quinta-feira, 2 de setembro de 2021

A verdadeira inspiração para os "Anéis do Mandarim" do UCM

 De acordo com Jonathan Schwartz em conversa com o The Direct, produtor de vários filmes da Marvel até aqui, e também envolvido no filme Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis, o que levou a Marvel a optar por uma mudança radical, mas necessária, no conceito do que eram os Dez Anéis foi mais do que um paralelo com as Joias do Infinito. Apesar de concordar parcialmente com o que foi dito antes que as mudanças podem ter sido por causa das semelhanças com o que os leitores já viram com Thanos e sua Manopla do Infinito, a nova versão da arma mística tem um apelo mais "cultural".


“Você sabe, pode ter sido um pouco disso, mas eu acho que pode ser porque houve um pouco de... meio que sentimos que os anéis de dedo iriam parecer um pouco bobos na prática. E decidimos fazer um pouco de inclinação para os elementos do gênero. Como podemos fazer isso acontecer? "

Então, de onde veio a inspiração para suas versões finais que foram pra tela? Schwartz se lembra de ter assistido a um filme chamado The 36th Chamber of Shaolin, onde uma das armas usadas em uma montagem-chave foram "estes anéis de ferro de Hun Gar". E isso passou a ser o que os Dez Anéis são hoje, uma decisão que o produtor afirma foi que foi 100% certa:


"E então, um dia estávamos assistindo a um filme na sala dos roteiristas, eu, Destin e Dave, chamado The 36th Chamber of Shaolin, que começa com uma montagem de treinamento de kung fu, usando várias armas, uma das quais tinha esses Anéis de ferro de Hung Gar , que são uma arma tradicional do Kung Fu. Você deve se lembrar deles do Kung Fu Hustle, onde são muito proeminentes. Destin olhou para aqueles anéis e disse: 'deveríamos fazer isso para os Anéis'. E ele estava 100% certo, e foi único e tão legal, parecia a coisa certa para colocar o filme em foco. "

Ao comparar a adaptação dos Dez anéis da Marvel aos anéis de ferro Hun Gar da 36ª Câmara de Shaolin, a inspiração é clara. Ao fazer uma adaptação mais lógica da arma dos quadrinhos clássicos, eles acabaram reforçando as raízes das artes marciais do filme. A 36ª Câmara de Shaolin é um filme de kung fu dos Shaw Brothers dirigido por Liu Chia-liang e estrelando Gordon Liu. O filme é baseado na vida de San Te, um discípulo Shaolin lendário que foi treinado por Chi Shan.

Shang Chi e a Lenda dos Dez Anéis está programado pra sair em 3 de Setembro nos cinemas. No filme, Simu Liu estrela como Shang-Chi, o herói que deve enfrentar o passado que ele pensou ter deixado para trás quando ele é atraído para a teia da misteriosa organização Dez Anéis. Dirigido por Destin Daniel Cretton e escrito por Daniel Callaham, Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis traz no elenco também os nomes de Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh, Jiang Nan, Meng'er Zhang. Ronny Cheng, Fala Chen e Jiang Len.

Coveiro

comments powered by Disqus