sábado, 18 de junho de 2022

A desigual briga por visualizações da Disney+ entre Ms Marvel e Obi Wan Kenobi

A série da Ms Marvel, comparada a outras do UCM, parece que não está tendo um bom desempenho no streaming da Disney+. E o principal culpado disso provavelmente é uma concorrência interna com uma das série mais aguardadas por um fandom tão gigantesco quanto o da Marvel Studios - Obi-Wan Kenobi. E agora, o que fazer?

A Samba TV informou que a Ms. Marvel de Iman Vellani não teve um bom desempenho em relação ao número de espectadores assistindo nos Estados Unidos. Em seu relatório, o serviço revelou como apenas 775 mil famílias dos EUA assistiram ao episódio de estreia nos primeiros cinco dias de exibição no Disney +. Até o momento, isso torna a nova história de amadurecimento do UCM um dos piores desempenho no Disney+. A única série potencialmente atrás dela é What If...?, embora esse projeto tenha apenas dados de estreia do seu primeiro dia.

Para comparação, as maiores audiências de estreia de cinco dias para outros programas da Marvel Studios são Loki (2,5 milhões), Cavaleiro da Lua (1,8 milhão), O Falcão e o Soldado Invernal (1,8 milhão), WandaVision (1,6 milhão) e Gavião Arqueiro (1,5 milhão). Ms Marvel viria atrás com seus já infomrados 775 mil e What if bem atrás com 281 mil (só que esse é o público apenas do primeiro dia). 

Obviamente, os dados de estreia necessariamente não refletem a evolução da audiência das série. Wandavision é um caso em que os capítulos finais compensaram em audiência e se tornou a segunda série mais assistida da Marvel Studios na plataforma. Contudo, apesar dos dados especulativos e indiretos da Samba Tv, é inegável que Ms Marvel tem um problema. E parece que o seu maior concorrente está na própria plataforma da Disney +.

A Samba Tv nota que um dos maiores fatores contra a Ms. Marvel é que nenhuma das outras séries da Marvel teve que lidar com competição. Atualmente, a série Star Wars Obi-Wan Kenobi tem seus novos episódios estreando no mesmo dia e horário. E a série do jedi protagonizado por Ewan McGregor estreou com 2,14 milhões de espectadores durante a mesma janela de tempo. Foi um jogo vencido desde o início.

Apesar desses números, é importante não correlacionar o tamanho e a qualidade do público; eles não são mutuamente exclusivos. Muitos declararam a Ms. Marvel como uma de suas séries favoritas do MCU até hoje, apesar de ataques nas redes sociais. Mas a Disney tem que considerar como será daqui pra frente seus grandes lançamentos ocorrendo no mesmo dia. Em Agosto, as vindouras séries Andor e Mulher-Hulk também se sobrepõem e esses números de audiência mais baixos podem se tornar um revés para uma das séries sempre.

Muitos acham que a Disney deveria considerar lançar o conteúdo da Marvel e Star Wars em dias diferentes da semana, o que ajudaria cada projeto a ter um melhor desempenho e ocupariam dias diferentes de buzz na Internet que se manteriam por mais tempo. Esperançosamente, eles verão sentido nessa estratégia, ou então só piorará quando mais projetos forem lançados no futuro.

Os dois primeiros episódios de Ms. Marvel agora estão sendo transmitidos no Disney+. E certamente vocês deveriam dar uma chance a eles pois são muito bons...

Coveiro

comments powered by Disqus