quarta-feira, 18 de maio de 2022

Confirmado: Marvel não renova licença e Conan deixará de ser publicado pela editora

 A Era Hiboriana está chegando ao fim na Casa das Ideias. Na segunda-feira, a Marvel anunciou que Conan, o Bárbaro, em breve deixará o Universo Marvel na conclusão da série Rei Conan de Jason Aaron e Mahmud Asrar em julho. A última edição será Rei Conan #6, trazendo um fim definitivo ao último lote de histórias do personagem pela Marvel Comics.

Apesar da licença do personagem sair da Marvel, a editora também anunciou uma nova rodada de lançamentos da coleção. Neste outono, a Marvel está lançando seu sexto volume como parte da coleção Conan the Barbarian Epic, apresentando uma coleção de quadrinhos vintage de Roy Thomas, John Buscema, Howard Chaykin e Gil Kane. Avançando para dezembro e a Marvel está lançando outra coleção, Conan the Barbarian: The Original Marvel Years Omnibus Vol. 10 com uma capa de Todd McFarlane.

A Bleeding Cool divulgou a notícia pela primeira vez no fim de semana, sugerindo que os detentores dos direitos de Conan, o Bárbaro, estão recuperando os direitos dos quadrinhos na tentativa de publicar sua própria linha de quadrinhos por si só. O CEO da Heroic Signatures, Fred Malmberg, confirmou então que é, de fato, o caso.

“Tivemos uma fase maravilhosa com a Marvel Comics, mas eles decidiram não estender sua licença para além deste ano”, disse o executivo ao ComicBook.com. "Conan tem mais de 50 anos de publicação de quadrinhos. Tomamos a decisão de pegar o bastão nós mesmos, não apenas para Conan, mas para todos os outros personagens maravilhosos e propriedade intelectual que controlamos. O programa de publicação começará no próximo ano, mas os detalhes exatos são ainda não é definitivo."

Não está claro o que isso significa para o futuro do personagem no título 'Vingadores Selvagens', que está lançando seu último número nesta quarta-feira, com o Bárbaro servindo como seu personagem âncora. Malmberg acrescenta que espera que Heroic e a Marvel consigam chegar a um acordo para que o personagem ainda apareça:

“Nós desfrutamos de um ótimo relacionamento com a Marvel e esperamos fazer crossovers e que Conan apareça de vez em quando em Vingadores Selvagens, mas nada está planejado neste momento”, acrescenta o executivo.

Depois que a Marvel publicou histórias de Conan durante grande parte das décadas de 1970, 80 e 90, a licença mudou para Dark Horse na década seguinte. A Marvel conseguiu a licença novamente em 2019 e apresentou o personagem ao Universo Marvel maior.

A propriedade Conan pertence à Conan Properties International, uma entidade de propriedade e operada pela Heroic Signatures, uma empresa que lida exclusivamente com licenciamento de propriedades intelectuais. Além de Conan, Heroic também detém os direitos das histórias de Robert E. Howard sobre Bran Mak Morn, Kull the Conqueror e Solomon Kane.

Coveiro

comments powered by Disqus