quinta-feira, 16 de junho de 2022

Morreu ontem o lendário desenhista Tim Sale

 A tarde desta quinta-feira de corpus christi chega com uma notícia triste para os fãs de quadrinhos. O artista vencedor do Eisner, Tim Sale, faleceu, poucos dias depois de ser internado no hospital com problemas de saúde supostamente graves. As primeiras notícias de seu estado de saúde complicado foram coladas em público pelo editor da DC Comics, Jim Lee, esta semana. Agora, foi confirmada a morte desta lenda na noite de ontem ao lado de sua esposa. A causa da morte não foi publicamente revelada.

"É com grande tristeza que devo anunciar que Tim Sale faleceu hoje", escreveu a conta oficial do artista no Twitter. "Ele faleceu com o amor de sua vida ao seu lado e ama muito todos vocês. Por favor, compartilhe fotos e histórias neste post, pois esperamos compartilhá-las com a comunidade. Sale nasceu em 1º de maio de 1956 em Ithaca, Nova York, mas passou a maior parte de sua juventude em Seattle, Washington. Ele freqüentou a Universidade de Washington por dois anos, antes de se mudar para Nova York para frequentar a Escola de Artes Visuais e se matricular na oficina de quadrinhos ministrada pelo lendário artista da Marvel John Buscema."

 O artista por trás de Batman: O Longo Halloween e Demolidor: Amarelo tinha 66 anos. Mais conhecido por suas inúmeras colaborações com o escritor Jeph Loeb, Tim Sale trabalha em quadrinhos desde 1983 e se tornou um nome familiar para os fãs de quadrinhos após o lançamento de Batman: The Long Halloween #1 em 1996. Sale trabalhou com Marvel, DC, Dark Horse, Harris Comics e Oni Press durante sua carreira. 

Seus trabalhos mais marcantes com a Marvel envolveram as parcerias com Jeph Loeb em histórias que revisitavam "origens" ou "clássicos" de determinados heróis da editora. Foi assim com Demolidor: Amarelo, Homem-Aranha: Azul, Hulk: Cinza e mais recentemente com Capitão América: Branco. Tim Sale também fez a arte da minissérie Wolverine e Gambit e vários momentos contribuiu com capas e algumas páginas internas de edições histórias da Marvel como Marvel Comics 1000, mais recentemente.

Além de trabalhar com Loeb nos quadrinhos, ele também colaborou com Loeb na TV, onde os dois trabalharam em Heroes for NBC. Lá, ele colaborou com o cartunista independente Eric Powell para criar o trabalho live-action do artista precognitivo Isaac Mendez, bem como outros artistas do programa. Sale também criou a fonte usada para legendas e transições da série.

Em 1999, Sale ganhou o Prêmio Eisner de Melhor Conto por "Advogado do Diabo", com o escritor Matt Wagner em Grendel: Black, White, and Red #1. Ele também recebeu Eisners de Melhor Álbum Gráfico – Reimpressão por Batman: The Long Halloween e Melhor Desenhista/Arte-finalista por Superman for All Seasons e Grendel Black, White, and Red.

Coveiro

comments powered by Disqus