quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Dark Ages: O despertar de uma grande ameaça pode trazer o fim do mundo


*ATENÇÃO! Esse artigo contém spoilers da edição que está sendo publicada nos EUA! Leia por sua própria conta e risco!

Chegou a minissérie que colocará a Terra em um grande período de trevas, significando que pode estar a um passo do fim. Uma Terra onde tudo muda e até mesmo os heróis que conhecemos. Mas quem realmente foi responsável por isso e quem irá sobreviver para tentar salvar a Terra do seu fim iminente?

A história começa com um dia normal no apartamento do Peter Parker, sua esposa MJ e filha May, que já despertou seus poderes de Aranha, com Luke Cage, Jessica Jones e a filha Dani. De repente, Peter e May sentem uma terrível dor de cabeça devido a grande manifestação do sentido de aranha. Não só eles, mas Aranha Fantasma e Miles também sentem com a mesma dor. Logo depois, vemos a Lunella Lafayette também captando leituras fortes em seus computadores. E depois, as maiores mentes mutantes Jean Grey e Charles Xavier também sentem uma grande ameaça, jamais sentida antes, vinda do centro da Terra. E de algum lugar, Apocalipse também sente algo, como se fosse um tipo de chamado.

A Garota da Lua chega até a prédio do Quarteto Fantástico para avisar que existe uma grande ameaça no centro da Terra que vai acabar com o planeta, surge um grande terremoto e logo depois, Uatu, o Vigia, surge e confirma que a Terra está próxima do fim. Vigia explica a história de uma grande máquina construída a dez bilhões de anos atrás projetada para proteger o universo. Ela tinha a habilidade de consumir buracos negros, evitando que o universo entrasse em entropia. Contudo, por consumir tantos buracos negros, feitos de energias da escuridão, a máquina foi corrompida e passou a se desfazer de universos inteiros. Daí seu nome Unmaker (Desfazedor, no literal).


Rapidamente o Tribunal-Vivo surgiu e derrotou a ameaça de tal máquina. Colocada em atividade suspensa, o Tribunal-Vivo decide então aprisionar o Unmaker no centro de um planeta recém-criada, que era justamente a Terra. Então Uatu diz que com a máquina despertada, ela tem o poder de não só desfazer a existência da Terra, mas de todos os outros planetas existentes. Então, os heróis de todo o mundo se juntam e elaboram um jeito de tentarem destruir a máquina de vez. Ben, Doutor Estranho, Sue, Visão e Feiticeira Escarlate decidem ir para o centro e encarar a ameaça de uma vez por todas.

Eles se deparam com o grande colossos robótico completamente desperto no centro da Terra. A máquina então acerta um ponto do interior do planeta para confrontar com os heróis. Só que a ação da máquina repercute severamente em todo o planeta, causando um grande terremoto na superfície, destruindo cidades e no fundo do mar, atingindo Atlântida. Todos os heróis ao redor do mundo tentam salvar o máximo de vidas possíveis.


Enquanto isso a batalha se inicia no centro da Terra, mas com o primeiro a ser eliminado sendo Ben Grimm, seguido da Feiticeira Escarlate. Em fúria, Visão atravessa a cabeça do Unmaker e não é mais visto. Sue Richards estando no limite de seus esforços para conter tantos escombros criados pelo monstro robótico, Doutor Estranho consegue conjurar uma magia que cria um portal imenso para um universo sem atividade elétrica. 

Com a força desse universo, ele cria um poderoso pulso eletromagnético para desativar de vez a ameaça robótica. Mas ainda o Unmaker consegue fazer uma ataque que atravessa o campo da Sue, atingindo fatalmente o Mago Supremo. Em sua última ação, ele cria um portal e expulsa Sue Richards do centro da Terra e morre. Contudo, sua magia se descontrola e PEM gerado acaba atingindo toda a Terra, desativando toda a tecnologia existente, deixando Hank Pym preso em seu tamanho gigante, Homem de Ferro entrando em total queda livre, por estar voando em sua armadura, Viv ficando off-line e o Homem-Aranha perde a ação de seus disparadores.
 

Voltamos para o Parker chegando até o seu apartamento que estava desmoronado e viu Jessica e Luke no local. Parker com a ajuda deles começa a tirar os escombros e descobre que todos de seu apartamento foram salvos graças a super força da sua filha May.


Damos um salto no tempo e vemos o Parker um pouco mais velho sentado em uma fogueira contando a história de como a Terra entrou em uma era de trevas e que a esperança estava chegando sob a forma do Apocalipse.


Sem dúvida nenhuma essa será a minissérie What If...? mais interessante que poderemos ter nesse momento. Na primeiras páginas com a aparição da família Parker você percebe que essa é uma realidade totalmente diferente da qual conhecemos. É um mundo onde coisas foram completamente diferentes, a ponto de existir um Xavier em sua cadeira de rodas e Jean Grey em seu uniforme de Garota-Marvel que vimos no começo da saga do Hickman. A narrativa ficou em um ritmo ótimo, algo que Tom Taylor manda muito bem ainda. Na arte, temos o trabalho completamente competente de Iban Coello, que é um dos artistas Stormbreakers atualmente e realmente fazendo jus ao título.

Se continuar nesse ritmo, teremos uma minissérie What If...? competente que vai estar acompanhando outro sucesso com esse mesmo nome clássico que está passando semanalmente no Disney+.

Dark Ages 1 tem roteiros de Tom Taylor e arte de Iban Coello, com cores de Brian Reber, no interior, e Frank D'Armata, na capa.

Marcus Pedro

comments powered by Disqus