que valeu a pena fazer, realmente dá alguns resultados interessantes e horríveis", concluiu Foddy. "E tiramos o chapéu para Skywalker Sound por adicionar esse tipo de ruído squelch, que nenhum de nós tinha ouvido até vê-lo no cinema. Essa é a cereja do bolo, só para realmente aumentar o fator 'ooh'."


Essa matéria também traz um easter egg interessante que foi quase um mimo de retorno para Sam Raimi:

"Se você olhar para dentro do átrio, há quatro estátuas aladas e outra pessoa dentro de um anel. E depois há uma personagem feminina alta, que é, na verdade, um easter egg que acho que ninguém notou ainda. A estátua de que estou falando é a que finalmente despacha a Capitã Marvel. Se você olhar de perto, é uma guerreira, possivelmente uma princesa guerreira. E, claro, se você olhar para o passado de Sam Raimi, ele tem uma famosa princesa guerreira em seu currículo. Isso é tudo que eu vou dizer…"


Doutor Estranho no Multiverso da Loucura foi dirigido por Sam Raimi e estrelado por Benedict Cumberbatch como Doutor Estranho, Elizabeth Olsen como Wanda Maximoff/Feiticeira Escarlate, Benedict Wong como Wong, Rachel McAdams como Christine Palmer, Chiwetel Ejiofor como Mordo e Xochitl Gomez como América Chávez.

Coveiro


comments powered by Disqus