terça-feira, 13 de julho de 2021

Alioth, Limbo e outras pistas dos quadrinhos que nos direcionam ao final de Loki

 A cortina final dos mistérios da série do Loki está para ser aberta amanhã e pra entender melhor o que está prestes a se revelar na nossa frente, vamos ver alguns pontos do episódio cinco que saiu semana passada. O "Journey into Mystery" traz diversos elementos novos que podem nos apontar certos elementos existentes nos quadrinhos que podem indicar onde a série pode terminar.


Ao entrar no Vazio , Loki se depara com uma ameaça chamada de Alioth, um monstro gigante de fumaça com cabeça de dragão que atua como um cão de guarda naquela parte fora da linha do tempo em que todas as coisas "podadas" são jogadas fora. Qualquer pessoa, veículo, edifício ou item que seja podado da Linha do Tempo Sagrada pode ter a certeza de que será devastado pelo ser esfumaçado, a fim de evitar que qualquer ameaça chegue ao seu mestre.

Quando Sylvie se conecta brevemente com Alioth, ela dá uma olhada em uma torre de um castelo brilhante. A visão pára antes que ela consiga ver o que está dentro da estrutura, mas a Deusa da Travessura percebe ali que Alioth pode ter uma fraqueza: encantamento. Depois de combinar seus poderes, Sylvie e Loki conseguem conter a besta e desfaze-la. Quando a fumaça se dissipa, é revelado que Alioth está de fato guardando algum tipo de castelo fortificado.

O episódio acaba sem descobrimos quem está além de suas paredes, mas um dos rivais dos quadrinhos de Alioth pode nos dar uma dica de quem fez para si um lar no fim do tempo como esse da série...


Na Marvel Comics, Alioth possui um império temporal que governa bilhões de anos na história, que é duas ou três vezes maior que o próprio império do vilão Kang, o Conquistador, que governa o tempo. Também assumindo a forma de um ser gasoso roxo nos gibis, Alioth opera fora do Limbo, que é a provável inspiração para o Vazio da série do Loki. Em vez de existir no final da linha do tempo, o Limbo é sua própria dimensão de bolso fora do tempo. 


Dada a conexão do Limbo e a associação de Alioth com Kang nos quadrinhos, é muito provável que a fortaleza vista seja uma versão do Castelo no Limbo que pertence a versão do futuro do próprio Kang chamada de Immortus. Das vezes que esse castelo chamado de Tenebrae é visto, sempre os artistas se preocupam em mostrar algum surrealismo no papel, tentando assim talvez transmitir que fora da linha temporal, as coisas funcionam sob perspectivas e físicas diferentes.




Kang normalmente opera fora da cidade de Chronopolis nos quadrinhos, então a decisão de usar o Castelo do Limbo em vez disso pode sugerir que o UCM posiciona trabalhará aqui o Immortus, sendo ele próprio uma ameaça separada do Kang. Numa série que fala de vários Lokis, não deve ser difícil entender que possa existir várias Kangs.

Embora ele seja uma versão futura de Kang, as motivações de Immortus diferem ligeiramente de seu eu do passado. Considerando o que vimos em Vingadores Eternamente, Immortus, que serve ali de capacho dos Guardiões do Tempo, quer diminuir as várias linhas do tempo para reduzir a um montante que considera adequado (e que não ameace a existência deles). Obviamente, Immortus também tem suas motivações próprias, que faz seus movimentos para sempre "preservar" as coisas como devem ser. É o oposto do seu alterego Kang, mais jovem, que não admite ter seu destino previamente ditado e faz de tudo para "mudar" as coisas, conquistar momentos diferentes da linha do tempo. É como se um fosse agente da ordem e o outro do caos.


Jonanthan Majors postou uma foto numa comicshop segurando uma HQ dos Vingadores contra Kang, confirmando ali o que todos já previam, que ele será o vilão Kang do UCM. Isso, no entanto, não precisa ter relação necessária com a série do Disney+ e nem implica que ele estaria no episódio final de Loki. Ainda que esteja, não se sabe se Jonathan Majors interpretaria as duas versões do personagem se Immortus fosse adaptado, mas seria incrivelmente divertido ver como o ator lidaria com duas interpretações do mesmo personagem. 


Há, claro, outras teorias que nos levam a outros caminhos para a revelação de quem seria a pessoa por trás da TVA. Muita gente defende que seja uma outra variante de Loki,mais impactante que todas já vistas até aqui, um Rei Loki, como sugere algumas imagens rápidas de promos de videos da serie no começo. Outros já especulam que a resposta pode estar nos próprios quadrinhos e surgir o criador dos Guardiões do Tempo, o último diretor da TVA que reside na cidade no final do tempo, a última realidade  do multiverso, "Aquele que permaneceu", com o velho aparecendo no melhor estilo final de "Magico de Oz". As respostas, é claro, serão dadas amanhã.

Coveiro

comments powered by Disqus