quarta-feira, 13 de julho de 2022

Ms Marvel finalmente revela a verdadeira origem dos poderes de Kamala Khan

 Enquanto o episódio 6 da primeira temporada de Ms. Marvel da Marvel Studios encerra todas as principais histórias da série (Kamala Khan e sua família se reconciliam, Kamran traça um novo caminho, D.O.D.C. percebe que não pode lutar contra um monte de crianças, dentre outras coisas), há uma grande revelação que ninguém esperou vindo. A origem dos poderes de Kamala Khan é muito diferente do que julgamos a princípio.

Sabendo que sua irmã pode aproveitar a energia Noor, Aamir Khan pergunta a Bruno Carrelli se talvez ele também possa ter poderes? Esse pensamento, por sinal, é algo que já foi trabalhado nos gibis. Então Bruno faz alguns testes em Aamir apenas para descobrir que Kamala é uma exceção em sua família por um motivo diferente – há algo diferente com seu DNA. Bruno não sabe exatamente o que está acontecendo com a genética de Kamala, então ele oferece essa explicação simples, afirmando que há “algo diferente em seus genes”. Então, ele cita a palavra chave "mutação" e temos até um tema bem reconhecível de um certo desenho dos anos 90.

Sem saber o peso disso, Kamala dá de ombros: “Seja o que for, será apenas mais um rótulo”. É isso? A Marvel está simplesmente mudando além dos poderes da garota americo-paquistanesa, mas também a sua origem genética? Esse final parece estar quebrando a internet com a possibilidade da introdução dos X-Men. E se você está surtando, saiba que não é o único! O elenco e produção tem muito o que falar sobre essa ponta que se abre no futuro da Ms Marvel.

“Oh meu Deus, melhor dia da minha vida!” disse a escritor-chefe Bisha K. Ali ao Marvel.com quando perguntado sobre a possibilidade de incluir essa palavra.

No entanto, este nem sempre foi o plano. A equipe criativa queria que parecesse orgânico e não forçado, e como Ali continua: “Não foi desde o início [do seriado]. Com a Marvel, algo é sempre uma peça em movimento, e estamos tentando resolver essa questão de: 'Se alguém [da família de Kamala] colocar a pulseira, eles teriam poderes? não." Então, desde o início, fazer Kamala diferente do resto dos Khans fazia sentido.

Quando a oportunidade de realmente dar a Kamala essa história de fundo para explicar por que ela poderia aproveitar o poder da pulseira enquanto outros não podiam, simplesmente “se encaixava na lógica do UCM mais amplo”. E quando Vellani soube que isso estava acontecendo? Foi quando ela enviou um e-mail para Feige em letras maiúsculas.

“Eles me enviaram, e apenas a mim, o rascunho [do episódio final], e eu imediatamente surtei”, lembra Vellani. “Enviei um e-mail para Kevin Feige em letras maiúsculas. Eu estava tipo, você está fazendo isso de verdade? Tem certeza? Estou tão honrada! Eu estava gritando com ele através de um e-mail. Eu estava enlouquecendo. Este é o maior negócio do mundo, e o fato de estar acontecendo em nosso seriado é uma loucura.”

O DNA de Kamala era o maior segredo nos bastidores, com muito poucos sabendo o que iria acontecer no final do episódio. Matt Lintz, que realmente dá a notícia para Kamala no episódio, eventualmente teve que revelar o segredo – mas levou algum tempo.

“Eles nem tinham isso [no roteiro]”, explica ele. “Lembro que estava conversando sobre isso e [os diretores] ficaram tipo, 'Sim, você diz essa coisa louca.' Eles nem me disseram o que era! Eu fiquei tipo, 'Qual é o problema aqui?' Eles eram muito secretos sobre essa coisa toda."

Iman Vellani também sabe que a reação a essa revelação será o auge: “As pessoas vão perder a cabeça. Eles vão perder tudo. Eu fiz. É realmente um grande negócio.”

Quando chegou a hora de realmente filmar a cena, foi um desafio, mas não pelas razões óbvias. Vellani e Lintz simplesmente continuaram rindo toda vez que as câmeras estavam rodando, sabendo o peso da palavra.

“Demorou muito tempo para filmar aquela cena porque toda vez que Matt dizia essa palavra eu começava a rir,” explica Vellani. “Acho que temos um take. O que você vê no episódio é um dos dois que chegamos onde eu estava levemente séria. Foi muito, muito, muito difícil. Eu acho que temos tantos outtakes de mim apenas rachando de rir porque eu estava tão animada e tonta com isso.”

“Iman não conseguiu fazer uma tomada porque… ela estava radiante, tipo, fora do personagem”, acrescenta Yasmeen Fletcher, que interpreta Nakia e está fora do alcance da voz na cena. “Eles tiveram que cortar e refilmar isso tantas vezes.”

“Iman estava rindo”, continua Lintz, rindo também. “Ela estava rindo quase a cada segundo. Foi hilário porque ela ficou tipo, 'Isso é tão legal'. Ela não podia acreditar que eu estava dizendo isso para ela. Obviamente, é tão grande para o personagem dela. Estávamos passando pela cena e ela continuou rindo. Isso estava me fazendo rir.”

Em outros lugares no set, toda a equipe estava pirando e rindo também. Como Lintz lembra: “Eu me lembro… você podia ouvir no fundo [a equipe] toda gritando e a emoção e alegria que eles tinham era muito, muito engraçado. É um momento muito grande. Eu fui abençoado e sortudo o suficiente para poder compartilhar isso com Iman e todos os outros.”

Vellani ainda não consegue acreditar que ela tem permissão para dizer a palavra em voz alta agora. “Isso me deixa tão empolgado que não consigo nem colocar em palavras. Eu me sinto muito, muito honrada, muito, muito sortuda.”

Ali compartilha esse mesmo sentimento, sabendo que seu eu adolescente ficaria fora de si sabendo o que está acontecendo agora.

“Eu me sinto tão animada como espectadora do meu programa. A fã adolescente de Bisha em mim é tipo, 'Eu não posso acreditar.'” lembra a escritor. “E o fato de ser Kamala – é ela. É como se seu sonho mais louco já tivesse se tornado realidade durante o show [ganhando poderes], mas então nós apenas demos a ela mais um pouco do sonho. É incrível. Estou muito feliz.”

Quanto ao que acontece a seguir? Ninguém sabe, mas todos estão ansiosos pelo que está por vir.

“Tantas pessoas estavam esperando por isso”, acrescenta Lintz. “Tem muita gente animada com isso. É até legal para mim e Iman como espectadores porque não sabemos o que vai acontecer. [Isso é] algo que os fãs, inclusive eu, estamos muito animados para ver.”

É curioso ver aqui como só a palavra "mutação" é a valorizada aqui. O elenco e roteirista sequer ousam falar nomes com a letra X. Ainda assim, os fãs de Kamala Khan que se acostumaram até hoje a enxergar ela como uma Inumana vão ficar provavelmente decepcionados em ver como os Chefões da Marvel parece que relutam em usar o termo "inumano" em cena. Em parte, vale lembrar, que os Inumanos também são seres ligados a alterações genéticas, com o diferencial que a ativação de poderes depende da exposição a terrigênese. E não deixa de ser curioso ver como os poderes de Kamala só se ativaram em contato com o bracelete funcionando como catalizador.

Fica no ar a pergunta se Kevin Feige e sua trupe irão mesmo mudar radicalmente a natureza dos poderes da personagem ou se talvez eles vão de alguma forma mexer nas relações que separam os Mutantes dos Inumanos. É uma questão para termos respostas em outro dia...

Coveiro

comments powered by Disqus