segunda-feira, 7 de novembro de 2022

Supervisora de Efeitos Especiais de Mulher-Hulk explica diferenças no tratamento de VFX de algumas cenas

No novo documentário de making-of da Disney + Assembled: The Making of She-Hulk da Disney +, a supervisora ​​de efeitos visuais Shannon Justison discutiu os tipos de mo-cap que foram usados ​​na produção do programa. Justison observou que uma ênfase extrema foi colocada em tirar o máximo proveito da performance da estrela Tatiana Maslany através do uso de captura de movimento:


“Para a Mulher-Hulk, estávamos realmente interessados ​​em ter a performance de Tatiana. Todo o nosso objetivo era não enquadrar o rosto dela. Ela é incrível. Você quer todo esse desempenho. E então, ela estava vestindo, é claro, um traje completo, o que aumenta seu desempenho físico e corporal. E então, ela tinha um HMC ou o que chamamos de câmera montada na cabeça. E isso é gravar todos os pontinhos. E então esses pontos são canalizados para um sistema que pode ler isso e traduzir isso em movimento facial... Então, o padrão-ouro para captura de movimento agora é o que chamamos de captura óptica. Isso é o que você provavelmente reconheceria como tendo as pequenas, o que parece ser bolas de pingue-pongue, então o que chamamos de marcadores reflexivos retrô, em certos pontos do corpo. Também requer cerca de 50 câmeras configuradas em um volume. E todos eles precisam ser perfeitamente configurados e calibrados. Obviamente, há um grande tempo de atividade com todas essas câmeras penduradas.”

No entanto, como Justison explicou, para certos tipos de cenas, um processo mo-cap "inercial" diferente, um pouco menos refinado, teve que ser empregado. Isso é provavelmente o que fez com que alguns espectadores questionassem a andar de Jen e algumas de suas roupas, principalmente os ternos que ela usava nos primeiros episódios.

“E então qualquer cena em que há muitas multidões, ela está sentada em uma mesa, de repente suas pernas estão bloqueadas, não podemos mais ver sua pélvis; é quando usaríamos um traje inercial. Trajes inerciais, eles contam com pequenos sensores embutidos no traje, que também está apenas em um sinal. Então, há uma pequena estação que montamos e fala com todos os sensores. A única coisa complicada com isso, não é tão preciso quanto a captura óptica. Então, a inércia tendia a nos acompanhar no local, para configuração e desmontagem rápidas, óptica a qualquer momento em que estivéssemos em um grande set, estaríamos lá por alguns dias.”

Victoria Alonso, presidente de mídia física, pós-produção, efeitos visuais e animação da Marvel Studios, também descreveu o que foi necessário para garantir que o senso de tamanho e escala da Mulher-Hulk que era preciso. Cuidados foram tomados para evitar que Jen parecesse uma “caricatura”:

“Fizemos tudo. Fizemos mo-cap, fizemos captura facial, fizemos Tatiana fazendo todas as tomadas, bem como fazendo um dublê fazendo as tomadas, bem como a animação tentando rastrear a captura de movimento. Tatiana tem seu quadro, e é bem diferente do que a Mulher-Hulk é, então Tatiana fazendo isso (estende os braços) é uma coisa. Quando você tem a Mulher-Hulk, parece isso (estende ainda mais os braços)! E as pessoas não falam assim! Mas é assim que se traduz quando você tem a altura que ela tem e o tamanho que ela tem. Então tivemos que fazer muito, talvez, domar a tradução direta do que Tatiana fez para a Mulher-Hulk, para que parecesse dentro do personagem e não se tornasse uma caricatura.”



A série tem roteiro de Jessica Gao e conta com 9 episódios dirigidos por Kat Coiro e Anu Valia. Tatiana Maslany faz o papel principal de Jennifer Walters/Mulher-Hulk e estará ao lado de Mark Ruffalo como Hulk, Tim Roth como Emil Blonsky/Abominável, Charlie Cox como Matt Murdock/Demolidor e Benedict Wong como Wong. O elenco também inclui Ginger Gonzaga como Nikki Ramos, Josh Segarra como Augustus Pugliese, Jameela Jamil como Titania, Jon Bass como Todd, Patty Guggenheim como Madisynn, Renée Elise Goldsberry como Mallory Book, Drew Matthews como Dennis "Buck" Bukowski, Brandon Stanley como Homem-Sapo, Nicholas Cirillo, Jason Edwards e muitos nomes ainda não anunciados.

Coveiro

comments powered by Disqus