quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Como o time de efeitos especiais trabalhou com cada Homem-Aranha no final de "Sem Volta para Casa"?

 O chefe de efeitos visuais de Homem-Aranha: Sem Volta para Casa falou sobre as dificuldades em dar vida aos trajes dos três heróis em uma entrevista concedida ao sites especializado  Before and Afters. Em especial, ele lembro que no caso do Peter Parker de Tom Holland ele teve que criar digitalmente a todo momento o "traje integrado" já que ele nunca existiu de verdade e o ator só vestia a sua roupa vermelha e preta do segundo filme.


"Em primeiro lugar, foi uma oportunidade muito emocionante trabalhar neste filme, tendo trabalhado em alguns dos filmes anteriores do Homem-Aranha enquanto estava na Imageworks. Tendo trabalhado com cada um dos atores e cada um dos diretores, cada um deles trouxe seu próprio estilo para a franquia e para a telona para os fãs. É uma base de fãs tão apaixonada que abrange muitos grupos de idade/gênero diferentes. Haverá crianças vendo este filme com Tom Holland como Homem-Aranha pela primeira vez, enquanto há pessoas mais velhas, talvez fãs de quadrinhos, que originalmente viram Tobey Maguire como Homem-Aranha na telona, ou anos depois viram outra franquia com Andrew Garfield nesse papel. Foi muito importante para nós fazer justiça às franquias. Eu sei que o diretor Jon Watts e a supervisora de efeitos visuais Kelly Port eram igualmente apaixonados por essa franquia" disse o supervisor logo no começo da conversa.

Combinar todas essas gerações de heróis da Marvel é uma tarefa difícil. Mas, especialmente quando há fãs fervorosos da versão de Tobey Maguire e Andrew Garfield que exigem que tudo esteja certo. Chris Waegner, da Imageworks, disse que vasculhou os arquivos dos antigos trajes do Aranha. Depois de encontrá-los, foi uma questão de atualizar a aparência. Faz literalmente 2 décadas desde o Homem-Aranha 1 e quase 10 anos desde a série "Espetacular Homem-Aranha". 

“Começamos a reconstruir nossos ativos digitais do Homem-Aranha, utilizando digitalizações e fotografias LiDAR detalhadas”, ele começou. “A equipe da Sony Imageworks construiu esses personagens no passado para filmes anteriores, mas desde que a tecnologia evoluiu, a maioria desses ativos anteriores foi usada para referência proporcional e ficou claro que tivemos que recomeçar e reconstruir novos Homens-Aranha. A decisão chave na construção do novo Homem-Aranha foi que a aparência física do ator mudou à medida que envelhecia. Felizmente para nós, o estúdio manteve sua história fotográfica detalhada de como os trajes originais se parecem para Tobey e Andrew para nossa construção do processo."

"Ser capaz de identificar cada Homem-Aranha individualmente foi muito importante para Jon e Kelly. No início foi bastante desafiador porque seus trajes são bastante semelhantes em valores tonais e, como nossa sequência ocorre à noite, isso apenas exacerbou sua legibilidade individual. Tornou-se bastante óbvio quando começamos a iluminar as cenas o que tínhamos que fazer. Concentramos nossos esforços em realmente trazer à tona cada uma das personalidades físicas do Homem-Aranha ou seu estilo individual de aranha, se você preferir – como eles balançavam, como atiram teias, suas proporções físicas quando alcançam uma pose icônica. Então, nosso supervisor de animação, Rich Smith, que também trabalhou em vários filmes do Homem-Aranha, fez com que nossa equipe de animação revisasse os filmes anteriores. Estudamos clipes de cada ator e revisamos seu estilo de aranha individual desses filmes. Em seguida, incluímos essas características de desempenho exclusivas para que cada Homem-Aranha tivesse seu próprio estilo único quando visto um ao lado do outro".

Enquanto Holland usava um traje real vermelho e preto no set, a equipe de efeitos visuais "substituiu o traje verdadeiro ... por um traje digital recém-projetado" com várias camadas de material que levaram "várias técnicas internas" para se reunir. A parte mais importante desse novo traje digital foi garantir que ele imitasse os movimentos vistos no traje da vida real e se sustentasse em todas as interações da trama do filme:

"O novo traje de Tom Holland, por outro lado, teve seu próprio conjunto de desafios. Durante a fotografia principal, os cineastas decidiram que o personagem de Tom teria o que seria chamado de 'Traje integrado ou Híbrido do Homem-Aranha', o traje real que Tom estava usando na câmera com um traje digital recém-projetado. Seu novo traje digital é composto de tecido com incrustações e sobreposições metálicas, todas entrelaçadas. Substituir o traje de Tom em todas as cenas foi um processo muito trabalhoso que envolveu várias técnicas internas em muitos departamentos para garantir que o visual final aguentasse um escrutínio intenso. Era fundamental para nossos cineastas que este novo traje digital híbrido do Homem-Aranha imitasse com precisão os sutis movimentos musculares subjacentes de Tom Holland, contrações e interações físicas com os atores nos sets"

Waegner olhou para quantos detalhes sutis tiveram que ser colocados no traje digital, que incluía cada ruga e movimento físico visto na tela enquanto Holland capturava a ação do Aranha. Mesmo algo tão simples como uma "captura de tela azul direta" agora era muito mais complicado com a responsabilidade adicional de implementar uma roupa totalmente nova nas cenas:

"Há tantas coisas sutis que Tom faz quando está interagindo fisicamente com Ned e MJ. Todas as rugas do traje e as compressões físicas quando ele abraça alguém, foram capturadas na câmera e agora tiveram que ser duplicadas neste novo traje digital. A simples captura de tela azul agora assumiu um nível adicional de complexidade por causa da substituição do traje."



Waegner e a equipe tiveram que encontrar todas as "nuances sutis" possíveis, como "rugas do traje ou compressão dos pés (do ator Tom Holland)". Embora a câmera capture tudo em filme, replicá-lo em formato digital provou ser outro empreendimento em si:

"Nós começamos o processo combinando com a iluminação do set, então procediríamos com uma rotação altamente precisa para combinar todas as interações físicas que ele poderia ter com MJ, Ned ou Doutor Estranho, ou seu ambiente. rugas ou compressão de seus pés, todos precisavam ser combinados com a fotografia da placa. Ao filmar um ator, todos esses detalhes sutis são capturados na câmera, mas quando o corpo do ator é substituído por um corpo digital, todas as nuances sutis precisam ser duplicadas e colocar de volta na tomada."

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa tem direção de Jon Watts, roteiro de Chris McKenna e Erik Sommers e conta no elenco com Tom Holland (Peter Parker), Zendaya (MJ), Benedict Cumberbatch (Doutor Estranho), Jon Favreau (Happy Hogan), Jacob Batalon (Ned Leeds), Marisa Tomei (Tia May), Benedict Wong (Wong), J.K. Simmons (J. Jonah Jamenson), Alfred Molina (Otto Octavius), Jamie Foxx (Max Dillon), Willem Dafoe (Norman Osborn), Thomas Haden Church (Flint Marko), Rhys Ifans (Curt Connors), Tony Revolori (Flash Thompson), Angourice Rice (Betty Brant), Paula Newsome (Representante do MIT), J. B. Smoove (Senhor Dell), Martin Starr (Sr. Harrington), Hannibal Buress (Técnico Wilson), Jorge Lendeborg Jr. (Jason Ionello), Arian Moyad (Agente Cleary), dentre outros.

Coveiro

comments powered by Disqus