quarta-feira, 1 de junho de 2022

Joe Quesada deixa a Marvel Entertainment depois de 22 anos

 

Joe Quesada, o artista de quadrinhos que revolucionou o editorial da Marvel nos começo dos anos 2000 pouco tempo depois que entrou para a Marvel em 1998 e, eventualmente,se tornou diretor de criação da empresa anos depois, se separará da editora de quadrinhos. Quesada anunciou nas redes sociais que hoje é seu último dia na Marvel e que, depois de mais de 20 anos, está ansioso para enfrentar novos desafios. Quesada, que trabalhou no aclamado livro indie Ash com o colaborador Jimmy Palmiotti nos anos 90, veio para a Marvel em 1998 como o artista de Demolidor. Depois, Quesada e Palmiotti dirigiam a linha voltada para leitores maduros "Marvel Knights" para a editora e, em 2000, Quesada havia sido nomeado editor-chefe da empresa.

Quesada foi nomeado chefe criativo dos escritórios da Marvel Entertainment em 2010, logo após o nascimento do Universo Cinematográfico Marvel que criou uma onda de novos projetos pelos quais ele e seus editores eram responsáveis. Ele deixou seu cargo de editor-chefe dos quadrinhos em janeiro de 2011, sendo substituído por Axel Alonso. Sua posição foi renomeada como vice-presidente executivo e diretor criativo em 2019. Em seu Twitter, Quesada contou um pouco da sua história e para onde pretende ir.


"Olá, Aqueles que acreditam de verdade!

Tem um segundo? Tenho algo que gostaria de compartilhar com você.

Quando entrei no mundo dos quadrinhos, meu objetivo era criar meus próprios personagens, histórias e universos. Então, um dia a Marvel me fez uma oferta que mudou a trajetória da minha vida. Mas ultimamente tenho me pego pensando cada vez mais na minha estrofe favorita de T.S. Eliot's Little Gidding, "Não cessaremos de explorar / E o fim de toda nossa exploração / Será chegar onde começamos / E conhecer o lugar pela primeira vez."

É por isso que é emocionante e agridoce que, depois de discussões com minha família e minha família na Marvel, depois de mais de duas décadas (foi realmente tanto tempo?), chegou a hora de seguir em frente. Como você pode imaginar, meu amor pela empresa, seus personagens e todos os meus colegas de trabalho é profundo, mas tenho um novo capítulo empolgante prestes a começar, então parece que é a hora certa.

Agora, isso não significa que você está se livrando de mim tão facilmente. Eu nunca estarei muito longe, torcendo pela minha família Marvel e contribuindo de tempos em tempos, incluindo algo que me deixa empolgado para o final deste ano. Eu também tenho vários projetos insanamente legais que você vai ouvir falar nos próximos meses, incluindo um curta-metragem independente que estou escrevendo e dirigindo. Fique ligado!

Tem sido um passeio infernal, e estou orgulhoso de ter feito parte da história de rags to riches da Marvel e satisfeito por ter cumprido o trabalho que fui contratado para fazer vinte e dois anos atrás (sério, para onde foi o tempo? ). Mas nada disso acontece sem uma pessoa muito importante.

VOCÊS!

Eu e minha família queremos agradecer do fundo do coração. Sem o seu amor e apoio, não teríamos conseguido embarcar nessa louca aventura, e espero que você se junte a nós na próxima.

Prometo que vai ser INCRÍVEL!

Nos vemos nos livros divertidos!


Em agosto de 2000, a Marvel atirou em mim, me confiou as chaves do Universo e tem sido minha maior apoiadora desde então. Durante esse tempo, tive a grande sorte de estar nos ombros de gigantes, nenhum mais amplo do que os de meus antecessores e mentores, a melhor equipe editorial do ramo, minha família de coworking e os criadores mais talentosos do mundo que colocaram sua confiança em mim, especialmente nos primeiros dias, quando parecia que eu estava vendendo ingressos para o Titanic. Obrigado a TODOS por compartilhar seus talentos e colocar seu coração e alma em cada projeto. Foi uma honra trabalhar com você, e espero que possamos fazer tudo de novo.

Durante seu tempo na Marvel, Quesada supervisionou uma série de grandes inovações e revisões da linha. Ele foi o grande responsável por "One More Day", a controversa história do Homem-Aranha que removeu o casamento de Peter Parker/Mary Jane Watson da continuidade e permitiu uma reinicialização suave dos quadrinhos do Homem-Aranha. Ele também lançou o Marvel MAX, um selo de leitores maduros com Brian Michael Bendis, e olhou para suas raízes indie para se arriscar em criadores como Bendis, Michael Avon Oeming e outros que trouxeram uma energia para a Marvel que era tudo menos o estilo da casa naquele momento. Quesada também supervisionou a mudança da Marvel para lançamentos digitais diários de seus quadrinhos – algo que se tornou impossível resistir cerca de uma década atrás.

Logo após a revelação de que o vice-presidente executivo e diretor criativo da Marvel, Joe Quesada, estava saindo após quase 25 anos da Marvel, grandes nomes já apareceram para se despedir de Quesada, honrando seu legado na empresa: 

“Simplificando, Joe é um dos criativos mais influentes nos quadrinhos”, disse Daniel Buckley, presidente da Marvel Entertainment. "Tudo o que ele fez, desde desenhar, escrever, projetar, editar e fazer brainstorming, foi - e sempre será - no mais alto nível. Nos últimos 30 anos, considerei-me sortudo por ser seu amigo e colaborador. E enquanto Joe sempre fará parte da família Marvel, todos devemos estar ansiosos pelo que ele trará ao mundo a seguir."

“Como artista e contador de histórias, Joe é incomparável no que ele realizou na indústria de quadrinhos”, disse C.B. Cebulski, editor-chefe da Marvel. “Desde o dia em que comecei na Marvel anos atrás (tornei-me editor em grande parte devido ao seu incentivo), ele incorporou o coração da Marvel e o trabalho que fazemos, e ele ensinou a mim e a tantos outros como fazer o mesmo. Seguir seus passos não são uma tarefa fácil, pois ele estabeleceu um nível criativo tão alto. Mas ele sempre foi além para me emprestar seu ouvido como mentor e oferecer seus sábios conselhos quando necessário. Ele é alguém que posso chamar de família, e eu sei disso. muitos em nossa equipe editorial sentem o mesmo. Enquanto Joe está se movendo para começar seu próximo grande capítulo, estou emocionado por continuarmos trabalhando juntos em alguns projetos, e ele nunca estará longe de nossas histórias aqui."

“Há poucos que conhecem a Marvel Comics como Joe, e suas inúmeras contribuições ajudaram a criar personagens e histórias que nunca pararão de crescer e evoluir”, disse Kevin Feige, presidente da Marvel Studios e diretor de criação da Marvel. “Sou grato por sua liderança criativa e colaboração ao longo dos anos e desejo a ele nada além do melhor para o que vem a seguir”.

O tweet de Quesada sugere vários projetos futuros de filmes e quadrinhos, incluindo o que parece ser um novo livro da Marvel. Mas embora seu nome possa não ter desaparecido totalmente da Marvel, este é certamente o fim de uma era muito importante para a empresa.

Coveiro

comments powered by Disqus