Depois de negar inúmeras vezes que estaria voltando ao personagem, Andrew Garfield dá finalmente sua primeira entrevista completa para a Variety para falar de sua volta ao papel de Peter Parker em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Numa conversa bastante completa, Andrew explica como foi que aceitou retornar a usar a máscara de Homem-Aranha, revela o tempo de filmagens nos sets e conta se estaria disposta a voltar para trabalhar melhor seu personagem no futuro...
"Eu não esperava ter uma conversa novamente sobre potencialmente interpretar Peter Parker. Eu me senti muito animado por ser apenas um fã de novo. Mas recebi uma ligação de Amy Pascal e Kevin Feige e Jon Watts com essa ideia. Foi imediatamente inegável. Parecia incrivelmente divertido, incrivelmente espiritual - alucinante e tematicamente interessante. Em um nível básico, como um fã do Homem-Aranha, apenas a ideia de ver três Homens-Aranha no mesmo quadro era o suficiente" confessou o ator. "O campo era muito, muito atraente. Eles disseram 'Você interpretou esse personagem do seu jeito e o que gostaria de explorar se tivesse a oportunidade? Se você fosse despejado neste outro universo e se deparasse com esse você mais jovem e este você mais velho, como você responderia?'.
"Conversamos muito sobre mentoria. Conversamos muito sobre irmandade e sobre o que é ser o irmão mais velho, o irmão mais novo e o irmão do meio. Há também uma coisa de ver alguém que você ama caminhando por um caminho que você já percorreu, e você sabe que isso não leva ao lugar onde você pretendia ir" revelou ele. "Esse personagem está isolado em sua experiência emocional e experiência física. Mas o que acontece quando essa solidão se abre e você percebe que nunca esteve sozinho e que há outros irmãos passando exatamente pela mesma coisa? Essa é uma grande jornada espiritual para prosseguir, cara. E então nós simplesmente aproveitamos toda a diversão que poderíamos ter".
Sobre estar nos sets fazendo fisicamente tudo aqui, Andrew Garfield disse que "Acho que a primeira vez que estávamos todos juntos no mesmo traje, foi hilário porque é como se fossem apenas três caras comuns que eram apenas atores apenas curtindo. Mas também, você simplesmente se torna um fã e diz: "Oh meu Deus, estamos todos juntos nos trajes e estamos apontando!" Falavam-se sobre ir ao banheiro e, você sabe, dar um jeito no 'pacote'. Conversamos sobre o que funcionou para cada um de nós. Tom estava com ciúmes porque eu tenho pequenos zíperes em meu traje dos quais posso tirar as mãos com muita facilidade. Para usar o telefone, ele teve que usar o nariz porque não conseguia acessar o teclado. Teríamos conversas mais profundas também e conversaríamos sobre nossas experiências com o personagem. E ter Amy Pascal lá, que fez os nove filmes, incluindo “Aranhaverso”. Foi uma experiência reveladora para ela, perceber quanta vida e tempo ela dedicou a esse personagem. Isso foi lindo e profundo. Há uma frase que improvisei no filme, olhando para [Maguire e a Holanda] e digo a eles que os amo. Isso era apenas eu os amando"
Sobre a importância de seu personagem voltar, Garfield disse que "Estávamos filmando por duas semanas, Tobey e eu, mas acho que conseguimos algo que não é apenas aparecer e dizer: “Oi! Tchau!" Meu Homem-Aranha conseguiu salvar o relacionamento romântico de seu irmão mais novo, potencialmente. E para curar o momento mais traumático de sua própria vida fazendo isso por seu irmão mais novo. Certificando-se de que ele não teve o mesmo destino, há algo cosmicamente bonito nisso. Significava ter uma segunda chance de salvar Gwen. Você sabe, o espírito que Zendaya traz para MJ é tão sincero, puro e amoroso, e Emma trouxe esse espírito único e semelhante para Gwen".
Sobre a possibilidade de ainda ter no filme a volta de Kirsten Dunst e Emma Stone, o ator pareceu animado com a possibilidade e disse que "Oh meu Deus, eu nem sei por onde começar com isso. É muito grande. Gwen tinha agência. No nosso filme, em seu último dia, ela aparece. Eu tentei impedi-la de aparecer naquela cena com Electro [Jamie Foxx]. Eu sabia que era muito perigoso, mas ela escolheu estar lá. Ela teve uma influência em seu próprio destino dessa forma, e o filme é sobre o destino. Eu diria que a imagem da meu salvamento da MJ (Zendaya) - que foi muito bonita e meio que me vendeu a coisa toda".
Dublês de Zendaya e Andrew Garfield revelaram foto dessa clássica cena.
"Eu estou tão agradecido. Estou muito, muito grato por ter que amarrar algumas pontas soltas para o Peter que eu estava fazendo. Eu amo esse personagem e sou grato por ter trabalhado com esses atores incríveis, esse diretor incrível e a Marvel em conjunto com a Sony. Foi uma alegria e uma sensação de encerramento para mim. Havia tantas perguntas sem resposta para o meu Peter, de onde a deixamos. Eu pude voltar e obter alguma cura para ele. E também apoiar realmente Peter [da Holland] e honrar seu personagem ao completar essa trilogia, sem distrair ou depreciá-la" disse o ator grato.
Mas ele estaria aberto para voltar ao personagem? "Quero dizer, sim, definitivamente aberto para algo se parecer certo. Peter e o Homem-Aranha, esses personagens são todos sobre serviço, para o bem maior e para muitos. Ele é um menino da classe trabalhadora do Queens que conhece a luta e perda e é profundamente empático. Eu tentaria tomar emprestada a estrutura ética de Peter Parker, se houvesse uma oportunidade de voltar e contar mais dessa história, eu teria que me sentir muito certo e seguro de mim mesmo" respondeu o ator com toda confiança".
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Arian Moyad (Agente Cleary), além das participações mais que especiais de Charlie Cox como Demolidor e Tobey Maguie e Andrew Garfield de volta como seus respectivos Homens-Aranhas.
Coveiro