sábado, 10 de julho de 2021

Mais de dez Easter eggs relacionados diretamente a Marvel espalhados no episódio 5 de Loki


Do momento que começou o episódio 5, todo mundo sacou que aquele seria um capítulo mais que especial para os caçadores de referências e easter eggs se deliciarem. Alguns até que são óbvios, mas tem muitos detalhes ali que precisa pausar pra captar. Após uma rápida busca na internet, separamos aqui ao menos doze easter eggs "escondidos" que merecem menção honrosa nessa lista especial:

Vamos começar com algumas coisas logo da primeira parte do episódio, onde uma visão geral do chamado "Vazio" mostra algumas maravilhas perdidas do nosso mundo como a biblioteca de Alexandria,  os Jardins da Babilônia e as Piramides do Egito. Essas que ficam ao lado de um Esfínge com o nariz perfeito muita gente acha que poderia ser uma referência a um dos primeiros alteregos de Kang, Ramat-Tut. Será...?

Outro lugar que é reconhecível, mas não fica tão óbvio de reconhecer pela rápida cena também no começo é o Sanctum Sanctorum em ruínas que podemos ver numa visão aérea do Vazio. Teria em uma linha temporal a Anciã confrontado o pessoal da TVA?

O Tribunal Vivo é uma entidade cósmica incrivelmente poderosa que existe há tanto tempo quanto o próprio universo existe. Seu único objetivo é salvaguardar o Multiverso de um desequilíbrio de forças místicas, e é o único de seu tipo (não tem nenhuma contraparte no universo alternativo, por exemplo). A TVA dos quadrinhos afirma ter ainda mais autoridade sobre a linha do tempo do que até mesmo o Tribunal Vivo, mas o que poderia ter feito essa estátua acabar no Vazio? Este é certamente um aceno curioso para a existência de poderes superiores no Universo Cinematográfico Marvel, e se o Multiverso explodir em loucura, pode ser a hora do Tribunal Vivo intervir. Poderíamos até ver o ser cósmico aparecer aqui para fazer quem quer que seja formado a TVA paga pelos crimes, quem sabe? E vale o detalhe que a primeira vez que essa força cósmica apareceu foi numa história do Doutor Estranho.

Sempre houve rumores online por vários meses de que Throg podia aparecer em Loki, e ele realmente teve uma participação especial no penúltimo episódio de hoje. Enquanto o Deus da Travessura entra no bunker de Kid Loki, vemos que Sapo do Trovão foi preso dentro de uma cápsula e está tentando desesperadamente recuperar seu Mjolnir. Em Thor: Ragnarok, Thor mencionou que seu irmão uma vez o transformou em um sapo, e parece que esta pode ser a Variante do Deus do Trovão que ficou presa assim. O número na cápsula "T365" é provavelmente uma referência à edição de Thor em que o Throg apareceu pela primeira vez em 1986.



Falando em bunker, tem vários easter eggs de cultura Pop no esconderijo do Kid Loki. De jogos antigos de fliperama que viraram lendas urbanas até a suquinho que era moda na época do lançamento dos caça-fantasmas nos cinemas, mas como o destaque desta vez são coisas relacionadas a Marvel, vamos chamar atenção para mais um produto da coorporação Roxxon, a caixinha de vinho Roxxi-Wine.


Ligando ainda mais o Vazio e tudo o que está além dele com o Reino Quântico está o aparecimento inesperado do capacete do Jaqueta Amarela. De forma gigante. Esse vilão foi derrotado em Homem-Formiga de 2015, mas uma versão massiva de seu capacete pode ser vista aqui, nos deixando imaginando o que o Marvel Studios pode estar provocando os fãs com sua possível volta. Aqui, pode ser que houvesse uma versão de Darren Cross que dominou a transformação de um gigante antes de Scott Lang, levando-o a ser podado. No entanto, com os rumores de que veremos o personagem aparecer em Homem-Formiga e Vespa: Quantumania, e se isso for um sinal de que ele ainda está vivo? De todos os personagens que poderiam ter sido provocados aqui, esta é uma decisão intrigante da parte da Marvel. 
No que diz respeito aos Easter Eggs, este deve ser um dos mais divertidos da Marvel Studios. Aparecendo pela primeira vez nas páginas de Spidey Super Stories # 39 em 1979, o Thanoscoptero era um helicóptero amarelo pilotado pelo Titã Maluco durante uma batalha com a Felina para obter o Cubo Cósmico. Foi referenciado em Vingadores: Ultimato. através da lâmina que o Titã Louco empunha, mas há uma realidade em algum lugar que viu esse Thanos ser podado enquanto voava em seu helicóptero personalizado. É possível que haja outra versão de Thanos aí em algum lugar no Vazio?
Variantes e realidades ramificadas são jogadas no Vazio antes que Alioth as consuma, e a Torre dos Vingadores destruída tem um novo logotipo inesperado ao seu lado. "Qeng" pode não ser um nome imediatamente familiar para você, mas nos quadrinhos, a empresa adquiriu a Stark Tower de Tony Stark sob o olhar atento do seu CEO Sr. Gryphon. Mais tarde, ele seria revelado como um dos muitos alteregos de Kang, o Conquistador, e este é outro vínculo direto com Nathaniel Richards. Outra é uma Esfinge que pode ser vista enquanto Mobius leva Sylvie; é difícil não olhar para isso e se perguntar se não é referência ao tempo que Kang passou no Egito como Rama-Tut.



E se você está se perguntando pelo navio de guerra que apareceu, eis que  o motivo do USS Eldridge ter sido incluído no episódio, foi por causa da lenda urbana em torno dele e do experimento Filadélfia alegando que o navio foi transportado para uma dimensão alternativa onde a tripulação foi atacada por alienígenas. Não é a toa que vemos também um disco voador em formato clássico por ali perto na cena.




Uma coisa que os fãs de quadrinhos certamente já sabem é que o personagem Mobius foi uma homenagem feita ainda em vida ao editor e roteirista mais fiel da Marvel Studios de todos os tempos, Mark Gruenwald. Quando o personagem aparece no Vazio para salvar a Sylvie, a placa do veículo não foi escolhida a toa. 



A nave de Ronan, o Dark Aster, pode ser visto em um ponto no episódio de "Jornada ao Mistério" após o reencontro dos Lokis com Sylvie  Apesar dos destroços, é indiscutível que se trata da gigantesca nave do primeiro Guardiões da Galáxia.
 
Há ainda um aeroportaviões abatido, que apesar da pouca qualidade da cena parece ter uma logo da HIDRA segundo alguns fãs. Outras curiosidades e easter eggs ainda certamente devem ser vistas aqui no episódio. Vamos ficar de olho.

Coveiro

comments powered by Disqus