terça-feira, 9 de maio de 2023

James Gunn é premiado pela PETA por seu Guardiões da Galáxia Vol. 3


Guardiões da Galáxia Vol. 3 e James Gunn acaba de ser premiado pela PETA, People for the Ethical Treatment of Animals, organização que luta pelo direito dos animais nos EUA. O prêmio em questão é o "Not a Number" por "mostrar ao público que a história de origem de Rocket Raccoon não está tão distante do filme: experimentos cruéis, insensíveis e a sangue frio em animais são reais e estão acontecendo agora."

Ao falar sobre o filme, James Gunn definiu que é "sobre alegria e compaixão e aprender a ver além da borda de nossos próprios mundos e ter empatia por todas as coisas vivas. A jornada de Rocket é a minha e estou feliz por ter criado ele para aprender a ser uma pessoa melhor nestes 11 anos - e ter todos vocês". No centro da sua história está um conto de origem de Rocket Raccoon (Bradley Cooper), cuja vida começa como 89P13, um dos experimentos com animais abusados ​​pelo Alto Evolucionário (Chukwudi Iwuji) com a lontra mutante e mutilada Lylla (Linda Cardellini), a morsa Dentes (Asim Chaudhry) e a coelha Chão (Mikaela Hoover).

PETA chamou Guardiões da Galáxia Vol. 3 de "uma obra-prima dos direitos dos animais" por retratar o tratamento desumano do Alto Evolucionário em relação aos animais e elogiou o filme por - aviso de SPOILER - mostrar Rocket e os Guardiões resgatando outros animais de um destino semelhante. “A PETA quer que todos saibam que todos podemos fazer o mesmo, simplesmente falando contra a experimentação animal e exigindo que corporações, universidades e agências governamentais mudem para métodos de pesquisa não-animais de ponta”, disse a organização.

“Através do Rocket, James Gunn colocou um rosto, um nome e uma personalidade nos milhões de animais vulneráveis que passam por laboratórios enquanto falamos”, disse a vice-presidente sênior da PETA, Lisa Lange, em um comunicado. “A PETA está comemorando este como o melhor filme de direitos dos animais do ano por ajudar o público a ver os animais como indivíduos e sugerir que só porque podemos fazer experiências com eles não significa que devemos”.

A PETA - cujo lema diz, em parte, que "os animais não são nossos para experimentos" - também destacou como o vol. 3 chama a atenção para os animais que sofrem destinos como Lylla, Dentes e Chão, que são vítimas da cruzada do Alto Evolucionário para criar a "sociedade perfeita".

"A maioria dos animais usados em laboratórios são mortos depois de suportar uma vida de sofrimento. Eles são mantidos em gaiolas apertadas, muitas vezes sozinhos, e mutilados, infectados com doenças, propositalmente criados para sofrer de condições debilitantes, forçados a suportar múltiplos procedimentos dolorosos, trancados em dispositivos de contenção, bombardeados com estímulos por períodos prolongados e frequentemente negados alimentação adequada, água e alívio da dor", disse a PETA. "E embora os Institutos Nacionais de Saúde gastem quase US$ 20 bilhões por ano em financiamento do contribuinte em testes em animais, estudos mostraram que 95% de todos os novos medicamentos que são seguros e eficazes em animais falham em testes clínicos em humanos porque não funcionam ou são perigosos."

O filme também ganhou o selo de aprovação dos créditos finais da American Humane Association, garantindo ao público que "Nenhum animal foi prejudicado" durante a produção do filme.

Com direção e roteiro de James Gunn, Guardiões da Galáxia vol.3 terá de volta os nomes de Chris Pratt como Peter Quill, Zoe Saldana como Gamora, Karen Gillan como Nebulosa, Dave Bautista como Drax, Pom Klementieff como Mantis, Sean Gunn como Kraglin e também o stand in do Rocket, Bradley Cooper como a voz do Rocket Racoon, Vin Diesel como Groot e Elizabeth Debicki como Ayesha. Os novos nomes que se juntam são Will Poulter como Adam Warlock, Chukwudi Iwuji como Alto Evolucionário e Maria Bakalova na voz de Cosmo.

O filme inclui também muitas outras participações especiais como Matt Fillion, Tara Strong, Nico Santos, Daniela Melchior, Sylvester Stallone, Michael Rosenbaum, Judy Greer, Jen Holland, Linda Cardellini, Asim Chaudhry, Mikaela Hoover, Michael Hooker, Kai Zen, dentre muitos outros.

Coveiro

comments powered by Disqus